2020
A TV do futuro já chegou. A Globo anuncia uma nova estrutura, que passa a abarcar TVs aberta e fechada, com a Globosat, Som Livre, e canais digitais, como Globoplay e Globo.com. Em meio à pandemia da covid-19, a empresa anuncia, em 16 de março, a suspensão de gravações de programas de Entretenimento, Auditório e Variedades. Os telejornais também passaram por mudanças devido à pandemia – a maioria teve o tempo de produção aumentado. Aos poucos, programas passam a ser produzidos remotamente, como 'Conversa com Bial', 'Diário de um Confinado', entre outros. No dia 15 de março, entra no ar o canal fechado CNN Brasil. No Globoplay, os Projetos Resgate e Originalidade adicionam novelas e minisséries na íntegra na plataforma, ampliando a interação entre televisão e streaming. Em abril de 2020, o ‘BBB’ bate recorde mundial em votos no paredão entre Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez, e ganha certificado do Guinness Book.Em outubro, RecordTV retoma a exibição de capítulos inéditos da novela ‘Amor Sem Igual’, que se torna a primeira produção do gênero a retornar ao ar após o início da pandemia.
É recriado o Ministério das Comunicações.
2021
Com o isolamento imposto pela pandemia de covid-19, os reality shows ganham força, e o 'Big Brother Brasil'tem uma de suas edições mais marcantes. O ‘Jornal Hoje’ completa 50 anos, seguindo no compromisso de informar com leveza e informalidade. Após 12 anos, 'No Limite' retorna para mais uma temporada, dessa vez com ex-BBBs como participantes. As novelas 'Salve-se Quem Puder' e 'Amor de Mãe', pausadas no início da pandemia, exibem seus capítulos finais, enquanto a novata 'Nos Tempos do Imperador' estreia no segundo semestre. O g1, portal de notícias da Globo, celebra 15 anos no ar. Em dezembro, 'O Cravo e a Rosa', de Walcyr Carrasco inaugura a 'Edição Especial', uma nova faixa vespertina de reprise de novelas. Do mesmo autor, 'Verdades Secretas II' estreia no Globoplay como a primeira novela produzida para a plataforma.
2022
A retomada da teledramaturgia faz com que tramas inéditas voltem a ocupar a grade horária da Globo. 'Pantanal', remake da novela de Benedito Ruy Barbosa exibida nos anos 1990 na TV Manchete, vira sensação entre o público. ‘Jornal da Globo’ completa 40 anos no ar, com foco em pautas políticas e econômicas. O país vibra na torcida pelo hexa na Copa do Mundo do Catar, que foi ao ar entre novembro e dezembro. O Globoplay estreia 'Todas as Flores', de João Emanuel Carneiro, a segunda novela feita exclusivamente para o serviço de streaming – a trama seria exibida na TV aberta no ano seguinte.
2023
A produção de dramaturgia e séries documentais do Globoplay são o destaque do ano: atrações como 'Os Outros' e 'Xuxa: O Documentário' são sucesso de público. O compromisso com a investigação, marca da emissora na televisão, também é parte do catálogo da plataforma com 'Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom'. Logo no começo do ano, o ‘Bom Dia Brasil’ celebra 40 anos no ar e, no decorrer de 2023, 'Globo Repórter' e 'Fantástico', jornalísticos tradicionais da emissora, completam 50 anos, apostando na nostalgia ao mesmo tempo em que apresentam ao público as perspectivas para o futuro. O ‘Globo Esporte’ e ‘Esporte Espetacular’ alcançam 45 e 50 anos, respectivamente, e consolidam a presença da Globo no nicho esportivo. O ‘Programa Silvio Santos’ completa 60 anos no ar tendo passado pela TV Paulista (1963 –1966), TV Globo (1966 –1976), Rede Tupi (1976 –1980), REI (1976 – 1987) e SBT (1981 – presente).