Helena (Taís Araújo), jovem modelo de sucesso, decide se despedir das passarelas para casar-se com o empresário Marcos (José Mayer). O romance não é bem visto pela filha de Marcos, a modelo Luciana (Alinne Moraes), que conta com o apoio de sua mãe, Tereza (Lilia Cabral).
'Viver a Vida' apresentou ao público o trio cômico Betina (Letícia Spiller), seu marido Gustavo (Marcello Airoldi) e a prima dela, a conceituada jornalista (Camila Morgado). Rígido e machista, Gustavo vive assediando a prima de sua esposa.
Taís Araújo viveu sua primeira protagonista do horário das 20h, assim como a primeira Helena negra de Manoel Carlos. As histórias dos personagens eram atravessadas por ações socioeducativas, como no caso de Luciana (Alinne Moraes) e Renata (Bárbara Paz).
Alinne Moraes emocionou os telespectadores ao interpretar Luciana. As adaptação à sua nova realidade após ficar paraplégica virou tema de discussões na trama, informando o público à medida que a personagem descobria mais sobre si com profissionais e os novos amigos.
'Viver a Vida' teve cenas gravadas no Oriente Médio e na Europa. Uma equipe de 27 profissionais da TV Globo, entre atores, diretores e produtores, passou 46 dias trabalhando em três países. No Brasil, além do Rio de Janeiro, a novela teve como cenário a cidade litorânea de Búzios e a Favela Santa Marta, na zona sul carioca.
A novela de Manoel Carlos confirmou o talento de jovens atores como Mateus Solano, Alinne Moraes e Bárbara Paz (em seu primeiro papel na TV Globo), destacou mais uma vez a versatilidade de veteranas como Natália do Vale e Lilia Cabral, e revelou novatas como Adriana Birolli e Nanda Costa.
'Sei Lá, a Vida tem Sempre Razão', de Tom Jobim e Miúcha, com participação de Chico Buarque, foi o tema de abertura de 'Viver a Vida'. A trilha sonora contou com sucessos da MPB nas vozes de Milton Nascimento, Cássia Eller, entre outros. Na trilha sonora internacional, 'I look to you', sucesso de Whitney Houston, foi destaque.