Decoração

Por Julio Caldeira

A sala de TV pode ser menor e mais intimista, grande e para toda a família, ultra high tech ou só um espaço para maratonar suas séries favoritas. Deixa-la aconchegante e funcional, sem perder o estilo, pode ser um desafio, mas são muitas as soluções. Confira aqui 10 ideias para ter um “cinema em casa” cheio de estilo.

Sala de TV moderna

Projeto de Alessandra Riera — Foto: Julia Ribeiro
Projeto de Alessandra Riera — Foto: Julia Ribeiro

O pedido para a arquiteta Alessandra Riera era que a sala, espaço que abriga a TV, fosse projetada para ser o coração da casa. Um espaço multifuncional: para família assistir a seus filmes, mas também voltado apenas ao relaxamento.

O destaque fica para o sofá em L, que também se transforma em uma chaise, permitindo uma acomodação ainda mais confortável na hora da “sessão”. Para complementar, foram escolhidas poltronas giratórias perfeitas para lado de convivência do espaço quanto para o de entretenimento.

Em vez de uma mesa de centro tradicional, foi colocado um pufe que também cumpre essa dupla função. “O painel de madeira foi adicionado estrategicamente para aquecer o ambiente, que, com tons frios, precisava desse toque de calor”, explica Alessandra.

O tapete azul marinho da By Kamy dá cor ao espaço, complementando os quadros já coloridos. O sofá de tecido cinza claro da Carbono, e a poltrona Eames, da mesma cor, foram pensados para um diálogo fluído com os outros elementos do ambiente. Os objetos decorativos da L.S. e Olho completam o espaço.

Sala de TV integrada

Ideia de sala de TV assinada por Carolina Kist — Foto: Renata Salles
Ideia de sala de TV assinada por Carolina Kist — Foto: Renata Salles

Neste living criado por Carolina Kist, onde os ambientes são totalmente integrados, o desenho favorece o convívio e torna a sala de TV e um espaço acolhedor e funcional.

Compõem a ideia o mármore da grife Grigio Michelangelo, o mobiliário solto Essenciall.casa e a marcenaria assinada por Gava Ambientes Completos. Os objetos decorativos são da Oda Design.

Sala de TV conectada com ambiente externo

Projeto do escritório Flávia Castellan Arquitetura — Foto: Favaro Jr.
Projeto do escritório Flávia Castellan Arquitetura — Foto: Favaro Jr.

“Onde antes eram janelas, ampliamos e criamos grandes vãos de vidro, através de portas de correr, para garantir a conexão do ambiente interno com a área externa”, esclarece o escritório Flávia Castellan Arquitetura, a respeito deste projeto que integra terraço coberta e sala de TV, com sofá e living.

Nesta sala de TV propriamente, dois elementos se destacam: o painel para a TV, trabalhado com placa feitas cobertas de tecido na cor terracota, paginadas sob medida; e a parede que se estende até o living da lareira, que recebeu revestimentos em placas cimentícias em estilo mais rústico.

A madeira natural aparece no móvel baixo, que abriga o equipamento de home theater, com portas ripadas para um design clean.

A sala de TV traz também um sofá no qual chaise foi projetada para ficar voltada tanto ao centro da sala quanto à abertura de vidro, contemplando, assim, a parte externa da paisagem.

Sala de TV aconchegante

Projeto de Katia Guerreiro alia amplo espaço e conforto  — Foto: Fernando Crescenti
Projeto de Katia Guerreiro alia amplo espaço e conforto — Foto: Fernando Crescenti

Os clientes deste projeto da arquiteta Katia Guerreiro queriam uma sala de TV “ampla, leve, prática e confortável”.

O resultado trouxe cores claras nos móveis, uso do couro – “para trazer sofisticação”, explica Katia – e marcenaria em freijó. A parede em pedra moledo faceada também compõe o ambiente. O quadro é do artista Tigout.

Sala de TV decorada

Projeto do escritório Mentô Arquitetura, assinado pela arquiteta Luiza Torres Homem — Foto: Paula Laiber
Projeto do escritório Mentô Arquitetura, assinado pela arquiteta Luiza Torres Homem — Foto: Paula Laiber

A sala de TV era um ponto chave para os proprietários deste apartamento de 250m2. Os clientes queriam conforto e privacidade, sem que a movimentação nesse ambiente impactasse a sala de estar.

Para isso, o projeto da arquiteta Luiza Torres Homem, do escritório Mentô Arquitetura, incluiu uma grande porta camarão, que “isola” a sala de TV dos demais espaços, dando privacidade e conforto acústico.

A cor foi usada, segundo explica Luiza, para “imprimir maior personalidade e autenticidade ao projeto”. O mobiliário destaca a Poltrona Mole, assinada por Sérgio Rodrigues, e uma peça do pintor brasileiro Luiz Aquila, parte do acervo dos clientes.

Sala de TV chique

Ideia do escritório Occa + Arquitetura para todo a área social, que inclui a sala de TV — Foto: André Mortatti
Ideia do escritório Occa + Arquitetura para todo a área social, que inclui a sala de TV — Foto: André Mortatti

A sala de TV deste apartamento fica integrada à área social, onde estão também a galeria de entrada e as salas de estar e jantar.

A inspiração para esse projeto da Occa + Arquitetura foi, a pedido dos clientes, a atmosfera de praia dos apartamentos do Rio de Janeiro, especialmente os da década de 1970.

Para isso, a marcenaria surge de forma pontual, apoiando o layout, e a disposição do mobiliário foi pensada para não parecer tão planejada, a fim de garantir mais flexibilidade na utilização do espaço.

Sala de TV pequena e bem decorada

Projeto de Juliana Matos — Foto: Rafael Renzo
Projeto de Juliana Matos — Foto: Rafael Renzo

Mais que uma solução para a sala de TV, esse projeto da arquiteta Juliana Matos tinha o desafio de realizar um sonho antigo dos proprietários: ter um projetor e telão retrátil na sala!

Para embutir o projetor, foi criado um pórtico de madeira que trouxe mais opções de iluminação indireta, com arandelas e fitas LED. E é essa peça que delimita onde é a sala de estar e a de TV, e garante que o projetor não apareça enquanto não estiver sendo usado.

O sofá em L foi a opção para deixar a sala aconchegante e funcional. “Com conforto para assistir televisão e funcionalidade para um papo”, explica Juliana. “Desenhei um banco que contorna o sofá, além de dar um acabamento visual para o fundo do estofado, ele se integra à sala de estar e jantar.

O rack da TV também é de Juliana Matos.

Sala de TV para toda a família

Projeto de Kaka Salgado, do escritório Two Arquitetura — Foto: Evelyn Muller
Projeto de Kaka Salgado, do escritório Two Arquitetura — Foto: Evelyn Muller

Nesse home íntimo, de Kaka Salgado, do escritório Two Arquitetura, o destaque é o grande sofá, da Artefacto, pensado para acomodar toda a família. A peça é complementada por poltrona e pufe (Minotti). “A escolha por capas no sofá foi estratégica, garantindo privacidade e aconchego”, informa Kaka.

A estante é personalizada, desenvolvida em carvalho europeu e com nichos que abrigam também objetos de decoração. Para compor o ambiente, o elegante tapete Aspen, da Phenícia Concept.

Sala de TV elegante

Projeto assinado por Vivi Cirello — Foto: Foto: Renato Navarro / Produção: Manuela Figueiredo
Projeto assinado por Vivi Cirello — Foto: Foto: Renato Navarro / Produção: Manuela Figueiredo

A pedido dos clientes, esse projeto de Vivi Cirello previu que uma única TV fosse instalada em todo o apartamento, como forma de reunir a família para os momentos de lazer – não há televisores nos quartos, por exemplo.

Ou seja, a sala de TV aqui é especial. Um móvel foi projetado especificamente para o espaço, com parte dele embutida no closet do casal, o que permitiu “esconder” os equipamentos, deixando o ambiente maior e mais organizado.

Foi criada também uma faixa contínua de madeira que percorre a parede do home theater, dando a sensação de que a sala foi "abraçada" por essa estrutura. A parede da televisão foi decorada com um revestimento 3D pintado de branco, trazendo textura.

Sala de TV planejada

Ideia do escritório RCB Arquitetura — Foto: Marco Antônio
Ideia do escritório RCB Arquitetura — Foto: Marco Antônio

Este home theater foi projetado pelo escritório RCB Arquitetura para ser um refúgio de conforto.

O efeito foi conseguido com a escolha do sofá-chaise da Decameron, perfeito para relaxar, e com os painéis de madeira freijó, que revestem paredes e armários, criando uma atmosfera quente e envolvente.

“Cada detalhe foi pensado para oferecer um ambiente propício para momentos de descontração, seja assistindo a um filme ou simplesmente apreciando o design harmonioso do espaço”, conta o pessoal da RCB.

Mais recente Próxima Por dentro do Espaço Globoplay no Rock in Rio; três pavimentos, glass studio e mais
Mais do Casa Vogue

Especialista indica tipos que estão em alta e sugere diferentes formas de posicioná-las em sua casa

Plantas pendentes para sala: conheça espécies e dicas de decoração

Ávida por experimentação, Cris Bertolucci imprime sua personalidade criativa no desenho de luminárias e mobiliário

A trajetória de Cris Bertolucci como designer de produto e empreendedora: "Eu me interesso em fazer algo bonito"

No Feng Shui existem alguns números da sorte e você é um privilegiado se os encontrar

Quais os números da sorte, segundo o Feng Shui?

Ponto de encontro para amantes de arquitetura, natureza e relojoaria, o primeiro hotel idealizado pelo arquiteto-estrela Bjarke Ingels, na Suíça, revela uma nova faceta da cultura da haute horlogerie, em que tradição, inovação e hospitalidade caminham no mesmo ritmo

Hotel na Suíça assinado por Bjarke Ingels abraça a cultura da alta relojoaria

Documento brasileiro é aceito em 166 países

Passaporte dos Emirados Árabes é o mais poderoso mundo; Brasil é 11º

Casal de apresentadores reuniu familiares para celebração

Pets roubam a cena do Natal na mansão de Angélica e Luciano Huck

Morando na Flórida, ator reuniu familiares para o primeiro Natal da pequena Aurora

Em casa nos EUA, Leandro Hassum se veste de Papai Noel para neta

Árvore e mesa posta foi decorada com famosas personagens dos contos de fadas da Disney

Léo Santana e Lore Improta transformam casa em 'Natal de princesas' para agradar filha

Tonalidade entre o marrom, o laranja e o vermelho, a terracota traz uma dose de rústico aos ambientes, transmitindo a sensação de acolhimento; veja 11 ideias de como usar o tom na sua decoração

Terracota: 11 ideias para combinar a cor e incorporá-la na decoração

Quais plantas de interior escolher para uma casa com pouca luz? Se você achava que era uma missão impossível, vamos lhe dar uma notícia muito boa: existem espécies que se sustentam perfeitamente em cantos escuros. Escolha a sua preferida!

As melhores plantas para ambientes com pouca luz