Por Memória Globo

Arte/Globo

2020

A TV do futuro já chegou. A Globo anuncia uma nova estrutura, que passa a abarcar TVs aberta e fechada, com a Globosat, Som Livre, e canais digitais, como Globoplay e Globo.com. Em meio à pandemia da covid-19, a empresa anuncia, em 16 de março, a suspensão de gravações de programas de Entretenimento, Auditório e Variedades. Os telejornais também passaram por mudanças devido à pandemia – a maioria teve o tempo de produção aumentado. Aos poucos, programas passam a ser produzidos remotamente, como 'Conversa com Bial', 'Diário de um Confinado', entre outros. No dia 15 de março, entra no ar o canal fechado CNN Brasil. No Globoplay, os Projetos Resgate e Originalidade adicionam novelas e minisséries na íntegra na plataforma, ampliando a interação entre televisão e streaming. Em abril de 2020, o ‘BBB’ bate recorde mundial em votos no paredão entre Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez, e ganha certificado do Guinness Book.Em outubro, RecordTV retoma a exibição de capítulos inéditos da novela ‘Amor Sem Igual’, que se torna a primeira produção do gênero a retornar ao ar após o início da pandemia.

É recriado o Ministério das Comunicações.

2021

Com o isolamento imposto pela pandemia de covid-19, os reality shows ganham força, e o 'Big Brother Brasil'tem uma de suas edições mais marcantes. O ‘Jornal Hoje’ completa 50 anos, seguindo no compromisso de informar com leveza e informalidade. Após 12 anos, 'No Limite' retorna para mais uma temporada, dessa vez com ex-BBBs como participantes. As novelas 'Salve-se Quem Puder' e 'Amor de Mãe', pausadas no início da pandemia, exibem seus capítulos finais, enquanto a novata 'Nos Tempos do Imperador' estreia no segundo semestre. O g1, portal de notícias da Globo, celebra 15 anos no ar. Em dezembro, 'O Cravo e a Rosa', de Walcyr Carrasco inaugura a 'Edição Especial', uma nova faixa vespertina de reprise de novelas. Do mesmo autor, 'Verdades Secretas II' estreia no Globoplay como a primeira novela produzida para a plataforma.

2022

A retomada da teledramaturgia faz com que tramas inéditas voltem a ocupar a grade horária da Globo. 'Pantanal', remake da novela de Benedito Ruy Barbosa exibida nos anos 1990 na TV Manchete, vira sensação entre o público. ‘Jornal da Globo’ completa 40 anos no ar, com foco em pautas políticas e econômicas. O país vibra na torcida pelo hexa na Copa do Mundo do Catar, que foi ao ar entre novembro e dezembro. O Globoplay estreia 'Todas as Flores', de João Emanuel Carneiro, a segunda novela feita exclusivamente para o serviço de streaming – a trama seria exibida na TV aberta no ano seguinte.

2023

A produção de dramaturgia e séries documentais do Globoplay são o destaque do ano: atrações como 'Os Outros' e 'Xuxa: O Documentário' são sucesso de público. O compromisso com a investigação, marca da emissora na televisão, também é parte do catálogo da plataforma com 'Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom'. Logo no começo do ano, o ‘Bom Dia Brasil’ celebra 40 anos no ar e, no decorrer de 2023, 'Globo Repórter' e 'Fantástico', jornalísticos tradicionais da emissora, completam 50 anos, apostando na nostalgia ao mesmo tempo em que apresentam ao público as perspectivas para o futuro. O ‘Globo Esporte’ e ‘Esporte Espetacular’ alcançam 45 e 50 anos, respectivamente, e consolidam a presença da Globo no nicho esportivo. O ‘Programa Silvio Santos’ completa 60 anos no ar tendo passado pela TV Paulista (1963 –1966), TV Globo (1966 –1976), Rede Tupi (1976 –1980), REI (1976 – 1987) e SBT (1981 – presente).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)