O Rio Gastronomia também é aprendizado. Por dois auditórios, passam receitas vindas diretamente da cozinha de grandes restaurantes. Neste sábado (17), entre peixes, massa e mineirices, dez aulas agitaram a programação. Entre elas a do chef Nello Garaventa, à frente do Grado (vice-campeão na categoria Melhor Italiano do Prêmio Rio Show de Gastronomia 2024) e do Padella (vencedor da mesma categoria no ano passado), que ensinou a preparar um dos carros-chefes da primeira casa: o agnolotti de javali cacio e pepe.
— Eu gosto do formato (uma espécie de bolsinha), mas quis fugir do tradicional e lembrei do molho cacio e pepe, ou queijo e pimenta, e deu certo. Esse é um prato que faço desde o começo no Grado e nunca consegui tirar do cardápio, tem cliente meu que vai só para comer ele — comentou Nello.
As redes sociais marcaram presença no encontro da confeiteira Carola Troisgros com o influenciador Caio Muniz e a jornalista Renata Monti, que conversaram sobre o universo dos influenciadores digitais na gastronomia. Aintes, teve aula de “Criatividade em bolos”, com Mari Stampa; e "Mineirices" com a chef Bruna Martins, que comanda os restaurantes Birosca e Florestal, em Belo Horizonte. João Marcelo comandou a “Delícias artesanais na sua cozinha”.
Os peixes brilharam com cinco aulas. Para começar, “Catalunha, mar e montanha”, com Márcio Dantas e Rita David (do Boutique do Mar). Em seguida, Martin Vidal e André Kawai, do San Omakase, que acaba de ser premiado como Melhor Japonês da cidade, apresentaram “Cozinha japonesa: cultura e mercado”. A dupla discorreu sobre métodos de fazer niguiris (os sushis), falou da importância da matéria-prima para o resultado final e respondeu a algumas dúvidas sobre a quantidade de shoyu.
—A gente faz um niguiri e vocês colocam muito shoyu. Acaba com três horas de trabalho do sushiman, o tempo que demora para fazer o shari (o arroz do sushi). A gente tem que colocar só uma gotinha no começo do peixe — brinca o chef .
O chef Nao Hara, do Masi, também levou a culinária japonesa na aula “O encontro da cozinha japonesa com ingredientes brasileiros”, em que mostrou um pouco da fusão que pratica no restaurante.
Fechando a programação do dia, o chef Gerônimo Athuel (Ocyá) comandou a aula “Charcutaria do mar” e Alexandre Henriques e Dona Henriqueta (Gruta de Santo Antônio) ensinaram o “Bacalhau suflê”.