O que é
Coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. Ela afeta principalmente o sistema respiratório e se caracteriza por uma tosse seca e forte. Essa doença é altamente contagiosa, podendo se espalhar facilmente de uma pessoa para outra por meio de gotículas que saem na fala, espirro ou tosse. Em bebês e crianças, pode resultar em um número elevado de complicações e até mesmo no óbito.
Sintomas
Os sintomas da coqueluche costumam aparecer em três fases:
Fase catarral (1 a 2 semanas):
- Nariz escorrendo (Coriza)
- Febre baixa
- Espirros
- Tosse leve e ocasional com aumento gradual que segue a próxima fase
Fase paroxística (2 a 6 semanas):
- Tosse intensa e rápida, que pode durar vários minutos
- Tosse com um som característico de "guincho" ao final
- Vômitos após os episódios de tosse
- Fadiga extrema após os episódios de tosse
Fase de convalescença (semanas a meses):
- Redução gradual da tosse
- Episódios de tosse podem reaparecer com a instalação de outras infecções respiratórias
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais. A cultura (exame padrão ouro) e o PCR coletados por meio de swab da nasofaringe devem ser sempre priorizados. A coleta deve ser realizada em até 72 horas do início da administração dos antibióticos
O tratamento é feito com antibióticos, que são essenciais para eliminar a bactéria e reduzir a transmissão da doença.
Além disso, são recomendados cuidados de suporte que incluem repouso, hidratação adequada e medicamentos para aliviar os sintomas. É indispensável a manter o paciente isolado até o término do antibiótico para evitar a propagação da doença.
Vacinação
A vacina contra coqueluche faz parte do calendário de vacinação infantil do Ministério da Saúde e é oferecida gratuitamente pelo SUS. Na rede, o esquema vacinal é feito com três doses da pentavalente aos 2, 4 e 6 meses de vida, seguidas de reforços com a vacina DTP aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rotina, o SUS disponibiliza ainda, o imunizante para gestantes, puérperas e profissionais da área da saúde com a dTpa.
A Prefeitura de Belo Horizonte, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, reforçou, em caráter excepcional e temporário, a vacinação contra a coqueluche para grupos específicos. O imunizante dTpa (tríplice bacteriana acelular tipo adulto) que combate a difteria, tétano e coqueluche, será aplicado em profissionais da saúde que atuam em atendimentos de ginecologia, obstetrícia, pediatria, além de doulas e trabalhadores de berçários e creches com crianças de até 4 anos.
Veja os endereços e horários dos locais de vacinação:
EMEIs e Maternidades
Para ampliar a cobertura dos imunizantes que compõem o Calendário Básico de Vacinação, equipes de saúde da Prefeitura estão percorrendo as 145 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da capital atualizando a caderneta de estudantes menores de 5 anos. Com a recomendação do Ministério, os trabalhadores desses locais também serão vacinados contra a coqueluche. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando a imunização dos profissionais das sete maternidades SUS-BH.