Pensar em Natal nos Estados Unidos é pensar em árvores gigantes, shows de luzes, vitrines ricamente decoradas, ceias com pratos típicos e, claro: neve. Se você decidiu pular o clima tropical e único do Natal Brasileiro e está de malas prontas rumo a NY, aí vai um roteiro com programas clássicos e imperdíveis que traduzem o melhor do clima natalino de Manhattan.
Abaixo de zero
Nada mais tradicional no Natal em NY que as pistas de patinação no gelo. A cidade tem várias opções: a do Rockefeller Center é uma das mais famosas – e cheias; mas você também pode testar suas habilidades na pista do Central Park (e dar uma volta em família nas carruagens, um clássico!) ou na pista do Bryan Park. Por sinal, vale dar uma passada no Curling Café & Bar, que oferece uma pista de curling para até 8 pessoas, comidinhas, bebida e um domo aquecido.
Para quem ama teatro
Vale entrar no clima natalino com uma das várias montagens do balé O Quebra-Nozes espalhadas pela cidade. A clássica é a do Lincoln Center, com o balé da cidade – nesta temporada, as apresentações acontecem até 4/01/2025. Outra tradição é a Flauta Mágica no Metropolitan, que neste ano combina bonecos e atores com produção de Julie Taymor (vencedora do Tony com o Rei Leão).
Se preferir um show de música e dança…
O Christmas Spectacular dos Rockettes é mandatório. São mais de 140 performers, dançarinas e dançarinos em um programa de 90 minutos que combina música, canto e esquetes. Uma lembrança da era de ouro de Hollywood em um show realizado desde 1933 no Radio City Music Hall.
Especial para crianças
Inclua no roteiro o Lightscape do Brooklyn Botanic Garden, um show de luzes impressionante e multicolorido (até 5/01/2025); e o Holiday Train Show do NY Botanical Garden, um mundo mágico em miniatura com trens e locomotivas em maquetes com plantas reais. São atrações populares, mas valem a visita – especialmente para os pequenos!
Espírito natalino
Viva um dos programas musicais clássicos oferecidos pelas igrejas e catedrais espalhadas por Manhattan durante a época de Natal. Entre os mais bonitos (e disputados!) então o da St. Patrick's Cathedral, o da St. Thomas Church e o da Trinity Church.
Gastronomia
Não faltam opções de gastronomia para um jantar ou almoço especial de Natal na cidade. Se quiser fugir dos pratos típicos, recomendo o Pastis, um clássico francês em Meatpacking com menu especial fechado em três tempos e opções de bisque de lagosta, prime rib e creme brûlée. O Le Jardinier, o La Mercerie, no SoHo, e o Caviar Kaspia, no The Mark, são boas opções para quem é fã de alta gastronomia e de caviar.
Compras
Se você quer fugir das lojas de departamento, vale dar uma passada nos tradicionais mercados de rua de fim de ano. É um programa concorrido, mas que traduz perfeitamente o clima natalino da cidade. Entre as opções, recomendo o Bryant Park Winter Village, com dezenas de barracas de comida, bebida, presentes e itens vintage, e o Union Square Holiday Market, com mais de 180 vendedores – a maioria pequenos artesãos e artistas independentes, seguindo o estilo clássico dos mercados de Natal europeus.
Mais em Globo Condé Nast
Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Vogue Brasil.
Quer participar do canal da Vogue Brasil no WhatsApp?
Basta clicar neste link para participar do canal e receber as novidades em primeira mão. Assim que você entrar, o template comum de conversa do WhatsApp aparece na sua tela. A partir daí, é só esperar as notícias chegarem!