A novela se passa entre os anos de 1938 e 1946 e é ambientada em Serranias, fictícia cidade no interior de Minas Gerais fundada por imigrantes irlandeses no século XVIII. A principal trama gira em torno da família do irlandês Max Sullivan (Werner Schünemann), sua esposa Marta (Adriana Rabelo) e as filhas, Eva (Malu Mader) e Nina (Maria Flor).
A barbearia Zequinha (Isaac Bardavid) é ponto de encontro de diversos personagens da novela. Marido de Inácia (Aracy Balabanian), a fiel governanta dos Sullivan, são pais de Lucas (Cauã Reymond), Miguel (Marco Pigossi) e Bruno (Thiago de Los Reyes). Na casa da família, vive ainda dona Chica (Cleyde Yáconis), costureira da cidade.
Mulher do médico Rafael (Luís Melo) e mãe de Elisa (Milena Toscano), Zilda (Cassia Kis) é uma mulher orgulhosa e vaidosa, sendo muito frustrada por ter passado a vida em Serranias. Tem ciúmes da dedicação do marido à família Sullivan e, particularmente, de Pérola (Eliane Giardini). Possui poderes de feiticeira e os usa para o mal.
Eterna Magia teve cenas gravadas na Irlanda, berço da cultura celta. Cerca de 20 profissionais da TV Globo, entre diretores, equipe técnica e elenco, foram a Dublin para gravar os primeiros capítulos da novela. Filtros digitais deram um clima lúdico às imagens.
A equipe de Eterna Magia participou de um workshop sobre temas relacionados com o enredo da novela, como lendas celtas, druidas, mitologia, magia e deuses. Ao final, Maria Flor, Thiago Lacerda, Cauã Reymond e Daniel Erthal participaram de uma apresentação de danças típicas irlandesas
Canções de Dorival Caymmi, Ary Barroso, Lamartine Babo, Elis Regina, Silvio Caldas, Orlando Silva e Dalva de Oliveira fizeram sucesso na trilha sonora de Eterna Magia.