terceira e última semana do Rio Gastronomia começou sob comando feminino. Em parceria com a Revista ELA, os auditórios Santander e Senac receberam, nesta quinta-feira (29), duplas de sucesso, como as chef Kátia Barbosa e sua filha, Bianca Barbosa, que deram uma aula sobre comida natural e afetiva, promovida pela Musquée.
- Da entrada à sobremesa: chefs indicam menus completos com o que há de mais gostoso no Rio Gastronomia
- Noites em festa: Maria Rita, Xande de Pilares e Mariana Aydar fazem shows na última semana
Diante de uma turma lotada, o bate-papo, em clima informal e cheio de risadas, foi mediado pela editora chefe da Revista ELA, Marina Caruso.
— A gente se conecta pela busca incessante pela nossa potência. Quando penso na minha melhor versão, penso na relação com a minha mãe. Então, pensei que o dia precisava ter uma conversa entre mãe e filha — disse a jornalista. — Hoje, 96% das cozinhas domésticas são chefiadas por mulheres, mas nos restaurantes e empresas, esse numero cai para 7%. Vocês são a chance de mudar isso.
Criadora do icônico bolinho de feijoada (considerado patrimônio do Rio de Janeiro), Kátia Barbosa dividiu com o público um pouco de sua trajetória, desde o início da carreira no Aconchego Carioca, até o autoral Sofia, aberto no ano passado.
— Eu comecei tarde na cozinha, aos 40 anos. Sempre gostei muito de cozinhar, mas foi a necessidade que me levou à cozinha — contou Kátia. — Eu não tinha dinheiro para cursar gastronomia, mas eu fiz minha filha estudar. E ela trouxe muita coisa legal, trouxe técnicas da cozinha profissional, trouxe o conceito do slow food, e fez a gente crescer ainda mais.
À frente do Kalango, Bianca Barbosa falou sobre a sintonia com a mãe.
— A gente se estressa com coisas do dia a dia, mas na hora de cozinhar a gente fala a mesma língua.. Eu consegui entender a dinâmica do afeto na cozinha. Tem a ver com o que a gente aprende em casa — afirmou. — Eu vejo o jeito da minha mãe lidar com a equipe e é mais afetivo do que qualquer homem chef. Comida e sucesso tem a ver com romper a lógica de vender comida, a gente vende cultura brasileira, afeto, potência feminina.
Na aula, a dupla preparou uma receita que traz texturas de beterraba, molho de rosa mosqueta, iogurte natural e couve-flor.
— Eu gosto de introduzir alimentos que ninguém gosta, e sempre gostei de legumes e verduras. Então, escolhi a beterrada: é bonita, natural, saudável e remete ao feminino — explicou Kátia.
Brunch em três tempos
Quando o assunto é brunch, Paula Prandini, do badalado Empório Jardim, tira de letra. E, desta vez, ganhou o reforço de outra especialista: a confeiteira Bella Haber, que veio de Amsterdã, onde mora, para a aula em dupla no Rio Gastronomia.
— Conheci a Bella através da Luciana Fróes, pelo Instagram, e me apaixonei pelo trabalho dela. Ela tem uma energia leve, colorida — conta Paula Prandini. — Para a aula, escolhemos três receitas deliciosas que incrementam bem um café da manhã de uma forma diferente.
Com o tema "versões rápidas, descomplicadas e saudáveis", o cardápio foi um banquete: ovo marroquino; toast de pastinha de ervilha com queijo feta e queijo rosa; e parfait de chia com geleia de morango e banana caramelizada.
O dia de aulas oferecidas pela Revista ELA teve ainda encontros entre Zazá Piereck e Preta Moises (sócias no Zazá Bistrô) e Tati Lund (.Org) e Nathalie Passos (Naturalie Bistrô).
Realizado pelo jornal O GLOBO, o Rio Gastronomia 2024 tem apresentação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Sesc RJ e Senac RJ; tem o Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião e Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã; Patrocínio Master do Santander, Naturgy, Claro e Light, Patrocínio de Stella Pure Gold, Maturatta, Refit 70 anos, BYD, Rio Jogos, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Rede D’Or, Garrafaria, Chandon, Água Pouso Alto, Andorinha, Colégio pH, Prezunic, Coca-Cola, Matte Leão, Tron, Président e Planos de Saúde SulAmérica; participação de Getnet, Arpo Gin, Granado, Musquée, Granfino, Frescatto, Três Corações, Quero Chuva, Aperol e Combrasil; Produção RKF; Shopping Oficial Rio Sul; Hotel Oficial Fairmont Rio; parceria do SindRio; Radio Oficial CBN e Rádio Globo.