TIMES

Por Emerson Rocha — Santa Maria da Boa Vista


Integrantes da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), da igreja católica, em Santa Maria da Boa Vista, Sertão de Pernambuco, levaram a sintonia gerada pela fé em Deus para as quadras de futsal da cidade. Foi assim que, em meados de 2009, surgiu o “Baba da Juventude”.

O Baba da Juventude foi criado em 2009 — Foto: Roberto Gomes / Arquivo pessoal

Com cerca de 20 integrantes, o Baba da Juventude acontece aos sábados, das 15 às 17h. O grupo costuma se reunir na quadra da orla da cidade, mas, atualmente, teve que mudar de local.

– A quadra da orla está passando por reformas, por isso, estamos jogando na quadra da Escola Municipal Prefeito Barrinho – conta Roberto Gomes, integrante do baba e responsável por enviar a história para o GloboEsporte.com.

Embora tenha nascido através de jovens de uma pastoral da igreja católica, o Baba da Juventude conta com jogadores de outras religiões.

– Todos somos da igreja e alguns frequentam Igrejas evangélicas aqui da cidade – afirma Roberto.

A rivalidade entre as religiões não existe no Baba da Juventude. Todo ano, eles participam do Torneio das Igrejas de Santa Maria da Boa Vista. A competição é organizada pela Igreja Adventista da Promessa.

– Em oito edições, nós ganhamos duas vezes – Diz Roberto, cheio de orgulho.

A média de idade dos jogadores, 25 anos, faz jus ao nome do baba. A relação entre eles, como garante Roberto, só melhorou de 2009 para cá.

- Nosso objetivo, além de ter o entretimento, buscando a saúde física e mental dos jogadores, é manter a integração entre nós. E isso vem dando certo - comemora.

Conte a história do seu baba

Quer que a história do seu baba também vire matéria aqui no GloboEsporte.com? Entre em contato com a nossa equipe através do email: [email protected] ou do nosso WhatsApp (87)98135-5037 e conte onde você e seus amigos jogam, quando essa história começou e como começou.

Veja também

Mais do ge