Por Memória Globo

Acervo/Globo

A popularização da internet e o fortalecimento da TV por assinatura (a partir de 2004) abrem novas possibilidades de consumir entretenimento e informação. É a era da convergência midiática. A consolidação do processo de digitalização, iniciado nos anos 1990, altera formas de produzir televisão no Brasil. Foram marcos desse processo a chegada da tecnologia de alta definição (HD) para captação e transmissão de imagem e vídeo, inaugurada pela Globo em 1999; e a implantação do novo sistema de transmissão digital, que unia qualidade estética à interatividade. Os reality shows, que se popularizam no período, são expressão destas mudanças: com programas na TV aberta, podem ser consumidos sob câmeras exclusivas via sistema de pay-per-view, seu resultado, interativo, é decidido pelo público por telefone ou internet.

A televisão digital, ela vai melhorar a qualidade da imagem. Nós estamos vivendo nesse ano 2000 a decisão de se implantar no Brasil um sistema de televisão digital. É uma coisa muito difícil para nós não atropelarmos o mercado. As tecnologias, elas vêm primeiro: televisão digital vai melhorar a qualidade.”
— Boni, vice-presidente de Operações 1980-1998.

2000

Em abril, o 'Jornal Nacional' passa a ser apresentado de dentro da redação, em um formato único no mundo. Jô Soares volta à Globo para comandar o 'Programa do Jô', depois de 13 anos à frente de seu próprio programa no SBT, o 'Jô Soares Onze e Meia'. Baseado no programa norte-americano 'Survivor', a Globo lança o primeiro reality show do Brasil: 'No Limite'. A novela 'Laços de Família', de Manoel Carlos, emociona o público ao abordar a leucemia. Luciano Huck, que já fazia sucesso na Bandeirantes, estreia na Globo com o 'Caldeirão do Huck', enquanto Serginho Groisman vem do SBT para apresentar o 'Altas Horas'.

Às vezes, a pessoa fala: ‘O que é o humor antigo e o humor novo?’ Não existe isso. Existe o humor bom e o humor ruim. O meu humor tem sempre um fundo político, uma observação do cotidiano do Brasil. O homem é político, queira ou não.”
— Jô Soares, humorista e apresentador.

2001

O seriado de 1972, 'A Grande Família', ganha nova versão na Globo. O Brasil, assim como o resto do mundo, assiste, ao vivo, pela televisão, o choque de aviões contra os prédios do World Trade Center, em Nova York. Em outubro, estreia a novela 'O Clone', de Gloria Perez.

2002

Estreia a versão brasileira do reality show 'Big Brother Brasil', da holandesa Endemol. Uma nova legislação eleitoral facilita a realização de debates para a Presidência da República, o que é feito por Globo, Bandeirantes e Record. A Globo leva os candidatos para a bancada de seus mais importantes telejornais para discutir suas propostas.

Uma nova legislação eleitoral facilita a realização de debates para a Presidência da República, o que é feito pela emissoras Globo, Bandeirantes e Record. A Globo leva os candidatos para a bancada de seus mais importantes telejornais para discutir suas propostas.

2003

Morre, no dia 6 de agosto, o jornalista Roberto Marinho, fundador da TV Globo. É também o ano de 'Chocolate com Pimenta'. A novela de Walcyr Carrasco faz sucesso na faixa das 18h e seria reprisada duas vezes no 'Vale a Pena Ver de Novo'.

2004

'Senhora do Destino', novela de Aguinaldo Silva, quebra recordes de audiência.

2005

A Globo entra no Guinness, o livro dos recordes, como a maior produtora de novelas do mundo.

2007

Com um clipe de 12 minutos, têm início as transmissões do sinal digital na TV brasileira, por meio de um pool de emissoras. Logo a seguir, a Globo leva ao ar seu primeiro programa com a nova tecnologia, a série 'Mundos Invisíveis', do 'Fantástico'. É lançado o Globosat HD, o primeiro canal 100% em alta definição da TV por assinatura no Brasil. Por meio de uma parceira entre a Globo e a portuguesa TV Cabo, entra no ar a TV Globo Portugal. No dia 2 de dezembro, nasce a TV pública brasileira: TV Brasil.

2008

Globosat lança o Megapix, canal voltado para a exibição de filmes e séries inteiramente dublados em português. 

2009

A novela 'Caminho das Índias', de Gloria Perez, vence o prêmio Emmy Internacional na categoria Melhor Novela. No primeiro dia de outubro, entra no ar o Multishow HD, que futuramente se tornaria Bis, com programação dedicada à música, incluindo shows, documentários, biografias e séries em alta definição.

Escrever sobre a Índia foi uma forma de refletir sobre como se unia um mundo globalizado, com alto avanço tecnológico, e os valores de uma cultura milenar, dominando a vida cotidiana. 'Caminho das Índias' foi um grande acerto. O Emmy cristalizou esse trabalho. Todo mundo fez com muita paixão, foi um trabalho muito bonito.”
— Gloria Perez, autora.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)