De Janaína Torres a Claude Troisgros e Thiago Castanho, chefs renomados deram aula no Rio Gastronomia 2024
Cozinheiros e sommeliers de restaurantes premiados de todo o país agitaram a 14ª edição do evento no Jockey, que teve ainda Kátia Barbosa, Jimmy Ogro, Heaven Delhaye e mais; veja os destaques
RESUMO
Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você
GERADO EM: 03/09/2024 - 03:31
Rio Gastronomia 2024: Sucesso culinário no Jockey Club Brasileiro
O Rio Gastronomia 2024 foi um sucesso com chefs renomados como Janaína Torres, Claude Troisgros e Thiago Castanho. O evento, que ocorreu no Jockey Club Brasileiro, contou com aulas, degustações de vinhos e premiações gastronômicas, atraindo mais de 125 mil pessoas em 12 dias. A diversidade de pratos e talentos culinários marcou a 14ª edição, consolidando o evento no calendário oficial do Rio de Janeiro.
Foram três semanas concorridas e saborosas Jockey Clube Brasileiro, na Gávea. No domingo (1º), o Rio Gastronomia encerrou sua 14º edição, a maior de todos os tempos, com recorde de público, se consolidando como um dos cinco maiores eventos anuais no calendário oficial do município. Ao longo de 12 dias, o maior evento do gênero no país recebeu mais de 125 mil pessoas e vendeu mais de 570 mil itens.
- Os melhores da mesa carioca: os vencedores do Prêmio Rio Show de Gastronomia 2024
- Maior edição: Rio Gastronomia bate recorde de público em seu 14º ano e se consolida no calendário oficial do município
Além das receitas famosas ou inéditas de mais de 35 dos melhores restaurantes e bares da cidade, parte dos pratos principais do festival foram servidos nos auditórios Senac e Santander: as aulas com grandes nomes da cozinha de todo o país. Abrindo a programação, no primeiro dia, a chef Morena Leite e o músico Moreno Veloso fizeram uma dobradinha de sons e sabores, e lançaram livro juntos.
Entre os destaques, estavam também chefs como Claude Troisgros, que recriou um clássico francês ao lado da chef Jessica Trindade; seu filho Thomas Troisgros, que lançou um livro de receitas do T.T. Burguer; Nello Garaventa, do italiano Grado; André Kawai, do San, Melhor Japonês pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia 2024; Elia Schramm, do Babbo Osteria, que ensinou a preparar uma receita em família, ao lado dos filhos; Jimmy Ogro, sucesso no evento com seu pirulito de adulto (uma barriga de porco enrolada e frita), e Heaven Delhaye, à frente de um dos estandes mais disputados do evento. e João Diamante.
Destaques das aulas do Rio Gastronomia 2024
Outros consagrados no Prêmio Rio Show de Gastronomia 2024, a Chef Revelação Vanessa Rocha (Maria e o Boi) falou sobre a cozinha quilombola e o Chef do Ano, João Paulo Frankenfeld, ensinou uma receita clássica francesa. Rafa Costa e Silva, do Lasai, Melhor Contemporâneo nesta edição e duas estrelas Michelin, com estande no evento, esteve presente em duas aulas.
Também brilharam chefs renomados de fora do Rio, como a paulistana Janaína Torres, eleita a melhor chef mulher do mundo pelo ranking 50 Best, à frente de estabelecimentos como o bar Dona Onça e A Casa do Porco, que ensinou uma receita de milho cozido sem desperdícios; Tássia Magalhães, do premiado Nelita (SP), Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, dupla de chefs do baiano Origem, Felipe Schaedler, do Banzeiro, em Manaus e SP, trouxe seus conhecimentos sobre comida amazonense Thiago Castanho, do Remanso do Peixe, no Pará, e Gustavo Rodrigues, do paulistano Sororoca Bar, em uma aula sobre pescados da costa brasileira, de São Paulo até a Amazônia.
Em um dia voltado só para as mulheres, na terceira e última semana, em parceria com a Revista ELA, estiveram chefs como Kátia Barbosa e sua filha Bianca Barbosa, Paula Prandini (Empório Jardim), Tati Lund (.Org) e Nathalie Passos (Naturalie). Outro ponto alto foi a aula de um time de chefs franceses (Roland Villard, Didier Labbé, Frédéric Monnier, Damien Montecer e Frédéric de Maeyer), que preparou um menu completo no Rio Gastronomia.
Os temas passaram também por vinhos, com aula de harmonização de vinhos livres, com a sommelière Michelin Maíra Freire, degustação de rótulos de Lisboa, com a sommelière Elaine Oliveira, e da vinícola Miolo, com Adriano Miolo, que fechou a agenda de aulas no último dia.
Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2024 tem apresentação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Sesc RJ e Senac RJ; tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião e Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã; Patrocínio Master do Santander, Naturgy, Claro e Light, Patrocínio de Stella Pure Gold, Maturatta, Refit 70 anos, BYD, Rio Jogos, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Rede D’Or, Garrafaria, Chandon, Água Pouso Alto, Andorinha, Colégio pH, Prezunic, Coca-Cola, Matte Leão, Tron, Président e Planos de Saúde SulAmérica; participação de Getnet, Arpo Gin, Granado, Musquée, Granfino, Frescatto, Três Corações, Quero Chuva, Aperol e Combrasil; Produção RKF; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; parceria do SindRio; Radio Oficial CBN e Rádio Globo.
Os melhores restaurantes do Rio de Janeiro em 2024:
- Os melhores restaurantes asiáticos de 2024
- Os melhores restaurantes brasileiros de 2024
- Os melhores restaurantes de carne de 2024
- Os melhores restaurantes de cozinha contemporânea de 2024
- Os melhores restaurantes franceses de 2024
- Os melhores restaurantes italianos de 2024
- Os melhores restaurantes japoneses de 2024
- Os melhores restaurantes de peixes e frutos do mar de 2024
- As melhores pizzarias de 2024
- Os melhores restaurantes portugueses de 2024
- Os melhores restaurantes vegetarianos de 2024
- Os melhores restaurantes variados de 2024
- Os melhores bares de 2024
- Os melhores botecos de 2024
- Os melhores restaurantes cafés da manhã de 2024
- As melhores casas de doce de 2024