TIMES

Por Emerson Rocha — Petrolina


A foto em preto e branco, tirada no início da década de 1980, apresenta os jogadores que defenderam o Petrolina Futebol Clube. De pé, aparecem: João Major (presidente do clube), Cisão, Santão, Zelito, Juscelino, Toinho Irradiado e Beba. Agachados, estão: Fidelson, Carlos Ivan, Vasconcelos, Toinho do Bier e Ivanildo do Cobrapa. O GloboEsporte vai mostrar como um baba entre amigos da Rua 1º de Maio, no Bairro Atrás da Banca, deu origem a uma das equipes que brilharam no tradicional Campeonato de Futebol amador da cidade.

Time do Petrolina Futebol Clube no início dos anos 80. — Foto: Galdino Machado Lima / Arquivo pessoal

O lateral-esquerdo daquele time era, o hoje sessentão, Galdino Machado Lima, o Beba, como era conhecido no meio do futebol. Antes do surgimento do Petrolina, ele e outros vizinhos se reuniam para jogar no bairro. Através da iniciativa de João Major, a brincadeira de rua ficou mais séria.

– João Major formou o time aproveitando do futebol de bairro e nos colocou na Liga. Esse foi o primeiro Petrolina – recorda com orgulho, Beba.

Mesmo sendo oriundo do futebol de bairro, o Petrolina contou em seu elenco com jogadores que já haviam defendido equipes amadoras da cidade. Beba era um deles.

– Eu era do bairro Atrás da Banca, mas já tinha jogado pela Liga no Santa Cruz. A maioria dos jogadores que entraram no time jogava na liga. Era um timaço – garante o ex-lateral.

Disputando o Campeonato Amador, o antigo time do bairro Atrás da Banca fez duelos contra as principais equipes da cidade. As partidas eram realizadas no estádio Paulo de Souza Coelho, antes conhecido como Associação Rural.

– Jogamos junto com Caiano, Palmeiras, Náutico, Santa Cruz. Não chegamos a ser campeões, mas conquistamos muitas vitórias.

Passados mais de 30 anos do nascimento do primeiro Petrolina, o futebol amador na cidade perdeu o brilho que ajudava a arrastar milhares de torcedores ao estádio e movia a rivalidade entre as equipes. Alguns dos jogadores da foto acima ainda se encontram para relembrar os tempos de glória. Para eles, a única mudança está na forma física.

– Ainda dá para bater uma bolinha, mas engordamos demais. Eu mesmo, hoje estou com 90 kg. Antes pesava 60 – brica o ex-lateral Beba.

Conte a história do seu baba

Quer que a história do seu baba também vire matéria aqui no GloboEsporte.com? Entre em contato com a nossa equipe através do email: [email protected] ou do nosso WhatsApp (87)98135-5037 e conte onde você e seus amigos jogam, quando essa história começou e como começou.

Veja também

Mais do ge