Acervo/Globo

Uma nova forma de consumir televisão chega ao Brasil nos anos 1990. A televisão por assinatura permite que o espectador escolha, dentro de um cardápio variado, aquilo que deseja ver. Ao mesmo tempo, a disseminação do controle remoto transforma a forma de assistir à TV, individualizando, cada vez mais, o consumo da programação. Programas se tornam cada vez mais ágeis e emocionantes para segurar a atenção do público. Observa-se um renascimento, no período, de programas de auditório, com a popularização do 'Domingão do Faustão', na Globo, e a criação do 'Domingo Legal', com Gugu, no SBT. Surgem telejornais popularescos, com ênfase em cobertura policial – o retorno do chamado “mundo cão”, comum nos anos 1960, às emissoras de televisão.

1990

O ano começa com a transmissão da posse do primeiro presidente eleito democraticamente desde 1964. 'Escolinha do Professor Raimundo', que era quadro de atrações de Chico Anysio da Rádio Mayrink Veiga, na TV Rio e na própria Globo, estreia como programa. Enquanto, na emissora, 'Barriga de Aluguel', de Gloria Perez, discutia inseminação artificial, e 'Rainha da Sucata', de Silvio de Abreu, colocava em cena os contrastes entre uma elite decadente e a nova riqueza do país, na Manchete, 'Pantanal', de Benedito Ruy Barbosa, encantava o público com suas paisagens exuberantes. Em outubro, entra no ar a MTV Brasil, a primeira emissora aberta do país inteiramente dedicada à música e voltada ao público jovem, que relevaria vários talentos da televisão. O programa policial 'Linha Direta' estreia sob o comando do jornalista Hélio Costa.

Cássia Kis, Victor Fasano e Cláudia Abreu em 'Barriga de Aluguel', 1990 — Foto: Acervo Globo

É criado o Ministério da Infraestrutura, que absorve o então Ministério das Comunicações. A Portaria nº 733 estabelece as classificações indicativas em programas de rádio e televisão, além de espetáculos públicos.

1991

É criada a operadora de TV por assinatura TVA, que incorpora o Canal + e inicia suas operações em 5 de setembro, oferecendo aos seus assinantes cinco canais: TVA Filmes, TVA Esportes, TVA Supercanal, TVA Notícias e TVA Clássicos.

Em 26 de outubro, é inaugurada a Globosat, primeira programadora de TV por assinatura do Brasil, com quatro canais: GNT, com programação jornalística;  Multishow, dedicado ao entretenimento; Telecine, com os sucessos da telona; e Top Sports, que depois passou a se chamar SporTV. Uma guerra, pela primeira vez, é televisionada: a Guerra do Golfo tem cobertura histórica nas telas da Globo. No mesmo ano, a novela 'Vamp', de Antonio Calmon, conquista o público jovem.

1992

'Você Decide', da Globo, é o primeiro programa interativo da televisão brasileira. Com a estreia de 'Casseta & Planeta, Urgente!', a emissora leva às telas o grupo humorístico que já fazia sucesso no meio impresso.

É recriado o Ministério das Comunicações, como órgão independente.

1993

É criada a Net Brasil, primeira operadora múltipla do país, que fornece sistemas para transmissão de TV por assinatura, a cabo, DBS e outras.

1994

O jovem piloto Ayrton Senna morre em um acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, transmitido ao vivo pela televisão. No mesmo ano em que perdeu um herói, o Brasil encontra motivos para celebrar, com a conquista do tetracampeonato, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Nesta cobertura, o uso de satélite permitia a transmissão de notícias dos Estados Unidos para o Brasil e o envio de imagens ao vivo do Rio de Janeiro a Dallas, onde ficava localizado o escritório da emissora.

Ayrton Senna — Foto: Acervo Globo

Eu fazia ideia da importância que o Senna tinha para o povo brasileiro, mas não tinha noção de que fosse uma coisa tão forte. E a forma com que ele morreu, trágica, violenta, na sala das pessoas… Infelizmente, fui eu a relatar tudo isso.”
— Galvão Bueno, comentarista esportivo e narrador.

1995

A Globo adapta o formato das soap operas americanas com 'Malhação', uma proposta de dramaturgia seriada de longo prazo, voltada ao público jovem. Para o público adulto da novela das oito, estreia a trama policial de Silvio de Abreu, 'A Próxima Vítima', colocando em pauta temas duros. Mas o marco do ano é a inauguração do então chamado Projac, em 2 de outubro. Futuramente denominado Estúdios Globo, era o maior centro de produção de TV da América Latina. A primeira novela gravada no local foi 'Explode Coração', de Gloria Perez.

Assista ao Webdoc sobre a inauguração dos Estúdios Globo

Assista ao Webdoc sobre a inauguração dos Estúdios Globo

Em novembro, a Globosat cria o Shoptime, primeiro canal da América Latina dedicado exclusivamente à venda de produtos a distância do país.

O Projac era necessário, uma coisa que estava há muito tempo sendo pedida. A TV Globo tinha muitos endereços, o que custava, financeiramente, uma enormidade. Uma novela era gravada, e os cenários eram desmontados e levados para Bonsucesso. Ficava ali, naquela Rua Pacheco Leão, uma fileira de caminhões para montar os cenários. Era um dinheiro que não tinha mais tamanho. O Projac tem a estrutura de um estúdio dos melhores europeus e americanos.”
— Daniel Filho, diretor de núcleo da Globo na época.

É promulgada a Lei nº 8.977, conhecida como Lei do Cabo, permitindo o ingresso de agentes da sociedade civil no mercado de televisão, modificando a lógica de organizações de mídia vigentes.

A Emenda à Constituição nº 8 altera o texto da Constituição de 1988, diferenciando serviços de telefonia e radiodifusão, ambos regulados pelo mesmo Código.

1996

Em março, a Globo traz de volta o formato sitcom à televisão brasileira com 'Sai de Baixo', que fica seis anos no ar. O programa era gravado em um teatro em São Paulo, e a edição era feita a partir de duas sessões, que os atores encenavam em sequência. Meses depois, em 15 de outubro, é lançado o primeiro canal brasileiro de notícias no ar 24 horas por dia: a GloboNews. No mesmo mês, a Globosat leva ao ar o canal USA, que futuramente se chamaria Universal TV. No final do ano, é a vez do canal adulto Sexy Hot. TV Senado, lançada em fevereiro, é o primeiro canal institucional do Brasil. A novela 'O Rei do Gado', de Benedito Ruy Barbosa, vende mais de um milhão de cópias de discos de sua trilha sonora, em apenas vinte dias, e a emissora traz, da TV Manchete, uma jovem Angélica, que logo protagoniza seu próprio programa: o 'Angel Mix'.

O Decreto nº 2.108 cria um processo mais transparente para concessões de rádio e TV ao determinar a exigência de abertura de uma licitação, de responsabilidade do Ministério das Comunicações.

1997

'Fantástico' torna-se o primeiro programa de televisão brasileiro a ser transmitido ao vivo para o mundo inteiro, pela internet.  Em fevereiro, a TV por assinatura passa a oferecer o sistema pay-per-view, que permite, mediante o pagamento de uma taxa, a possibilidade de montar a sua própria programação. Em 22 de setembro, vai ao ar o Canal Futura, primeiro canal de televisão por assinatura do país totalmente dedicado à educação. Também neste ano, o Telecine cresce e vira uma rede de cinco canais, oferecendo filmes de forma segmentada.

A Lei nº 9.472, conhecida como Lei Geral das Telecomunicações, estabelece a criação da Anatel, como agência reguladora do setor de telefonia. Os serviços de radiodifusão permanecem sob égide do Código Brasileiro de Telecomunicações.

1998

A alta definição chega à televisão brasileira. A Globo realiza a primeira transmissão digital em alta definição, ao vivo, do Brasil: a partida inaugural da Copa do Mundo da França, entre Brasil e Escócia.

É lançado o Canal Brasil, o primeiro exclusivamente dedicado ao cinema brasileiro.

O Decreto nº 2.593 aprova o Regulamento de Retransmissão e Repetição de Televisão.

Com a Privatização da Telebrás, o setor de telecomunicações deixa de ser monopólio estatal.

1999

Pela primeira vez, uma estação de TV passa a funcionar inteiramente em sistema digital, da captação de imagens de rua até a transmissão dos telejornais: a nova sede da TV Globo em São Paulo, inaugurada em 29 de janeiro. É lançada, em 24 de agosto, a TV Globo Internacional, canal que passa a levar a programação da emissora, via satélite, para os EUA e o Japão. O seriado 'Mulher', no ar desde o ano anterior, exibe seus dois últimos episódios em HD. Foi o primeiro programa da TV brasileira a ter episódios produzidos neste formato. Neste mesmo ano, a Globo traz para seu quadro de apresentadores Ana Maria Braga, com passagens pelas TVs Tupi e Record, para comandar o 'Mais Você'. Também teve a estreia da premiada novela de Benedito Ruy Barbosa, 'Terra Nostra', e do humorístico 'Zorra Total', que daria origem ao 'Zorra', em 2015. A Globosat lança o Premiere Esportes, canal com conteúdo pay-per-view de futebol. Com a reprise de 'Pantanal', de 1990, a Rede Manchete encerra suas atividades. Durante poucos meses, esteve no ar, no mesmo canal, a marca TV!, que se tornou Rede TV! ainda naquele ano.

Eu me lembrava do sucesso de todos os produtos na área culinária que eu fazia, e do interesse de grandes anunciantes. Então, falei: ‘Vou montar uma cozinha aqui no estúdio’. E, de repente, o programa foi pegando.”
— Ana Maria Braga, apresentadora.

Ana Maria Braga no programa 'Mais Você' — Foto: Acervo/Globo

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)