Entre as práticas de bem-estar ancestrais que estão sendo resgatadas nos últimos tempos, está o escalda-pés. O banho de imersão para os pés garante não só o relaxamento da região e do corpo como um todo, mas também traz benefícios para a saúde de forma geral, como a melhora da circulação das pernas (uma ajuda valiosa para estes tempos nos quais passamos cada vez mais horas do dia sentados) e o detox do organismo.
Procurando um novo hábito de wellness para incorporar na rotina? Então confira abaixo o que é o escalda-pés, como prepará-lo e quais benefícios esse ritual simples e rápido proporciona para a nossa saúde.
O que é o escalda-pés
"Ele se baseia na imersão dos pés, da planta até a região do tornozelo e canelas, em água aquecida. Nossos pés têm mais ou menos 70 mil terminações nervosas, são nervos associados a vários órgãos e que levam reflexos diretamente para o córtex cerebral, que é responsável por interpretar esses estímulos. Durante uma prática que estimula o bem-estar, esses impulsos são traduzidos em sensações de conforto, alívio e outros benefícios para o organismo. Na medicina chinesa, e também de outras culturas, o escalda-pés é usado há muito tempo para cuidar da saúde", explica o dermatologista Cristiano Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Como fazer
"O primeiro passo é encontrar uma tigela que acomode os pés com conforto. Em seguida, despeje a água aquecida a uma temperatura de 36°C a 46°C. Podemos adicionar algumas substâncias ao banho para aumentar seus benefícios, como ervas de camomila, cidreira ou outra de sua preferência, sais minerais e óleos essenciais – o de lavanda é uma boa aposta para relaxar. Há ainda quem goste de colocar também objetos para massagear a planta dos pés, como bolas de gude ou cristais. Para atingir a sensação de relaxamento, o indicado é manter os pés submersos por cerca de 20 minutos.
Após o fim do período de imersão, é possível finalizar o ritual fazendo uma esfoliação na área para retirar as camadas de pele morta e calosidades e também aplicar creme hidratante. Por conta da vasodilatação causada pela água quente, os princípios ativos do produto penetram melhor no tecido cutâneo e garantem um resultado mais potente. Uma dica para turbinar essa etapa é escolher cosméticos que tragam em suas formulações substâncias como a uréia, o ácido hialurônico e óleos hidratantes, que nutrem e cuidam da pele. Ambos os passos podem vir acompanhados de uma massagem nos pés para finalizar a prática relaxante", indica o médico.
Quais são os benefícios
Alívio das dores: "Temos o relato de pacientes com dores na coluna, nevralgia, dores nas pernas e até cefaléia que sentem um alívio na dor com o escalda-pés."
Melhora da circulação: "Como a água quente estimula a vasodilatação da área, a prática também auxilia quem tem insuficiência venosa, edemas nas pernas e varizes, pois melhora a circulação nas veias."
Detox do organismo: "A dilatação proporcionada pela temperatura elevada ocorre da mesma forma nos vasos linfáticos, ajudando a drenar a linfa e a eliminar as toxinas do corpo."
Desinchar: "Por melhorar a circulação e a eliminação de toxinas, o escalda-pés contribui também para desinchar a região."
Relaxamento e alívio do estresse: "Todo o ritual criado para fazer o escalda-pés, além da desconexão com os problemas que os minutos direcionados à prática garantem, proporcionam uma sensação de relaxamento e alívio do estresse. A inclusão de ingredientes como os óleos essenciais, as ervas e os objetos que estimulam nossos sentidos sensoriais potencializam a experiência relaxante."