Acervo/Globo

O início das operações

Nos primeiros dez anos da televisão no Brasil, as telenovelas não eram um gênero obrigatório na programação das emissoras. Elas apareciam de vez em quando na grade e duravam no máximo quatro meses. A primeira telenovela, 'Sua Vida me Pertence', foi exibida pela TV Tupi em dois capítulos semanais. Apenas em 1963, com '25-499 Ocupado', produzida pela TV Excelsior, uma trama ganharia capítulos diários. No período, os gêneros que figuravam no cardápio de todas as emissoras de televisão eram teleteatro, programas de atualidades, programas de auditório e humorísticos.

"Eu estava na inauguração da TV Tupi. O Chateaubriand trouxe o frei José Mojica, uma espécie de latin lover, para cantar. Então, a televisão inaugurou com um padre pedindo beijos até a loucura e com o Chateaubriand quebrando a câmera com uma champanhada. O programa de estreia era um musical. E uma coisa importante de dizer é que a televisão no Brasil vem do rádio”.
— Lima Duarte, ator.

1950

No dia 18 de setembro, é inaugurada a TV Tupi Difusora, a primeira emissora de televisão brasileira, no prédio dos Diários Associados, em São Paulo. No dia seguinte, vai ao ar o primeiro telejornal do país: 'Imagens do Dia'. As transmissões experimentais da nova emissora foram feitas no dia 1º de junho daquele ano; no entanto, faltavam aparelhos de televisão para que o público pudesse acompanhar.

1951

Logo no início do ano, dia 20 de janeiro, é inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro, nas instalações de um importante cassino, desativado desde abril de 1946. A sede da Tupi no Rio fora inaugurada em 20 de janeiro do ano anterior, mas dificuldades técnicas a impediram de entrar no ar. O ano marca também a transmissão da primeira telenovela brasileira, 'Sua Vida me Pertence'.

1952

Inauguração da TV Paulista, em 14 de março. A partir do dia 1º de abril, a TV Tupi passa a transmitir o programa 'Repórter Esso', ouvido, desde 1941, nas rádios Nacional e Record. É aprovada a primeira legislação específica sobre televisão no Brasil: o Decreto nº 31.835 normatiza a distribuição de canais para o serviço de televisão no país.

1953

Primeira emissora a iniciar suas transmissões em um edifício construído para abrigar uma estação de televisão, a TV Record entra no ar, no dia 27 de setembro.

1954

Primeira pesquisa de audiência de TV realizada pelo Ibope.

1955

No Rio, começam as transmissões da TV Rio, no dia 15 de julho, enquanto, em São Paulo, a TV Tupi Difusora realiza a primeira transmissão direta de um jogo de futebol. Neste ano, Hebe Camargo, famosa cantora de rádio, estreia seu primeiro programa de TV, 'O Mundo é das Mulheres', na TV Paulista. Era o início de uma longa trajetória como apresentadora – Hebe conduziria programas na TV Continental, TV Record, TV Tupi, SBT e Rede TV!.

1957

No dia 11 de julho, o presidente Juscelino Kubitschek aprova a concessão de uma estação de televisão à Rádio Globo. O canal 4 seria a futura TV Globo.

Jornal O Globo de 11/07/1957. — Foto: Memória Globo

Estreia, na TV Tupi, 'Um Instante, Maestro!, apresentado por Flávio Cavalcanti, que comentava de forma teatral e dramática discos e músicas lançados na semana. Anos depois, em 1965, o programa seria levado para a TV Excelsior, onde passaria a contar com um corpo de jurados para avaliar as apresentações, inaugurando o gênero de show de calouros na televisão brasileira.

1958

Inaugurada a TV Cultura, em São Paulo.

1959

Surge, no Rio de Janeiro, a TV Continental. Dos mesmos donos da Rádio Continental, a emissora nasceu com os equipamentos mais modernos da época e contava com um departamento de cinema.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)