Os auditórios Senac e Santander ganharam sabores autenticamente brasileiros nesta quinta-feira (22). O dia de aulas do Rio Gastronomia abriu com a Chef Revelação do Prêmio Rio Show, Vanessa Rocha, do restaurante Maria e o Boi, que ensinou o preparo do arroz de hauçá, receita da cozinha quilombola que une tradições gastronômicas nigerianas e ingredientes brasileiros. O prato é temperado com leite de coco e dendê e finalizado com costela e camarão.
- O que comer no evento: hits, pratos por R$ 30, menus para crianças, doces
- Jogo da memória, pescaria digital e mais: estandes do Rio Gastronomia garantem a diversão do público
— A base da cozinha brasileira é a diáspora africana e os povos originários. A comida quilombola é muito mais que feijoada. Existe cultura, ancestralidade — diz a chef, que destaca ainda que se trata de uma comida balanceada e saudável. — Os africanos eram muito bons na agricultura. Na África, era muito comum o fluxo migratório em função das plantações, e eles trouxeram esses conhecimentos para cá. A cozinha quilombola não tem a ver com a etnia, mas com as localizações geográficas. Eles tiravam o que a terra dava de melhor, seja no cerrado ou no Sul do país.
O dia teve ainda um encontro entre os chefs Thiago Castanho, do Remanso do Peixe, no Pará, e Gustavo Rodrigues, do paulistano Sororoca Bar, em uma aula sobre pescados da costa brasileira, de São Paulo até a Amazônia.
Rio Gastronomia 2024: veja destaques da edição atual
A turma lotada aplaudiu assim que a dupla subiu ao tablado. Na plateia, chefs como Adriana Veloso, do Pescados na Brasa (que tietou o ídolo Thiago Castanho antes da aula), Danilo Parah, do Rudä, e João Holanda, do bar Baixela.
Durante o bate-papo, os dois ensinaram receitas que tinham como base peixes como filhote, olhete, olho-de-boi e xerelete.
— Antes, o peixe estava muito associado ao Norte e Nordeste. Nós sentíamos a falta de uma valorização dos pecados no eixo Rio-São Paulo — afirmou Castanho.
- Quer conhecer como é o Rio Gastronomia por dentro? Vídeo te leva para um passeio pelo festival
- Rio Gastronomia com crianças: evento tem espaço kids, atividades e programação para os pequenos
Gustavo lembrou que, assim como as verduras, os peixes também seguem uma sazonalidade.
— Os peixes que vivem livres vêm sempre diferentes um do outro. A cada temporada, eles variam em tamanho, sabor, teor de gordura e outras características, diferentemente dos peixes de cativeiro, que vivem em condições padronizadas e têm sempre o mesmo gosto. Por isso, a gente só decide o que vai ser servido depois de ter o peixe na mão — explicou o chef do Sororoca Bar.
Abrindo a programação de aulas da segunda semana de Rio Gastronomia, a chef Juliana Gueiros levou ao público suas receitas de sopas em "Dando um Caldo". Entre os nomes que marcam presença nos bate-papos desta semana, estão ainda João Paulo Frankenfeld, do Casa 201, eleito pelo júri do Prêmio Rio Show de Gastronomia como Chef do Ano; a sommelière Maíra Freire e o chef Rafa Costa e Silva, ambos do estrelado Lasai; e Thomas Troisgros.
Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2024 tem apresentação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Sesc RJ e Senac RJ; tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião e Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã; Patrocínio Master do Santander, Naturgy, Claro e Light, Patrocínio de Stella Pure Gold, Maturatta, Refit 70 anos, BYD, Rio Jogos, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Rede D’Or, Garrafaria, Chandon, Água Pouso Alto, Andorinha, Colégio pH, Prezunic, Coca-Cola, Matte Leão, Tron, Président e Planos de Saúde SulAmérica; participação de Getnet, Arpo Gin, Granado, Musquée, Granfino, Frescatto, Três Corações, Quero Chuva, Aperol e Combrasil; Produção RKF; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; parceria do SindRio; Radio Oficial CBN e Rádio Globo.
Melhores restaurantes do Rio:
- Os melhores restaurantes asiáticos
- Os melhores restaurantes brasileiros
- Os melhores restaurantes de carne
- Os melhores restaurantes de cozinha contemporânea
- Os melhores restaurantes franceses
- Os melhores restaurantes italianos
- Os melhores restaurantes japoneses
- Os melhores restaurantes de peixes e frutos do mar
- As melhores pizzarias
- Os melhores restaurantes portugueses
- Os melhores restaurantes vegetarianos
- Outras cozinhas: restaurantes variados
- Os melhores pés-limpos
- Os melhores pés-sujos
- As melhores confeitarias
- Os melhores cafés da manhã
Acesse o guia Rio Show e faça buscas por restaurante, tipo de cozinha e bairro