'Viver a Vida', novela contemporânea ambientada no Rio de Janeiro, apresentou como mote o tema da superação. Como em sua novela anterior, 'Páginas da Vida' (2006), o autor Manoel Carlos voltou a associar entretenimento a mensagens de esperança e crença em uma vida feliz, a despeito das dificuldades e das tragédias pessoais. A trama central mostrou a história de Helena (Taís Araújo), top model de renome internacional que, no auge da carreira, por volta dos 30 anos, decide largar a profissão para se casar com o sedutor Marcos (José Mayer), empresário do ramo hoteleiro, por quem se apaixona perdidamente. Ele é 20 anos mais velho, recém-divorciado da ex-modelo Teresa (Lilia Cabral) e pai das jovens Luciana (Alinne Moraes), Isabel (Adriana Birolli) e Mia (Paloma Bernardi) – esta última, filha adotiva. Ao longo da trama, Luciana, jovem mimada que nunca precisou batalhar por nada na vida, transforma-se em símbolo da luta pela superação após sofrer um acidente e ficar tetraplégica.
Helena é filha de Edite (Lica Oliveira) e Oswaldo (Laércio de Freitas), e irmã de Sandrinha (Aparecida Petrowki) e Paulo (Michel Gomes). Os pais são separados, e Edite vive com Ronaldo (César Melo), com quem administra uma pousada em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, onde criou os filhos. Helena foi para a capital ainda na adolescência, para iniciar sua carreira de modelo. A maturidade precoce a colocou no centro da família. Teve dois romances marcantes, mas sempre colocou a carreira em primeiro plano. Independente, mas dedicada aos pais e aos irmãos, Helena está sempre envolvida nos problemas da família.Após se casar com Marcos, Helena tem de enfrentar o rancor de Teresa, que, embora tenha optado pelo divórcio por estar cansada das traições do marido, ainda o ama; e também a rivalidade da inexperiente Luciana, modelo em início de carreira, que sonha conquistar glamour e sucesso no mundo da moda, e inveja sua posição. Além disso, Luciana não a aceita como madrasta – principalmente por ciúmes do pai.
A relação de Helena e Luciana é conflituosa. Enquanto a primeira tenta se aproximar da enteada, esforçando-se por ignorar seus comentários agressivos e infantis, Luciana não perde a oportunidade de maltratá-la – mesmo depois que a top model, com seu prestígio e contatos no mundo da moda, consegue fazer com que ela seja chamada para participar de eventos de moda, inclusive um desfile internacional. Graças a Helena, Luciana é selecionada para fazer seu primeiro trabalho fora do Brasil. As duas viajam para a França e o Oriente Médio em companhia de Osmar (Marcelo Valle), agente e produtor dos desfiles. Um desfile em Petra, na Jordânia, marcará a despedida de Helena das passarelas.
Já instaladas em Petra, madrasta e enteada conhecem os aventureiros Bruno (Thiago Lacerda) e Felipe (Rodrigo Hilbert), dois amigos brasileiros que rodam o mundo em busca de novas experiências. Luciana se encanta por Bruno, fotógrafo que vende suas fotos para revistas especializadas em turismo e esporte. Ele se interessa por Helena, mas acaba trocando um beijo com Luciana, que fica encantada. As duas têm uma forte discussão no dia do retorno para o Brasil, porque Helena, preocupada com Luciana, tenta frear seus impulsos e chamá-la à responsabilidade.
Descontente com tamanho zelo, Luciana discute com Helena e diz que não quer ser tratada como sua filha. Para piorar, sugere à rival engravidar do pai dela, para compensar o filho que a modelo abortou do ex-namorado em nome da carreira. Helena fica tão perturbada pelas palavras duras de Luciana que lhe dá um tapa na cara, e recusa-se a viajar no mesmo carro que ela, obrigando a filha de Marcos a dividir o ônibus com as outras modelos. Durante a noite, na estrada, o motorista do ônibus perde a direção e o veículo capota. Luciana, que estava sem cinto, é jogada de um lado para o outro e bate com a cabeça. Hospitalizada, constata-se que ela perdeu os movimentos de braços e pernas.
Helena fica arrasada com a tragédia e passa a se culpar pelo ocorrido. As reações de Marcos e Teresa não ajudam muito. Ele fica temporariamente distante e frio com a esposa, e Teresa não perdoa Helena por ter discutido com Luciana, o que a levou a viajar no ônibus – especialmente porque, antes da viagem, Teresa havia pedido a Helena que cuidasse de sua filha. Em uma das cenas mais comentadas da novela, Teresa vai à casa de Helena tirar satisfações e, embora esta se ajoelhe, pedindo perdão por não ter cumprido a promessa, a ex-modelo revela sua revolta e a esbofeteia.
A situação se torna mais desconfortável quando Helena descobre que está grávida e mal pode comemorar sua felicidade, por conta da tragédia vivida pela família de Marcos. Com a gravidez da esposa, Marcos e Helena se reaproximam, mas a modelo acaba perdendo o bebê. Luciana também leva muito tempo para perdoar Helena, mas acaba se mudando para a mansão para viver ao lado do pai e da madrasta.
A partir do grave acidente, o público acompanha a lenta recuperação de Luciana e sua luta para não esmorecer. Sempre acompanhada pela enfermeira Laura (Arieta Corrêa) e pela fisioterapeuta Larissa (Patrícia Carvalho Oliveira), Luciana é obrigada a fazer exercícios diários e, aos poucos, recupera o movimento dos braços e apresenta evoluções, como aprender a comer e a movimentar sua cadeira de rodas sozinha, e até escrever. A tragédia muda sua visão do mundo e a faz repensar sua vida, fazendo-a, inclusive, romper o namoro com o arquiteto Jorge (Mateus Solano), com quem havia feito planos de casamento antes da tragédia. Jorge é um homem responsável, trabalhador e com valores rígidos, que sempre tentou dissuadir Luciana de seguir a profissão de modelo, por não gostar do mundo de aparências e holofotes.
Paralelamente a essas tramas, os amigos Bruno e Felipe chegam ao Rio de Janeiro. Os dois se hospedam na casa de Silvia (Patrícia Naves), mãe de Bruno, e logo passam a interagir com o núcleo de Helena e Luciana. Bruno, que na Jordânia já ficara balançado por Helena, não consegue mais tirá-la da cabeça ao reencontrá-la. Felipe se apaixona por Renata, dando-lhe toda a atenção que ela cobra de Miguel, embora apenas como amigo. Bruno começa a fotografar campanhas pela produtora de Osmar, e Felipe vira modelo fotográfico, fazendo alguns trabalhos ao lado de Renata.
Os problemas de Helena não terminam aí. Bruno, após tantos anos sem saber a identidade de seu pai – ele foi criado apenas pela mãe, Silvia, ex-modelo abandonada pelo namorado quando ficou grávida –, descobre que é filho de Marcos. Silvia, há algum tempo, já vinha incentivando o filho a procurá-lo, mas o rapaz nunca suspeitou que aquele homem que a mãe identificou como seu pai era o marido de Helena, e pai de Luciana. Com a descoberta, Helena decide se afastar do fotógrafo. Mais tarde, porém, os dois assumem o que sentem e reatam o romance.
Marcos, que sempre quis ter um filho homem, é pego de surpresa com a revelação. Pai e filho, contudo, não se entendem: Bruno carrega a mágoa de ter sido criado sem pai e a revolta pelo sofrimento por que passou sua mãe. Isabel e Mia, porém, ficam felizes por ganhar um irmão bonito e bacana como Bruno. Já Luciana, apesar de um mal estar inicial ao saber que Bruno e Helena estão juntos – a princípio, ela acha que o romance da ex-madrasta com o fotógrafo começou em Petra, o que teria gerado a discussão e o consequente acidente que a deixou tetraplégica –, acaba acreditando nos dois e acolhendo o irmão.
Além da luta diária para lidar com suas próprias limitações, Luciana também enfrenta as idas e voltas do amor. Ao longo da trama, Ingrid desestimula a relação de Jorge com a moça, por ela ter se tornado cadeirante. Preocupada com o futuro do filho e com as dificuldades que ele enfrentará ao lado de uma mulher deficiente – e que, segundo ela, não poderá lhe dar filhos –, ela tenta, o tempo todo, demovê-lo da ideia de se casar com Luciana. Mais consciente de seus sentimentos, Luciana descobre que não ama Jorge e decide dar um fim ao relacionamento.
Miguel e Luciana sobem ao altar na penúltima semana de exibição da novela, tendo como padrinhos Helena e Bruno e Ellen e Ricardo. Ingrid, que estava relutante em ir ao casamento que nunca aprovou, aparece na última hora para participar da cerimônia. Os noivos viajam em lua de mel para Paris. Ariane e Jorge se casam em cerimônia realizada numa vila de Botafogo, onde Jorge comprou uma casa para morar com a médica e seu filho Gabriel. Paixão se despede de Jorge para voltar a morar em Brasília, sua cidade natal. Antes, porém, revela ao patrão que sempre foi apaixonada por ele. Suzana também deixa claro que era interessada no sócio ao dar-lhe um beijo quente de despedida antes de viajar, a trabalho, para passar uma temporada no Canadá. As duas desejam felicidades ao amigo. No último capítulo, Luciana descobre que está grávida e, após uma passagem de tempo na trama, dá à luz um casal de gêmeos.
Dora recebe o resultado do exame de DNA e, antes de abrir o envelope, conta toda a verdade a Garcia, para que, dali em diante, não haja mais nenhum segredo entre eles, nem motivos para desconfiança. O resultado mostra que Garcia é o verdadeiro pai de seu filho. Os dois choram e se abraçam, certos de que formam uma família feliz, junto com Rafaela.
Marcos fica aliviado com o resultado do exame de DNA e, no final da novela, aparece ao lado de Teresa, assistindo ao desfile de moda que marca a volta de Helena e Luciana à passarela. Luciana desfila na cadeira de rodas. Na última semana da trama, o empresário enviara flores à ex-mulher e a beijara, depois de se declarar muito solitário. Teresa estava envolvida com um antigo amigo, o francês Jean-Marie (Jean-Pierre Noher), mas, apesar da intenção de ir a seu encontro em Paris, ela não viaja.
Na última cena da trama, enquanto Helena e Luciana desfilam, Miguel segura os gêmeos, e Bruno segura a filha que teve com Helena.
Jorge (Mateus Solano) tem um irmão gêmeo que é o seu oposto, o médico Miguel (Mateus Solano), que faz residência no ramo da neurologia. Ele se aproxima cada vez mais de Luciana (Alinne Moraes) ao tornar-se seu médico e, como profissional e amigo, fazer o que pode para ajudar em sua recuperação. A proximidade dos dois irrita Jorge, que sempre teve ciúmes de Miguel com a namorada. Mesmo antes do acidente, Miguel e Jorge já se desentendiam. O arquiteto sempre carregou a mágoa de, por ser mais introspectivo e careta, sentir-se menos amado e festejado que Miguel, inclusive pelos próprios pais. Miguel sempre foi alegre, brincalhão e piadista, do tipo que não esquenta muito a cabeça com os problemas. E Luciana já era um dos pivôs das brigas violentas entre os dois, que trocaram socos e agressões durante toda a trama, com Miguel, invariavelmente, fazendo troça dos ciúmes de Jorge. Em um dos inúmeros confrontos por causa de Luciana, Jorge chega a jogar o carro em cima de Miguel. Em outra cena, crava uma espátula na mão do irmão.
Jorge e Miguel são filhos de Ingrid (Natália do Vale) e Leandro (Nelson Baskerville). Os dois são superprotegidos pela mãe que, apesar de moderna e independente, está sempre se metendo na vida dos filhos e em seus romances, tratando-os como crianças, o que provoca muitos conflitos ao longo da trama. Leandro, o pai, é mais tranquilo, mas também vira alvo das broncas de Ingrid porque gosta de apostar em corridas de cavalos. Ingrid mantém em casa um estúdio fotográfico especializado em ensaios sensuais para mulheres que querem melhorar sua autoestima e oferecer as fotos aos seus maridos, amantes ou simplesmente se admirar.
Miguel namora a desequilibrada Renata (Bárbara Paz), com quem tem um relacionamento de altos e baixos. Ele não concorda com a forma com que ela lida com suas frustrações, e tenta ajudá-la a vencer a anorexia alcoólica – aspirante a modelo, a jovem substitui a alimentação pelo álcool, para não ganhar peso. Renata é insegura, tem baixa autoestima e protagoniza várias bebedeiras durante a novela, para desespero de sua mãe, Regina (Cris Nicolotti), mulher batalhadora, que joga cartas para prever o destino das pessoas. Miguel se mostra muito paciente com a namorada, por quem tem grande afeto, e a incentiva a fazer psicoterapia, além de estimular sua carreira quando ela consegue os primeiros trabalhos fotográficos, por intermédio de Osmar.
Depois do acidente de Luciana, no entanto, Miguel se coloca inteiramente disponível para sua paciente, acirrando os conflitos com Renata, que se sente cada vez mais abandonada e, desgostosa, tem recaídas com a bebida. Jorge, por sua vez, tem crises de ciúme ao perceber a amizade e o carinho entre o irmão e a namorada, e ameaça denunciar Miguel ao Conselho Regional de Medicina, sob a acusação de ele ter se aproveitado da condição de médico para seduzir Luciana. Com a ameaça de denúncia, não resta outra alternativa a Dr. Moretti (Lionel Fischer), médico-chefe do hospital, senão afastar Miguel do tratamento de Luciana, substituindo-o por Neto (Rafael Sieg).
Outros personagens também têm reviravoltas no decorrer da novela. Após muito sofrimento por não se sentir amada por Miguel (Mateus Solano) e vexames por causa do alcoolismo, Renata (Bárbara Paz) também surpreende o namorado com a decisão de romper a relação. Ela percebe que já não o ama e, algum tempo depois, aceita namorar Felipe (Rodrigo Hilbert), que continua a apoiá-la em suas crises e a ajuda a conquistar seu espaço como modelo.
Miguel e Luciana (Alinne Moraes), a essa altura grandes amigos e confidentes, iniciam um namoro depois que o médico revela sua paixão. Luciana também já estava apaixonada por ele, mas achou que a união dos dois seria um sonho impossível. Ao lado de Miguel, ela se sente mais à vontade e feliz do que fora com Jorge, que sempre privilegiou o trabalho e tinha uma visão mais sisuda do mundo. Ingrid volta a fazer com Miguel o mesmo que fez com Jorge, mas o médico não desiste de sua paixão. Ele e Luciana enfrentam a resistência de Ingrid, que chega a procurar a futura nora para fazê-la desistir do casamento.
O fim do namoro com Luciana deixa Jorge muito abalado e carente e, apesar de ser cobiçado por Suzana (Carolina Chalita) e Paixão (Priscila Sol), respectivamente sua sócia e sua estagiária no escritório de arquitetura, ele se envolve com Myrna (Aline Fanju), uma garota de programa que conhece em um bar. Os dois desenvolvem uma relação afetuosa e sincera mas, apesar de passarem algumas noites juntos e de Jorge, inclusive, assumir a relação – com a indesejável intromissão de Ingrid –, eles se tornam apenas grandes amigos. Myrna tem consciência de que o afeto de Jorge por ela está, em parte, relacionado à carência dele pela ruptura com Luciana.
Algum tempo depois, Jorge se aproxima da viúva Ariane (Christine Fernandes) e de seu filho, Gabriel (Caio Manhente), um menino inteligente e sensível, apaixonado por piano. As afinidades acabam por unir o casal – apesar, novamente, da desaprovação de Ingrid, que não se conforma como o relacionamento do filho com uma mulher que já tenha um filho. Para ela, a viúva só está interessada em arrumar um marido trouxa para cuidar dela e do filho.
Ariane era casada com Marcelo (Gustavo Trestine) e ficou viúva nos primeiros capítulos da novela. Ela é uma das melhores amigas de Helena, assim como Ellen (Daniele Suzuki) – com quem a modelo dividia o apartamento antes de se casar com Marcos – e a liberal Alice (Maria Luisa Mendonça).
A proximidade com Bruno (Thiago Lacerda) também deixa Helena (Taís Araújo) balançada, principalmente porque seu casamento não vai nada bem. Marcos (José Mayer) se mostra egoísta e possessivo, e não aceita que a mulher volte a trabalhar como modelo. O casal passa a brigar com frequência. Além disso, a essa altura, outra mulher já entrou na vida do empresário. Trata-se de Dora (Giovanna Antonelli), sobrinha de Matilde (Cyria Coentro), empregada de Marcos em sua casa de veraneio em Búzios.
Dora chega a Búzios com a filha Rafaela (Klara Castanho) para passar uma temporada na casa de Matilde, que mora com o marido, Onofre (Cláudio Jaborandy), e os filhos Soraia (Nanda Costa) e Flavinho (Leonardo Miggiorin). Rafaela é filha de Lucas (Rogério Romera), um ex-namorado que abandonou Dora quando ela ficou grávida. Em um de seus passeios pela cidade, Dora conhece Marcos. Ele está passando alguns dias sozinho no balneário e apresenta-se a ela como Alberto. Mesmo casado, o empresário, mulherengo notório, leva a moça para passear de lancha, e os dois fazem amor numa ilha deserta, voltando a se encontrar algumas vezes. O que Dora não sabe é que aquele homem encantador é marido de Helena, cuja vida ela salvou assim que chegou à cidade, quando a top model quase se afogou no mar. Helena ficou muito agradecida pela atitude de Dora e prometeu levá-la para trabalhar com ela no Rio de Janeiro, assim que a reforma de sua casa – a mansão onde Marcos morava com Teresa e as filhas – fosse finalizada.
Enquanto o sonho de morar no Rio não se concretiza, Dora vai trabalhar no restaurante do argentino Garcia (Mário José Paz) – a quem chama carinhosamente de Maradona –, e este logo se encanta por ela e por Rafaela, arranjando-lhe um quarto em sua casa. Rafaela também cai de amores por ele, a quem passa a considerar como o pai que nunca conheceu – a menina nunca foi registrada e fica ressentida ao descobrir que, em sua certidão de nascimento, consta “pai desconhecido”. Dora deixa claro que não quer ter com Garcia mais do que uma relação de amizade. Uma noite, porém, ela bebe muito e os dois fazem amor. Meses mais tarde, ela descobre que está grávida.
Dora não pensa duas vezes quando é chamada por Helena para trabalhar em sua casa no Rio, como sua secretária, e morar com Rafaela na casa de hóspedes, anexa à mansão. Lucas, o verdadeiro pai de Rafaela, aparecera em Búzios e passara a ameaçar Dora em troca de dinheiro, dando a entender que poderia fazer algum mal a Garcia e à menina. Essa foi mais uma razão para que ela resolvesse sair da cidade. Dora não conta a Helena sobre sua gravidez. Ela não sabe nem dizer quem é o pai da criança, se Marcos ou Garcia; ainda não sabe, também, que o homem que conheceu como Alberto é o marido de Helena.
Quando Helena apresenta Marcos a Dora, os dois têm um choque, mas mantêm as aparências para que o segredo não venha à tona. O empresário acredita que Dora quer dar-lhe um golpe, principalmente quando ela conta da gravidez, e fica muito irritado com sua presença na mansão, mas não revela nada à mulher. Embora seja rude com a moça, ele não contém a atração que sente por ela e passa a assediá-la dentro de casa. Dora tenta, mas não consegue resistir às investidas de Marcos. Para Helena, ela conta que está grávida de Garcia. E diz o mesmo ao argentino, que está cada vez mais envolvido com ela e Rafaela, a ponto de registrar a menina como pai.
No decorrer da história, Lucas tenta intimidar Garcia, sem sucesso, até que põe fogo em seu restaurante. Dora volta para Búzios e, sensibilizada, ajuda o argentino a reconstruir seu negócio. Ela rompe definitivamente com Marcos, mas não conta nada do que houve a Garcia, com receio de sua reação. Decidida, porém, a encarar as consequências, Dora pressiona Marcos a fazer um exame de DNA assim que seu filho nascer, para saber quem é o pai da criança. Ela tem certeza de que o bebê é do empresário.
Embora alheia ao envolvimento de Marcos e Dora, Helena está cada vez mais desencantada pelo marido, e é com muito custo que contém sua atração por Bruno. Rafaela flagra um beijo entre a modelo e o fotógrafo e passa a fazer chantagem com a dona da mansão, querendo que Helena despeça Dora para que elas possam voltar a Búzios. A menina nunca quis ir para o Rio, e sonha voltar a morar com Garcia e a mãe no litoral. Quando Dora decide ir embora por conta própria, Helena se sente aliviada. Mas continua fiel ao marido, resistindo ao desejo de entregar-se a Bruno. O casamento, que já ia mal, dura pouco. Após mais uma discussão em que Marcos reprova a decisão da mulher de voltar a trabalhar, ela decide se separar e deixa a mansão, surpreendendo o empresário.
Após a separação, Helena finalmente fica com Bruno. De passagem pela mansão de Marcos, ela flagra uma conversa comprometedora entre ele e Dora, que está de passagem pelo Rio e não sabia da separação do casal. Sem saída, Dora conta toda a verdade a Helena, que fica enojada com a revelação.