Por Memória Globo

Acervo/Globo

Nos anos 1980, com o recrudescimento da censura aos meios de comunicação, programas de cunho popular ganham, paulatinamente, mais espaço na televisão. Paralelamente, despontam produtos de humor ácido e satírico voltados para o público jovem, principalmente na Globo, com os programas 'Armação Ilimitada' e 'TV Pirata'. Ao mesmo tempo, o investimento em tecnologia de captação e transmissão de imagem e vídeo agiliza os processos de trabalho, beneficiando principalmente o jornalismo. A cobertura jornalística que acompanhou o processo de democratização, culminando na primeira eleição geral para a Presidência da República deslocou a televisão para o centro do debate político.

1980

A programação da Globo é diversificada com a introdução de dois novos programas. Logo em janeiro, o 'Globo Rural' estreia com notícias do campo. Três meses depois, é a vez do 'TV Mulher', voltado ao público feminino. Também entra no ar o 'Vale a Pena Ver de Novo', faixa da programação destinada a reprises de dramaturgia.

1981

A Globo vence o prêmio Emmy Internacional com o musical 'A Arca de Noé', exibido no ano anterior. Além disso, implanta um sistema de computação gráfica tridimensional, uma grande inovação na época.

'Vinicius Para Criança - A Arca de Noé' (1980): Abertura

'Vinicius Para Criança - A Arca de Noé' (1980): Abertura

É criado o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

1982

Mais um Emmy Internacional para a Globo, desta vez na categoria Arte Popular, com o especial 'Morte e Vida Severina'. Exibido no ano anterior, o programa foi produzido a partir do poema de João Cabral de Mello Neto. Neste ano, a Globo faz sua primeira minissérie: 'Lampião e Maria Bonita'. TV Bandeirantes passa a fazer transmissões via satélite.

Tania Alves e Nelson Xavier em 'Lampião e Maria Bonita', 1982 — Foto: Acervo/Globo

1983

Na Globo, o ano começa com a estreia dos chamados Praças TV: os telejornais locais 'SPTV' (São Paulo), 'RJTV' (Rio de Janeiro), 'NETV' (Região Nordeste), 'MGTV' (Minas Gerais) e 'DFTV' (Distrito Federal). 'Guerra dos Sexos', novela de Silvio de Abreu, consolida o perfil cômico do horário das 19h.

Paulo Autran e Fernanda Montenegro em 'Guerra dos Sexos – 1ª versão', 1983 — Foto: Agência O Globo

Roberto Marinho recebe o Emmy de Personalidade do Ano em Televisão. No dia 5 de junho, têm início as transmissões da Rede Manchete de Televisão. No SBT, estreia o 'Domingo Legal', programa comandado por Gugu Liberato, que até então apresentava o 'Viva a Noite'.

1985

Inspirada na estética do videoclipe, que começava a conquistar o público brasileiro dez anos após seu surgimento nos Estados Unidos, a Globo lança o seriado 'Armação Ilimitada'. Dez anos também separam a estreia de 'Roque Santeiro', novela de Dias Gomes, da sua primeira versão, censurada pela ditadura logo antes da programação de ir ao ar. O último capítulo chegou a bater 100% de audiência.

Eu me apaixonei antes de ler. Tive essa grande sorte de fazer Armação Ilimitada. O programa foi pensado também para romper certos limites, preconceitos, tabus”.
— Andréa Beltrão, atriz

Kadu Moliterno e André di Biasi em 'Armação Ilimitada' — Foto: Acervo/Globo

Decreto nº 91.837 regulamenta serviços de radiodifusão, proibindo fundadores e emissoras de transferir controle acionário de empresas antes de cinco anos.

1986

Em parceria com a Unicef, a Globo lança a campanha 'Criança Esperança', voltada a menores carentes. Para todos os tipos de “baixinhos”, a emissora traz da Rede Manchete Xuxa Meneghel, que estreia com o 'Xou da Xuxa'.

1988

A novela 'Vale Tudo', de Gilberto Braga, sintonizou o público em um dos crimes mais famosos da teledramaturgia: “quem matou Odete Roitman?”. Enquanto isso, a TV fazia troça de si mesma no humorístico 'TV Pirata'.

Beatriz Segall e Nathalia Timberg em 'Vale Tudo', 1988 — Foto: Bazilio Calazans/Memória Globo

Em outubro, é promulgada a nova Constituição brasileira, que modifica o sistema de concessões de canais de rádio e TV, sem, no entanto, acabar com a exclusividade da União. Com ela, fica, finalmente, determinado o fim da censura. O decreto nº 95.744 regulamenta o serviço de televisão por assinatura.

1989

A TV por assinatura chega ao Brasil, com o Canal +, em março. A primeira emissora do gênero transmitia, via satélite, a programação da rede americana ESPN. A Globo contrata Fausto Silva, que, desde 1984, primeiro na TV Record, depois da TV Bandeirantes, fazia sucesso com o programa 'Perdidos na Noite'. Em março, estreia o 'Domingão do Faustão'. No ano da primeira eleição direta para a Presidência da República, vai ao ar a novela 'O Salvador da Pátria', de Lauro César Muniz.

Lima Duarte em 'O Salvador da Pátria' — Foto: Bazilio Calazans/Memória Globo

Existe um certo preconceito, uma certa hipocrisia, só que o programa de auditório é o único lugar onde há verdade na televisão. Ali a emoção não é fictícia. Ali o artista, que está acostumado a ficar dentro do estúdio, gravando a novela, tem contato com o público dele. Ele recebe o aplauso, recebe a crítica. Ali, no programa de auditório, você tem calor humano. É o momento em que o anônimo tem os seus minutos de fama, de artista. É ali que o artista pode fazer um jogo, uma brincadeira com o seu fã.”
— Fausto Silva, apresentador.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)