TIMES

Por Redação ge — Rio de Janeiro


Mesmo que a temporada 2024 da F1 tenha dado continuidade ao domínio de Max Verstappen, agora tetracampeão mundial, o contexto do campeonato mostrou que o holandês já não é tão dominante quanto nos anos anteriores. O próprio piloto reconhece essa mudança, prevendo que chegará em 2025 sem o peso do favoritismo.

Max Verstappen no GP de Abu Dhabi da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

- Não seremos favoritos no próximo ano, mas tudo bem. Tivemos problemas mas temos que trabalhar e mudar as coisas. Nas últimas 12 ou 13 corridas já não éramos os mais rápidos. Temos que mudar muita coisa, mas talvez seja bom não ser o favorito pela primeira vez - disse ele, à "Servus TV", da Holanda.

Max Verstappen fala em exclusiva ao ge sobre Vasco, Ayrton Senna e relação com Brasil

Max Verstappen fala em exclusiva ao ge sobre Vasco, Ayrton Senna e relação com Brasil

A mudança de um ano para o outro foi intensa: em 2023, Max venceu 19 das 21 corridas. Já em 2024, ano com sete vencedores diferentes, levou a melhor em nove das 24 etapas da temporada. Ele, inclusive, enfrentou um jejum recorde de dez corridas fora do topo do pódio, algo que não enfrentava desde a temporada 2020.

O ano de dificuldades da RBR surpreendeu porque a equipe começou 2024 em alta: nas cinco primeiras corridas, venceu quatro delas com Max - com direito a dobradinha em três delas contando com o segundo lugar de Sergio Pérez.

No entanto, a repentina evolução da McLaren prejudicou o time austríaco, que sofreu ainda com o desequilíbrio do próprio carro no decorrer da temporada. Somando com a queda de rendimento de Pérez, demitido na última semana, a RBR caiu do primeiro lugar para o terceiro no campeonato de construtores e viu a rival britânica levar o título.

Max Verstappen, Lando Norris e Charles Leclerc formam o pódio da F1 na temporada 2024 — Foto: Handout/FIA/DPPI via Getty Images

Verstappen, por sua vez, não deixou a liderança do campeonato de pilotos em momento algum desde a primeira etapa da temporada. Ainda assim, temeu a proximidade de Lando Norris, seu principal rival pelo título deste ano - até o GP de São Paulo, etapa na qual o holandês foi de 17º a primeiro e cravou o match point rumo ao campeonato.

O GP de Las Vegas confirmou sua conquista a duas etapas do fim da temporada. Max revelou o alívio que sentiu após a corrida, na qual dependia de uma combinação de resultados para impedir que a decisão pudesse ser adiada para Abu Dhabi. Ele também admitiu que, embora a conquista de 2024 tenha elevado seu valor no esporte dada a dificuldade, não foi lá a sua favorita dentre as quatro:

- Talvez este tenha sido o melhor (título) ou o mais difícil, mas não foi o mais legal; foi o do ano passado. Nas primeiras corridas tudo ainda correu bem, mas, no meio da temporada, tivemos muitos problemas. Não foi fácil, mas estou muito orgulhoso de toda a equipe. Quando cruzei a linha de chegada em Las Vegas, pensei: "poxa, graças a Deus, agora acabou". Foi uma temporada muito longa.

Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo

Fórmula 1 divulga o calendário de 2025 com 24 etapas, e GP de São Paulo

A F1 retorna em 16 de março de 2025 com o GP da Austrália, primeira de 24 etapas previstas. Veja o calendário!

Veja também

Mais do ge