O arquiteto Ruy Rezende morreu aos 73 anos de idade nesta quinta-feira (26). Ele estava internado há uma semana na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. O profissionais ficou conhecido pela construção de prédios corporativos e idealizou também o Parque Madureira, inaugurado em junho de 2012. Paulista, ele adorava dizer que se considerava um "carioca nato".
A morte foi em decorrência de uma pneumonia e choque séptico pulmonar. Ruy Rezende tem também trabalhos arquitetônicos que ocuparam áreas degradadas da região central do Rio como a zona portuária. Ele deixa a mulher, a médica Thelma Rezende, três filhos e cinco netos.
Desde a década de 1990, o arquiteto se manifestava preocupado com pautas de sustentabilidade. Ele buscava um alinhamento com a Agenda 21 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2007, um dos projetos do RRA Arquitetura teve a primeira certificação LEED Core & Shell da América Latina. Em 2012, com o projeto do Parque Madureira, o escritório de Rezende conquistou a primeira certificação de qualidade ambiental AQUA para um espaço público no Brasil.