Um dos ambientes mais difíceis de transformar dentro de casa é o banheiro. A equação de espaço pequeno, diferentes funções acumuladas e a presença de elementos obrigatórios fazem uma conta trabalhosa de se fechar, mas não impossível. Vários são os questionamentos que surgem na hora da reforma do ambiente: como revestir? E decorar? Quais cores usar? Essas e outras dúvidas são mais do que bem-vindas antes de qualquer transformação, mesmo as mais simples. Afinal, são justamente elas que norteiam a decoração de banheiros modernos e cheios de personalidade.
Para ajudar na missão, selecionamos ideias que caem bem desde os banheiros mais simples e pequenos até as salas de banho dignas de um spa. Confira todas as dicas a seguir e inspire-se!
1. Estilo minimalista
Um banheiro para sonhar. Assim pode ser definida a criação do designer Manuel Aires Mateus, responsável pelos interiores do hotel boutique Santa Clara 1728. Situado no Campo de Santa Clara, em Lisboa, o empreendimento ocupa um edifício histórico do século XVIII. Em contraste com os exteriores rústicos e bucólicos, os ambientes ganham ares minimalistas que redefinem o conceito de luxo e sofisticação. Destaque para o elegante painel de madeira que divide a sala de banho do quarto.
2. Banheiro em tons de rosa
O millennial pink, tom de rosa clarinho eleito como tendência há alguns anos, entrou de vez no gosto popular e sempre que um projeto usa e abusa da cor é garantia de sucesso. Neste banheiro, a nuance foi a única escolhida, criando uma decoração monocromática – solução que dá um bom impacto ao visual no ambiente. Mas não foi só o uso de uma única cor que deixou o projeto cheio de personalidade. A aplicação do mesmo revestimento em todo o espaço deu um efeito mais dramático ao décor.
3. Granilite
Alguém ainda tem dúvidas de que o granilite é o efeito do momento? Tendência de decoração da temporada, o revestimento é o grande destaque deste banheiro assinado pela arquiteta Melanie Beynon. O piso, no entanto, não reina sozinho. Outro elemento que chama a atenção no ambiente é o azulejo retangular branco paginado na vertical. Junto com o granilite com detalhes em verde, ele transmite toda a leveza e harmonia de uma boa decoração minimalista oferece. Para pontuar cores, metais em dourado e cobre foram escolhidos, além de um vaso com plantas "estampadas".
4. Candy colors
Este banheiro assinado pelo escritório KC Design Studio faz parte de uma casa de veraneio com vista para o mar em Taiwan. O projeto combina diferentes tons de rosa, terrazzo e revestimentos brancos em um décor equilibrado e cheio de vida. Com ares de spa em casa, graças a banheira oval, o cômodo também conta com chuveiro na cor metálica rose gold. No piso, grandes ladrilhos rosa contrastam com os pequenos azulejos brancos que ocupam a parede da bancada.
5. Aberto para o jardim
Nas paredes deste banheiro, o concreto aparente filetado dá o tom que a veia de engenheira de Valéria Gontijo sonhava para a própria morada, erguida em um bairro nobre de Brasília. Abrir a casa toda para o jardim era um desejo antigo – e isso inclui também a área de banho da suíte principal. Para proteger as áreas molhadas, bancada e piso ganharam revestimento de limestone baiteg blue, pedra resistente e agradável ao tato. Piso, forro e esquadrias de cumaru (execução da Talentus Esquadrias) completam o conjunto, ao lado dos metais no tom gold matte, da Deca.
6. Estilo rústico revisitado
Alguns ambientes emanam energias tão boas que nos revigoram só de olhar. É o caso deste banheiro assinado pelo escritório Chan + Eayrs. Localizado em Shoreditch, Londres, o projeto ocupa as instalações de uma antiga fábrica de sapatos construída no século XIX. Uma forma de atualizar o cômodo para os tempos atuais, mas sem descaracterizá-lo, foi apostar no estilo rústico como norte da decoração. Num delicado tom de azul bebê, a banheira de imersão é praticamente a protagonista do espaço, que ainda reúne armários de madeira e um forro de gesso de tirar o fôlego.
7. Gabinete de madeira e esquadrias
No banheiro assinado pela arquiteta Duda Senna, o armário de madeira com puxadores de ferro garante ares provençais ao cômodo, que conta ainda com uma combinação perfeita entre metais dourados e serralheria. Em contraposição ao piso de ladrilho hidráulico hexagonal, azulejos brancos esmaltados foram a escolha para a área de banho. Para deixar o projeto com uma cara mais moderna, a arquiteta apostou em uma área molhada versátil e funcional, onde o box com esquadria preta é o grande destaque. "Tivemos um projeto de inspiracao para desenvolver o gabinete. A ideia era parecer um movel bem antiguinho. Reproduzimos o mesmo conceito em diferentes medidas e executamos com a marcenaria", explica Duda.
8. Marcenaria inteligente também no banheiro
Este parece ser um banheiro comum. Seria, não fossem as soluções de marcenaria utilizadas no entorno da bancada de pedra. À primeira vista, a madeira natural que reveste o piso e as paredes dá forma ao armarinho sob a cuba quando, na verdade, ela camufla um banco que está sempre à disposição. A peça, no entanto, só é revelada quando uma das chapas é movimentada de acordo com as necessidades do morador. Assinado pelo arquiteto Felipe Hess, o projeto faz uso de uma paleta de textura e cores claras, além de uma decoração toda pautada em materiais naturais. O resultado? Um ambiente sóbrio, elegante e muito acolhedor.
9. Ladrilho hidráulico de impacto
Um banheiro pequeno, mas cheio de personalidade! Neste projeto, a área do banho aproveitou os poucos metros quadrados existentes e combinou uma banheira oval com chuveiro de teto para uma experiência versátil. Azulejos quadrados brancos revestem as paredes, destacando o divertido cabideiro que forma a palavra "wash" (lave, traduzindo do inglês) e os metais pretos que combinam com os batentes das portas. Mas quem rouba a cena no ambiente é o piso. Os ladrilhos hidráulicos com estampa geométrica são os responsáveis por trazer cor à decoração.
10. Porta de vidro fantasia
Quando o assunto é banheiro, personalizar pode ser o grande trunfo para uma decoração inspiradora e harmonizada. Este, assinado pelo arquiteto Jonathan Kenti, aposta em detalhes que, apesar de sutis, viram protagonistas do espaço. Entre eles, a ampla porta de vidro fantasia vale o realce. Com contorno preto e marcante, a peça funciona como um fio condutor para os elementos visuais do ambiente, além de garantir uma boa iluminação natural ao cômodo. As linhas escuras logo são replicadas no rejunte dos azulejos, que criam um pano de fundo minimalista e elegante na medida certa.
11. Estilo provençal
Poucas combinações são tão assertivas e impactantes quanto o clássico preto e branco. Com doses de drama e elegância, a dupla é uma escolha certeira para a decoração de diferentes cômodos. Neste banheiro, assinado pelo estúdio Bungalowe em parceria com o Vein Design, os tons foram fundamentais para criar uma composição marcante dominada pelo estilo provençal.
12. Toques de cor
A poucos metros de distância da Catedral de Milão, na Itália, este apartamento de 140 m² passou por uma repaginação completa. Antes, o edifício abrigava um empreendimento comercial, mas ele foi transformado numa unidade residencial fruto de uma parceria entre o estúdio Atelierzero e o arquiteto Tommaso Giunchi. Com estilo vintage, o projeto conta com diferentes materiais, além de ambientes abertos e iluminados. É o caso do banheiro que, apesar de estreito, transmite uma boa sensação de amplitude.
13. Espelho Adnet
Fugir do banheiro e convencional pode parecer um desafio para muitos, mas o resultado costuma ser gratificante. No projeto assinado pelo escritório Iná Arquitetura, o tom de vermelho aroeira é quem dita a decoração do banheiro. Aqui, o diferencial fica por conta da escolha dos ladrilhos hidráulicos para revestir tanto o piso quanto as paredes, criando um efeito de profundidade que amplia o espaço. Na área do box, o ladrilho foi instalado até a altura do vidro, enquanto a parede da pia foi revestida pela metade, abrindo espaço para um espelho Adnet. Presente em cada detalhe, a cor branca surge como o contraste perfeito aos tons terrosos.
14. Com claraboia
Esta cabana em uma floresta de Washigton, nos Estados Unidos, é um local onde o contraste fala alto: por fora, a estrutura tem ar áustero e imponente, revestida em cedro preto oxidado e em painéis de cimento enegrecido para se misturar à paisagem natural; por dentro, no entanto, o projeto do estúdio americano MW Works priorizou a criação de um lar aconchegante, bem iluminado e, apesar da metragem estreita, que passasse a sensação de um lar espaçoso. Exemplo desta ideia é o banheiro: mesmo pequeno, o cômodo é valorizado pela luz natural que atravessa a claraboia do teto, e pelos tons claros nas paredes e no mobiliário.
15. Efeito coral
Quem diria que o millennial pink e o coral dariam uma dupla e tanto? Essa é mais uma daquelas combinações de cor que não imaginamos o seu poder até vê-la de perto. Neste banheiro assinado pelo escritório Studio Bright, é o mix de tons que faz o espaço se tornar verdadeiramente único. Já conhecido de muitos, o rosa pastel surge no ambiente no azulejo. Com formato 15 x 15, o revestimento cobre todas as paredes do cômodo, transformando o ambiente em um delicado paraíso cor-de-rosa. O coral, por sua vez, aparece em destaque na pia e no armário criados sob medida para o local. Repare que até a porta e os batentes foram pintados com as mesmas cores, criando uma sensação de unidade ainda maior no projeto.
16. Rústico chic
A paleta de tons terrosos e vários elementos da decoração rústica são a base deste banheiro digno de um spa. Por aqui, o clima sereno inspira momentos agradáveis e relaxantes graças a sensação de aconchego que a madeira transmite. Ela, por sua vez, surge desde os pequenos detalhes do décor, como o piso e as paredes de mesmo tom, até o charmoso ofurô de madeira. Com ares vintage, a peça exala nostalgia e elegância ao assumir posição de destaque no cômodo. Ao lado, uma cadeira diretamente esculpida em uma tora deixa em evidência a beleza por trás dos elementos bucólicos.
17. Com a cara do Pinterest
Poucas sensações são tão satisfatórias como a de ver um banheiro organizado, com tudo no lugar. Este assinado pela designer de interiores Shannon Tate-Giordano é um desses exemplos que deixam todo fã de organização com o coração mais quentinho. Para conquistar tal feitio, a profissional apostou em uma decoração minimalista e com alguns truques para o dia a dia. Entre eles, a pintura da parede, que recebeu tinta branca para melhorar a sensação de amplitude e luminosidade do ambiente. A arrumação, por sua vez, foi garantida com um armário de madeira feito sob medida e um nicho que recebe prateleiras, cestos e toalhas.
18. Com papel de parede
Ao planejar a decoração de um apartamento em Manhattan, os moradores já sabiam muito bem o que queriam: uma casa pouco despretensiosa e cheia de estilo. Coube a designer de interiores Lilly Bunn a missão de transformar os sonhos da família em realidade. O resultado foi um lar marcado por uma elegância tradicional misturada com toques modernos. No banheiro, o glamour dos anos 1980 ressurge com força total, onde um espelho com moldura espelhada divide espaço com a pia de mármore e suporte de metal. E como todo ambiente glam que se preze, o papel de parede de impacto da Schumacher acrescenta textura e cor na medida certa.
19. Azulejos hexagonais
Revestimentos geométricos e tridimensionais estão em alta na decoração e há uma infinidade de opções que podem dar uma cara mais moderna e atual para os banheiros. Um modelo em evidência é o azulejo hexagonal, que ganhou uma estética minimalista no projeto do escritório Arent & Pyke. Aplicado na cor branca, ele ressalta o próprio formato sem tirar o protagonismo de outros detalhes do ambiente.
20. Piso geométrico
Além dos tons de azul que contribuem para tornar o ambiente ainda mais relaxante, este banheiro monocromático idealizado pela marca sueca Vanitas Studio traz elementos esculturais capazes de transformar o décor. Segundo a empresa, o gabinete Unda tem uma textura criada para se parecer com ondas, criando uma sensação suave e fluida ideal para esse tipo de espaço de descompressão.