Política Municipal de Educação Ambiental
A Educação Ambiental pode ser considerada um dos mais importantes processos de formação de uma sociedade que se preocupa com a proteção dos recursos naturais e da qualidade de vida. É uma das mais importantes exigências educacionais contemporâneas, que não deve ser utilizada apenas como a transmissão de conhecimento sobre meio ambiente, mas buscando ampliar a participação política do cidadão. Assim sendo, ela tem como intuito a consolidação da democracia, a solução dos problemas ambientais partindo da ética e do diálogo entre gerações e diferentes culturas.
A Política Estadual de Educação Ambiental, implementada pela Lei nº 12.780, de 2007, define que:
“Entende-se por Educação Ambiental os processos permanentes de aprendizagem e formação individual e coletiva para reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, visando à melhoria da qualidade da vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que a integra.”
Em 19 de Junho foi sancionada a LEI nº 7.582/220, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, trabalham para a elaboração de um Programa Municipal de Educação Ambiental - PROMEA, que seja norteador e inspirador para todas as instituições que trabalham e desenvolvem a educação ambiental, formal e não formal:
- Educação Formal: Envolve estudantes em geral, desde a educação infantil até a fundamental, média e universitária, além de professores e demais profissionais envolvidos em cursos de treinamento em Educação Ambiental.
- Educação Não-Formal: Envolve todos os segmentos da população, como por exemplo: grupos de mulheres, de jovens, trabalhadores, políticos, empresários, associações de moradores, profissionais liberais, dentre outros.
Legislação
- Lei Municipal nº 7.582, de 15 de junho de 2020 - Política Municipal de Educação Ambiental
- Lei Estadual nº 12.780, de 30 de novembro de 2007 - Institui a Política Estadual de Educação Ambiental de São Paulo.
- Lei Federal nº 9.750, de 17 de abril de 1999 - Política Nacional de Educação Ambiental
IPTU 2025 em Mogi das Cruzes não sofrerá aumento real; atualização será pelo menor índice de inflação
Secretaria Municipal de Cultura abre inscrições de projetos para gravação no EMAM
Mogi das Cruzes abre consulta pública para construção do 2º Plano de Ação em Governo Aberto
Mogi das Cruzes encerra 2024 com 100% das escolas municipais conectadas à internet
Cata-Tranqueira e Cidade Bonita atenderão região oeste de Mogi das Cruzes neste sábado, dia 21