O Ministro de Estado na Defesa junto à Câmara dos Lordes do Reino Unido, Lorde Vernon Rodney Coaker, visitou o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), nessa sexta-feira (6), na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras. O principal objetivo da visita foi reforçar a parceria entre Brasil e Reino Unido, que, em 2025, completarão 200 anos de relações diplomáticas.

A comitiva do Reino Unido foi recebida pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, acompanhado de Almirantes do setor. Na ocasião, o Lorde Coaker falou sobre a revisão da estratégia de defesa do Reino Unido (Strategic Defence Review-2024), que veio acompanhada de um significativo aumento no investimento, com foco nas ameaças e na melhor preparação para o futuro. Nesse cenário, destacou a contínua relevância dos Royal Marines. 

Durante a reunião de trabalho, foram debatidos diversos temas, com ênfase nas possibilidades de estreitamento de relações e intercâmbio entre o CFN e os Royal Marines, incluindo aspectos doutrinários, treinamento e tecnologias em áreas sensíveis, como sistemas autônomos e inteligência artificial. 

O ministro ressaltou que o CFN é um excelente parceiro para os Royal Marines, com destaque para as capacidades diversificadas, o profissionalismo da tropa, o pronto emprego e os objetivos estratégicos brasileiros, em relação à estabilidade e à segurança globais, além de revelar a admiração das tropas do Reino Unido pela expertise do CFN, especialmente no campo das operações ribeirinhas.

“As ameaças contemporâneas, como a pirataria e o crime internacional, somadas aos avanços em inteligência artificial e sistemas autônomos, tornam ainda mais relevante o trabalho conjunto com parceiros regionais para promover a segurança e a estabilidade globais, sempre em conformidade com as normas e leis internacionais. Assim, os Fuzileiros Navais se apresentam como importante parceiro para os Royal Marines”, disse o Ministro. 

O Almirante Carlos Chagas comentou que o CFN tem grande interesse em aumentar a cooperação com os Royal Marines, ampliando a troca de conhecimentos, a interoperabilidade e desenvolvendo temas que são relevantes para ambas as Forças.
“Recentemente, realizamos o IV Simpósio do CFN e contamos com a presença de Comandantes-Gerais de dez países. Um dos principais objetivos foi compartilhar experiências, de modo a auxiliar na reestruturação do CFN para responder às diversas demandas de um mundo em acelerada transformação”, afirmou o Almirante.

Os visitantes tiveram, ainda, a oportunidade de contemplar brevíssimas apresentações das Bandas Marcial e Sinfônica do CFN. Em homenagem ao Ministro, os músicos da Banda Marcial formaram as letras “UK” e a silhueta de uma coroa, símbolo da cultura inglesa. O repertório da Banda Sinfônica, por sua vez, incluiu clássicos da música erudita e popular, além da participação do coral de alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Impressionado com as apresentações, o Ministro mencionou sua intenção de iniciar um intercâmbio e troca de experiências entre as bandas do CFN e as tradicionais “The Bands of HM Royal Marines”.

. . .

Comentários

Sebastião farias (não verificado) Seg, 09/12/2024 - 10:38

Fui agregado da marinha na escola de aprendiz de marinheiro Florianópolis santa Catarina fiquei 2 anos e meio Amo Essa Farda branca queria está lá

cefora adriana… (não verificado) Ter, 17/12/2024 - 20:41

peço a marinha que me ajude a encotara mari do navio hecate que passou em salvador em 1990 e foi acho que para a inglaterra ele deu entrevista para o jornal atarde e tv bahia e acho que voces tem o jornal no mueseu da marinha espero que a marinha o encontre e diga que cefora espera por ele em barrocas rua da estaçao 444 barrocas interior da bahia meu celular e 075991561907 esper que junto aos terminais de navio 141 e que nao sei me comunicar co este navio se a marinha cosegir me communique espero desde ja agradeço que os captitaes me ajude a encontara espero

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.