Abertura da novela 'Viver a Vida' (2009).
A trama central mostra a história de Helena (Taís Araújo), top model de renome internacional que, no auge da carreira, por volta dos 30 anos, decide largar a profissão para se casar com o sedutor Marcos (José Mayer), empresário do ramo hoteleiro, por quem se apaixona perdidamente. Ele é 20 anos mais velho, recém-divorciado da ex-modelo Teresa (Lilia Cabral) e pai das jovens Luciana (Alinne Moraes), Isabel (Adriana Birolli) e Mia (Paloma Bernardi) – esta última, filha adotiva. Ao longo da trama, Luciana, jovem mimada que nunca precisou batalhar por nada na vida, transforma-se em símbolo da luta pela superação após sofrer um acidente e ficar tetraplégica. A partir do grave acidente, o público acompanha a lenta recuperação de Luciana e sua luta para não esmorecer. Sempre acompanhada pela enfermeira Laura (Arieta Corrêa) e pela fisioterapeuta Larissa (Patrícia Carvalho Oliveira). A tragédia muda sua visão do mundo e a faz repensar sua vida, fazendo-a, inclusive, romper o namoro com o arquiteto Jorge (Mateus Solano), com quem havia feito planos de casamento antes da tragédia.
Autoria: Manoel Carlos | Colaboração: Angela Chaves, Claudia Lage, Daisy Chaves, Juliana Peres, Maria Carolina Campos de Almeida | Direção: Adriano Melo, Teresa Lampreia, Maria Rodrigues, Leonardo Nogueira, Frederico Mayrink, Luciano Sabino | Direção-Geral: Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti | Núcleo: Jayme Monjardim | Período de exibição: 14/09/2009 – 15/05/2010 | Horário: 21h | Nº de capítulos: 209
Trama Principal
A trama central mostrou a história de Helena (Taís Araújo), top model de renome internacional que, no auge da carreira, por volta dos 30 anos, decide largar a profissão para se casar com o sedutor Marcos (José Mayer), empresário do ramo hoteleiro, por quem se apaixona perdidamente. Ele é 20 anos mais velho, recém-divorciado da ex-modelo Teresa (Lilia Cabral) e pai das jovens Luciana (Alinne Moraes), Isabel (Adriana Birolli) e Mia (Paloma Bernardi) – esta última, filha adotiva.
Tramas Paralelas
Uma das tramas que conferiram leveza à novela envolve o triângulo formado por Betina (Letícia Spiller), seu marido Gustavo (Marcello Airoldi) e a prima dela, a conceituada jornalista de Economia Malu Trindade (Camila Morgado), que apresenta boletins econômicos em um programa na TV. Bonita e atraente, Betina tem um pensamento moderno, apesar da caretice de Gustavo, mas sempre foi fiel ao marido. Ele, porém, assedia insistentemente Malu, a prima de sua mulher.
Personagens
HELENA (Taís Araújo) – Filha de Edite (Lica Ribeiro) e Oswaldo (Laércio de Freitas), irmã de Sandra (Aparecida Petrowki) e (Michel Gomes). Top model de renome internacional. Está no auge da carreira, aos quase 30 anos. Criada em Búzios, balneário do Rio de Janeiro, foi para a capital ainda na adolescência, onde iniciou sua carreira.
Ações Socioeducativas
A superação das adversidades foi a grande aposta da novela, tendo como mote o drama sofrido por Luciana (Alinne Moraes). A exemplo de 'Páginas da Vida' (2006), novela anterior que também levou as assinaturas de Manoel Carlos e Jayme Monjardim, 'Viver a Vida' apresentava um depoimento real ao final de cada capítulo. Anônimos e eventuais personalidades – como Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza – apareceram no ar, contando como superaram tragédias pessoais. O depoimento escolhido para ir ao ar no último capítulo foi apontado como um dos mais emocionantes de toda a novela: o do maestro João Carlos Martins. Na cena final, todo o elenco, integrantes da equipe de produção, o autor, suas colaboradoras e vários cadeirantes assistiram, no estúdio, a uma apresentação do maestro regendo a orquestra Bachiana Jovem e o coral de crianças de Carapicuíba.
Produção
'Viver a Vida' teve cenas gravadas no Oriente Médio e na Europa. Uma equipe de 27 profissionais da TV Globo, entre atores, diretores e produtores, passou 46 dias trabalhando em três países. Israel marcou o início dos trabalhos, com os atores Thiago Lacerda, Rodrigo Hilbert, Thianna Bialli e Natasha Haydt.
Curiosidades
Taís Araújo interpretou na trama a primeira protagonista negra de uma novela das oito da Globo. A escolha de Taís Araújo para viver a protagonista da novela foi considerada um marco na história da teledramaturgia brasileira. Segundo o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo, autor do documentário 'A Negação do Brasil' (2000), sobre a trajetória dos personagens negros nas novelas brasileiras, e que resultou no livro 'A Negação do Brasil – O Negro na Telenovela Brasileira' (2000), a importância se deve não somente ao fato de ela ser a primeira protagonista negra no horário nobre, mas também pelo tratamento inédito dado à personagem, que não estava inserida em um contexto branco. Helena tinha uma família negra, em que cada integrante tinha sua história própria. A valorização dos cabelos crespos da atriz também foi aplaudida. A personagem dela foi a oitava Helena criada por Manoel Carlos em suas novelas.
Trilha Sonora
'Sei Lá, a Vida tem Sempre Razão', de Tom Jobim e Miúcha, com participação de Chico Buarque, foi o tema de abertura de 'Viver a Vida'. A trilha sonora contou com sucessos da MPB nas vozes de Milton Nascimento, Cássia Eller, entre outros. Na trilha sonora internacional, 'I look to you', sucesso de Whitney Houston, foi destaque.
'Viver a Vida' (2009): cena em que Helena (Taís Araújo) e Luciana (Alinne Moraes) desfilam.
'Viver a Vida' (2009): cena final da novela, com o depoimento do maestro João Carlos Martins.
Cenas Marcantes
'Viver a Vida' (2009): cena em que Luciana (Alinne Moraes) cai durante um desfile e culpa Helena (Taís Araújo).
'Viver a Vida' (2009): cena em que, após um desfile em Petra, Luciana (Alinne Moraes) sofre um grave acidente.
'Viver a Vida' (2009): cena em que Luciana (Alinne Moraes) recebe a notícia que ficará tetraplégica.
'Viver a Vida' (2009): cena em que Helena (Taís Araújo) implora pelo perdão de Teresa (Lilia Cabral).
'Viver a Vida' (2009): cena em que Renata (Bárbara Paz) bebe e se exercita sem comer, desmaiando. Com Miguel (Mateus Solano) e Ellen (Daniele Suzuki).
'Viver a Vida' (2009): cena em que Teresa (Lilia Cabral) não deixa Luciana (Alinne Moraes) esmorecer diante do desafio imposto por portar necessidades especiais.
'Viver a Vida' (2009): cena em que Jorge (Mateus Solano) acusa Miguel (Mateus Solano) de assédio e eles brigam.
'Viver a Vida' (2009): cena em que Miguel (Mateus Solano) e Luciana (Alinne Moraes) namoram.
'Viver a Vida' (2009): cena em que Dora (Giovanna Antonelli) vê o resultado do teste de paternidade: Maradona (Mário José Paz) – e não Marcos (José Mayer) – é o pai da criança.
'Viver a Vida' (2009): cena do parto de Luciana (Alinne Moraes). Ela e Miguel (Mateus Solano) têm um casal de gêmeos.
'Viver a Vida' (2009): cena em que Luciana volta a desfilar
Fontes