Nesta segunda-feira (23), com intuito de fortalecer a parceria da Marinha do Brasil (MB) com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, visitou a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL), atendendo a convite da sua Diretora-Geral, Delegada Valéria de Aragão. O evento contou com a presença do Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região, Fabio Goulart Villela.

Inicialmente, o Almirante Carlos Chagas foi recebido no pátio da ACADEPOL, onde estavam concentrados aproximadamente 900 alunos, que foram aprovados no último concurso para o quadro da PCERJ e que devem ser nomeados e empossados em novembro deste ano. Em uma conversa descontraída com os alunos, ele ressaltou a importância de cada homem e mulher na execução de suas funções. “A valorização da nossa instituição começa com o comportamento de cada um de nós. Todos temos papel fundamental na percepção da imagem da instituição pelo público. A empatia é fundamental para lidar com pessoas, especialmente as que estão em situação de fragilidade”, destacou.

Em seguida, o Almirante realizou, no auditório da ACADEPOL, uma apresentação sobre a missão, as atividades e os valores essenciais do CFN (honra, competência, determinação e profissionalismo) para 185 futuros policiais civis do Rio de Janeiro, das turmas dos Cursos de Formação Profissional (CFP) para os cargos de Investigador Policial e Inspetor de Polícia. Durante a apresentação, ele explicou como esses valores podem ser empregados na vida prática daqueles profissionais, enfatizando a importância de manter essas virtudes como um farol, que deve guiá-los nas situações mais difíceis.

“Considero importante a transmissão dos princípios e valores que regem o Corpo de Fuzileiros Navais, como a honra, a competência, a determinação e o profissionalismo, pois a atual gestão da ACADEPOL se empenha em difundir os mesmos princípios e valores aos futuros policiais”, ressaltou a Delegada Valéria de Aragão, enfatizando que foi um privilégio receber o Comandante-Geral do CFN e fomentar nos alunos esses valores da Marinha do Brasil.

Lições para a vida

Dentre os quase 900 alunos, sete, além de um instrutor, já integraram o Corpo de Fuzileiros Navais, ressaltando a importância do Programa Adsumus Sempre, no qual a máxima “uma vez Fuzileiro Naval, sempre Fuzileiro Naval” é uma constante.

Conforme o investigador da PCERJ Rodrigo Gomes, Fuzileiro Naval (FN) por 21 anos e que agora retorna ao Curso de Formação Profissional para ingressar na carreira de Inspetor de Polícia, os valores aprendidos e exercidos ao longo dos anos como FN sempre nortearão sua vida pessoal e profissional. “É uma grande honra poder trazer para a Polícia Civil tudo o que aprendi ao longo desses anos e integrar essas duas culturas”, frisou.

Saiba mais sobre a ACADEPOL

A Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL) é o órgão da Polícia Civil responsável pelos processos seletivos para a admissão de novos policiais nos quadros da corporação. Depois de aprovados em concursos públicos de provas ou de provas e títulos, os candidatos às carreiras de Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Legista, Piloto Policial, Engenheiro de Telecomunicações, Inspetor de Polícia, Papiloscopista Policial, Oficial de Cartório, Investigador, Técnico e Auxiliar de Necrópsia, devem realizar o Curso de Formação Profissional, que os habilita à nomeação para os cargos policiais.

. . .

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.
  • Endereços de página da web e endereços de e-mail se tornam links automaticamente.