Entre os dias 27 e 29 de setembro, ocorre a edição piloto da feira Dex, iniciativa voltada à apreciação do design de mobiliário autoral, com ênfase em soluções mais conscientes e sustentáveis. O evento será realizado no Polo Cultural Italianorio, no centro da capital fluminense.
Olhar adiante
Idealizada pelo movimento DEXcolados, formado pelos designers cariocas Pedro Galaso, Philipe Fonseca, Thiago Barros e o produtor cultural Gustavo Canella, o evento pretende tratar a respeito do ciclo de vida dos produtos – desde a escolha da matéria-prima até o descarte. Essa abordagem holística, que considera todo o ciclo de vida do produto visa promover práticas com menos impactos ao meio ambiente.
Com o objetivo de promover impacto social por meio da arte e do design, o projeto Dex Social enfatiza a importância de atentar-se às formas de produção. Nessa extensão da feira, todo o material utilizado na expografia — como estruturas, painéis e outros elementos — será transformado em mobiliário e outros itens funcionais. Esses produtos serão doados para comunidades carentes da cidade, reforçando o compromisso da feira com a economia circular.
Participantes
Ao todo, 37 designers de diferentes lugares do Brasil participarão da feira para proporcionar aos visitantes uma visão ampliada das tendências e inovações do design contemporâneo, Entre os nomes cariocas que exibirão peças durante o evento estão: Gustavo Bittencourt, Luciana Duque, Dimitrih Correa, Manu Almeida e Assimply.
Além dos nascidos no estado, a Dex contará com a presença de Am.o Atelier, Estúdio Dentro, Pietro Oliveira, Nina Coimbra, Estúdio Prosa, Casa de Marimbondo, entre outros nomes que levarão criações novas e já conhecidas do público.
Mais em Globo Condé Nast
Feira Dex
Local: Polo Cultural Italiano Rio. Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro (Em frente ao MAM-RJ)
Data: entre 27 a 29 de setembro.
Horário: 13h às 20h30
Classificação: livre
Entrada gratuita: retirar ingresso no site do evento