Por Memória Globo

Renato Rocha Miranda/Globo

Thiago Lacerda em Eterna Magia, 2007 — Foto: Márcio de Souza/Globo

CONRADO O’NEILL (Thiago Lacerda) – Filho de Regina (Giulia Gam), mas que acaba sendo criado por Loreta (Irene Ravache) e Joaquim (Osmar Prado) como se fosse filho deles. No início da novela, é noivo de Nina (Maria Flor). Tem um carinho muito grande por Loreta, ficando ao seu lado quando Joaquim a abandona para viver com Regina. A separação dos pais traz dificuldades que o obrigam a abandonar os estudos. Torna-se taciturno, meio rude e passa a ter poucos amigos. Mesmo apaixonado por Nina, vê seus sentimentos e sua vida virarem pelo avesso com a volta de Eva (Malu Mader) a Serranias.

Maria Flor em Eterna Magia, 2007 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

NINA SULLIVAN (Maria Flor) – Filha de Max Sullivan (Werner Schünemann) e Marta (Adriana Rabelo) e meia-irmã de Eva (Malu Mader). Nina é uma jovem muito bonita, tem um temperamento alegre e é um tanto ingênua na primeira fase da novela. Na segunda parte, depois de sofrer uma grande decepção – sua irmã seduziu seu noivo, Conrado (Thiago Lacerda) –, ela muda radicalmente. Herdou de suas antepassadas um dom excepcional para a magia, mas recusa-se a usá-lo. Conflitos com Eva, no entanto, motivam-na a lutar pela própria felicidade usando as armas que tem a seu alcance. Nutre por Conrado um grande amor, que se transforma em ódio durante algum tempo. Até se envolve com Lucas (Cauã Reymond), mas não esquece o antigo noivo.

Werner Schünemann em Eterna Magia, 2007 — Foto: Kiko Cabral/Globo

MAXIMILIAN SULLIVAN (Werner Schünemann) – Pai de Eva (Malu Mader) e de Nina (Maria Flor) e viúvo de Marta (Adriana Rabelo). O irlandês de Dublin chegou ao Brasil já formado em Geologia. Foi quando conheceu Marta, por quem se apaixonou loucamente. Os dois se casaram, e ele foi viver na terra natal da esposa, Serranias, região famosa por suas minas de pedras preciosas. Começa a vida trabalhando muito e honestamente e acaba proprietário de uma empresa muito bem conceituada no país. Tem predileção indisfarçável pela primogênita Eva, que, na verdade, é filha dele com a cunhada Pérola (Eliane Giardini). Max é um homem forte, de princípios rígidos e excelente coração. É totalmente cético quanto aos poderes das bruxas de Serranias e detesta que se toque no assunto.

Adriana Rebelo em Eterna Magia, 2007 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

MARTA (Adriana Rabello) – Esposa de Max (Werner Schünemann) e mãe de Nina (Maria Flor). Morre de ataque cardíaco quando as meninas são ainda muito jovens, depois de descobrir um grave segredo, envolvendo sua irmã Pérola (Eliane Giardini). Ela falece um dia depois de uma forte discussão com Pérola, quando descobre que Eva (Malu Mader) é, na verdade, filha de Max e da irmã.

Eliane Giardini em Eterna Magia, 2007 — Foto: Márcio de Souza/Globo

PÉROLA (Eliane Giardini) – Irmã mais velha de Marta (Adriana Rabello), tia de Nina (Maria Flor) e, para a surpresa de todos, mãe de Eva (Malu Mader). Ela colocou o bebê, fruto de um romance com seu cunhado Max (Werner Schünemann), no lugar da filha morta de Marta. Após o falecimento da irmã, Pérola passa a morar no casarão de Max e o ajuda a criar as duas meninas. E não revela o segredo a ninguém. É solteira e uma das mulheres de Serranias que herdaram de suas antepassadas o dom de fazer feitiços. Tem um amor antigo e secreto pelo cunhado. Recusa-se a usar seus poderes para fazer o mal a quem quer que seja. Pérola é uma mulher bonita e elegante. Mesmo depois de passar anos morando com Eva na Europa, sente falta da vida pacata em Serranias.

Malu Mader em Eterna Magia, 2007 — Foto: Márcio de Souza/Globo

EVA SULLIVAN (Malu Mader) – Linda, inteligente, de personalidade marcante, com um excepcional talento para a música, mas altamente egocêntrica e muitas vezes sarcástica. Tem temperamento forte e ardente, apaixona-se loucamente por Conrado (Thiago Lacerda), noivo da irmã, Nina (Maria Flor), e usa estratégias questionáveis para tê-lo ao seu lado. Eva é filha de Max Sullivan (Werner Schünemann) e Pérola (Eliane Giardini), mas foi criada como se fosse filha de Marta (Adriana Rabelo), esposa de Max e irmã de Pérola. Na verdade, então, Eva é meia-irmã de Nina. Na segunda fase da trama, depois de uma passagem de tempo de sete anos, Eva está mais amadurecida, ainda mais bela e com uma carreira de pianista brilhante, mundialmente reconhecida. Eva e Conrado estão casados e são pais de Clara (Anna Rita Cerqueira). Quando criança, a personagem foi interpretada por Rebeca Molina.

CLARA (Anna Rita) – Filha de Eva (Malu Mader) e Conrado (Thiago Lacerda). Tem sete anos depois da passagem de tempo e mora com os pais em Dublin, na Irlanda. É criada cheia de proteção no começo da história, até que, ao vir com os pais para Serranias, transforma-se totalmente. Torna-se uma criança moleca e feliz, descobrindo inclusive que é mais uma adorável “bruxinha”.

Cassia Kis, Milena Toscano e Luís Melo em Eterna Magia, 2007 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

ZILDA (Cassia Kis) – Mulher do médico Rafael (Luís Melo) e mãe de Elisa (Milena Toscano). É uma mulher orgulhosa e vaidosa, sendo muito frustrada por ter passado a vida em Serranias. Tem ciúmes da dedicação do marido à família Sullivan e, particularmente, de Pérola (Eliane Giardini). Possui poderes de feiticeira, mas esconde de todos que os usa para o mal. Alia-se à Eva (Malu Mader) para ajudá-la a conquistar Conrado (Thiago Lacerda). Tem muitos conflitos com a filha Elisa, principalmente pelo fato de a moça não ser ambiciosa. É curadora do Museu das Bruxas, dona da loja “Um Toque de Magia”, onde estão à venda lembrancinhas da cidade e pedras da região, e se diz cética quanto à existência de magias.

RAFAEL (Luís Melo) – O culto médico é amigo da família Sullivan, confidente de Max (Werner Schünemann) e padrinho de Eva (Malu Mader). Rafael divide com Pérola (Eliane Giardini) um grande segredo: o de que Eva é, na verdade, filha de Max e Pérola, não de Marta (Adriana Rabello). Rafael é casado com Zilda (Cassia Kis), com quem tem um relacionamento difícil, e é pai da jovem Elisa (Milena Toscano).

ELISA (Milena Toscano) – Filha de Rafael (Luís Melo) e Zilda (Cassia Kis), companheira de infância de Nina (Maria Flor), de quem é muito amiga. Chegou a desconfiar de algumas atitudes de Eva (Malu Mader), mas não conseguiu abrir os olhos da amiga. Elisa é inteligente, descolada e toma conta da loja de sua mãe, onde vende pedras semipreciosas, lembranças e produtos ligados à fama de bruxaria de Serranias. É apaixonada por Lucas (Cauã Reymond).

Irene Ravache em Eterna Magia, 2007 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

LORETA (Irene Ravache) – Criou Conrado (Thiago Lacerda) como se fosse seu filho, tendo o recebido dos braços de Regina (Giulia Gam), quando ainda era pequeno. Foi muito bonita na juventude, mas, depois que Joaquim se envolveu com Regina e a abandonou, descuidou-se totalmente da aparência. Tornou-se uma mulher amarga, mal-humorada, uma pessoa quase intratável. Tem um amor obsessivo pelo filho, que se tornou sua única razão de viver depois que foi traída pelo marido. Na segunda fase da novela, Loreta sofre uma grande transformação ao se apaixonar pelo médico Rafael (Luís Melo).

Osmar Prado, Giulia Gam, Rafaela Victor, Rayana França e Flávia Coppola em Eterna Magia, 2007 — Foto: Márcio de Souza/Globo

JOAQUIM O’NEILL (Osmar Prado) – Criou Conrado (Thiago Lacerda) como se fosse seu filho. Mas abandona a mulher, Loreta (Irene Ravache), e o menino para viver uma grande paixão com Regina (Giulia Gam), uma moça bem mais jovem e verdadeira mãe de Conrado. Dessa segunda união, Joaquim tem mais três filhos – Quinzinho (Guilhermo Hundadze), Gina (Isabelle Drummond) e Teca (Lara Rodrigues). Por artimanhas de Loreta, acaba se afastando de Conrado. Com a morte de Regina, Joaquim termina a novela com Matilde (Rita Guedes).

REGINA (Giulia Gam) – Moça jovem e misteriosa que chega a Serranias com uma criança pequena no colo, Conrado (Thiago Lacerda). Ninguém sabe de onde veio. Acaba sendo acolhida por Loreta (Irene Ravache), que lhe dá emprego e casa. Apaixona-se por Joaquim (Osmar Prado), seu patrão e marido de Loreta, com quem passa a viver e tem outros três filhos – Quinzinho (Guilhermo Hundadze), Gina (Isabelle Drummond) e Teca (Lara Rodrigues). Morre no início da trama, depois do nascimento do caçula Quinzinho, acreditando ter sido vítima de uma maldição de Loreta. Além desses quatro filhos, tem ainda Carol (Ana Carolina Godoy).

CAROL (Ana Carolina Godoy) – Filha de 17 anos de Regina (Giulia Gam) e enteada de Joaquim (Osmar Prado). Jovem responsável e de bom coração, Carol é muito cuidadosa com os meio-irmãos – Quinzinho (Guilhermo Hundadze), Gina (Isabelle Drummond) e Teca (Lara Rodrigues) –, de quem passa a cuidar depois da morte prematura da mãe. Tem um romance puro e bonito com Miguel (Marco Pigossi). A certa altura da história, torna-se um instrumento nas mãos de Zilda (Cassia Kis), passa a fazer uma série de bobagens e deixa o namorado desolado.

TECA (Lara Rodrigues) – Filha de 15 anos de Regina (Giulia Gam) e Joaquim (Osmar Prado). Detesta ajudar nos trabalhos domésticos e adora fazer drama sobre as menores coisas. É irmã de Quinzinho (Guilhermo Hundadze) e Gina (Isabelle Drummond) e meia-irmã de Conrado (Thiago Lacerda) e Carol (Ana Carolina Godoy).

GINA (Isabelle Drummond) – Filha de 12 anos de Regina (Giulia Gam) e Joaquim (Osmar Prado). É muito carente de uma figura materna, tem grandes dificuldades na escola e se acha feia e burra. Seu coração bate por Bruno (Thiago de Los Reyes), mas acredita que ele jamais vai olhar para ela. É irmã de Quinzinho (Guilhermo Hundadze) e Teca (Lara Rodrigues) e meia-irmã de Conrado (Thiago Lacerda) e Carol (Ana Carolina Godoy).

QUINZINHO (Guilhermo Hundadze) – Filho caçula de Regina (Giulia Gam) e Joaquim (Osmar Prado). O menino de oito anos é grande amigo de Clara (Anna Rita), irmão de Gina (Isabelle Drummond) e Teca (Lara Rodrigues) e meio-irmão de Conrado (Thiago Lacerda) e Carol (Ana Carolina Godoy).

Rodolfo Valente, Isaac Bardavid, Cleyde Yáconis , Aracy Balabanian, Cauã Reymond e Michael Nix em Eterna Magia, 2007 — Foto: Sergio Zalis/Globo

INÁCIA (Aracy Balabanian) – Esposa de Zequinha (Isaac Bardavid) e mãe de Lucas (Cauã Reymond), Miguel (Marco Pigossi) e Bruno (Thiago de Los Reyes). É a irmã mais velha de Loreta (Irene Ravache), trabalha para os Sullivans há muitos anos e é confidente de Pérola (Eliane Giardini). Inácia é uma mulher de boa índole, alegre, amorosa e excelente mãe. Junto de Zequinha, não mede esforços para ajudar os filhos e proporcionar-lhes uma vida digna.

ZEQUINHA (Isaac Bardavid) – Marido de Inácia (Aracy Balabanian) e pai de Lucas (Cauã Reymond), Miguel (Marco Pigossi) e Bruno (Thiago de Los Reyes). É um homem de bom coração, louco pela mulher e pelos filhos. Tem uma barbearia, ponto de reunião de vários tipos da cidade. É um típico pai de família.

DONA CHICA (Cleyde Yáconis) – Mãe de Zequinha (Isaac Bardavid), mora com a família dele e ajudou a criar os netos – Lucas (Cauã Reymond), Miguel (Marco Pigossi) e Bruno (Thiago de Los Reyes) – na ausência de Inácia (Aracy Balabanian), que passa o dia trabalhando na casa dos Sullivans. Costura e borda muito bem. Está sempre ao lado da nora para o que der e vier. É alegre e bem intencionada, mas, por não escutar muito bem, acaba se envolvendo em algumas confusões. Adora usar a sabedoria popular para “filosofar” diante dos fatos que acontecem e sabe provérbios engraçados que se encaixam muito bem nas situações. Foi a primeira professora de piano de Eva (Malu Mader).

LUCAS (Cauã Reymond) – Primo de Conrado (Thiago Lacerda), de quem é grande amigo e confidente. Eles têm a mesma idade, mas temperamentos opostos. Lucas é otimista e nutre grande afeto pela família. Trabalha, desde menino, em uma das minas de pedras preciosas pertencentes a Max (Werner Schünemann). Não acredita na existência de bruxas. É namorador e não quer se prender a nenhuma mulher, embora tenha sido sempre apaixonado por Nina (Maria Flor), em segredo. É íntegro, leal, jamais fez nada para afastar Nina de Conrado, embora tivesse tido várias oportunidades. Com a separação dos dois, no entanto, aproxima-se da jovem. É filho de Inácia (Aracy Balabanian) e Zequinha (Isaac Bardavid) e irmão de Miguel (Marco Pigossi) e Bruno (Thiago de Los Reyes).

MIGUEL (Marco Pigossi) – Filho do meio de Inácia (Aracy Balabanian) e Zequinha (Isaac Bardavid) e irmão de Lucas (Cauã Reymond) e Bruno (Thiago de Los Reyes). Na segunda parte da novela, está com 20 anos. É apaixonado por Carol (Ana Carolina Godoy). Os dois vivem um romance bonito até que a garota, manipulada por Zilda (Cássia Kiss), passa a fazer uma série de bobagens, deixando-o desolado. Miguel estuda e ajuda o pai na barbearia.

BRUNO (Thiago de Los Reyes) – Filho temporão de Inácia (Aracy Balabanian) e Zequinha (Isaac Bardavid). Tem 14 anos na segunda fase da história. Detesta estudar e gosta de Teca (Lara Rodrigues), que não lhe dá a menor confiança. Gosta de tocar piano, mas só músicas “modernas”, para desgosto da família. É irmão de Lucas (Cauã Reymond) e Miguel (Marco Pigossi).

Rita Guedes em Eterna Magia, 2007 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

MATILDE (Rita Guedes) – Na segunda fase da novela, trabalha em Morro Alto, cidade vizinha a Serranias. Quando perde o emprego, é trazida para Serranias por Lucas (Cauã Reymond), com quem tem um breve romance, e torna-se manicure da barbearia de Zequinha (Isaac Bardavid). Está sempre muito bem maquiada e adora jogar charme para os fregueses, tornando-se alvo de ciúmes de Inácia (Aracy Balabanian), que teme que Zequinha não resista a seus encantos. Tem bom coração, é alegre e, de vez em quando, finge ser “bruxa”, valendo-se da fama da cidade. Apesar disso, não tem poder nenhum.

Thiago Rodrigues em Eterna Magia, 2007 — Foto: Willian Andrade/Globo

FLÁVIO FALCÃO (Thiago Rodrigues) – Formado em História, viaja para Serranias na segunda parte da novela para fazer sua tese de doutorado sobre as lendas de bruxaria que envolvem a cidade. Diz ser cético sobre a existência de feitiços. Fica amigo de Lucas (Cauã Reymond) e apaixona-se por Nina (Maria Flor). Na realidade, Flávio não é humano, é uma entidade do bem que protege as valentinas.

Pierre Kiwit, Malu Mader, Thiago Lacerda e Maria Flor em Eterna Magia, 2007 — Foto: Renato Rocha Miranda/Globo

PETER (Pierre Kiwitt) – Na primeira fase da novela, é um jovem irlandês, estudante de neurologia e que vive em Dublin. Lá conhece Eva (Malu Mader), por quem se apaixona perdidamente. Os dois mantêm um relacionamento, mas Eva pouco corresponde aos sentimentos do rapaz. Ele fica magoado quando ela o abandona para ficar com Conrado (Thiago Lacerda). Na segunda parte da trama, Peter é o médico de Eva e é quem lhe informa que ela tem um tumor no cérebro. Na verdade, as dores de cabeça da pianista são consequência de remédios que Peter lhe dá, como forma de vingança. O médico é capaz de atentar contra a vida da mulher que tanto diz amar.

Emiliano Queiroz em Eterna Magia, 2007 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

PADRE AGNALDO (Emiliano Queiroz) – No começo da novela, é o pároco da igreja. É um religioso de mente estreita, muito querido pelas beatas, e radicalmente contra qualquer manifestação de bruxaria na cidade.

SOFIA (Nica Bomfim) – Empregada de padre Agnaldo (Emiliano Queiroz) e, depois, de padre Zuza (Maurício Gonçalves). É uma pseudocarola, bondosa e que cuida dos patrões com carinho, apesar de dar suas fugidinhas de vez em quando. Há quem diga que não é tão santa quanto gosta de aparentar.

PADRE ZUZA (Maurício Gonçalves) – Pároco da igreja de Serranias na segunda parte da história. Mente aberta, excelente coração, muito dedicado e que sofre grandes preconceitos quando chega à cidade. Acaba ficando amigo de Max (Werner Schünemann) e de Rafael (Luís Melo).

Araci Esteves em Eterna Magia, 2007 — Foto: João Miguel Júnior/Globo

MEDÉIA (Araci Esteves) – Um grande mistério envolve essa personagem, de aspecto estranho, com cabelos sempre desalinhados, rosto semiencoberto e roupas andrajosas. Apelidada de Medéia pelos moradores de Serranias, ela mora no alto de uma colina em companhia de seu gato Torik, e ninguém ousa se aproximar de sua cabana. Ninguém sabe de onde veio, e o mistério em torno dela acaba criando uma série de lendas sobre seus poderes. Suas raras aparições na cidade causam medo nas crianças e aumentam a curiosidade de todos.

Gabriel Scheer, Carl Schumacher, Beatriz Rossetti e Lívia Falcão em Eterna Magia, 2007 — Foto: Kiko Cabral/Globo

CARLÃO (Carl Schumacher) – Homem de modos rudes, mas de grande coração, dono da confeitaria e da pensão da cidade. É casado com Flora (Lívia Falcão), de quem morre de ciúmes, e pai de Celinha (Fernanda Biancamanno) e Bento (Marc Franken). Na segunda parte da novela, os dois se separam, e Flora deixa Serranias. Mais tarde, ela volta à cidade.

FLORA (Lívia Falcão) – Uma baiana bonita e esperta, mulher de Carlão (Carl Schumacher), de quem morre de ciúmes, e mãe de Celinha (Fernanda Biancamanno) e Bento (Marc Franken). Na segunda parte da novela, separa-se de Carlão, causando grandes confusões na família, e passa a enfrentar dificuldades por ser uma mulher separada em plenos anos 1940.

CELINHA (Fernanda Biancamanno) – Filha de Carlão (Carl Schumacher) e Flora (Lívia Falcão), irmã de Bento (Marc Franken) e amiga de Carol (Ana Carolina Godoy). Na segunda parte da novela, Celinha tem 17 anos, estuda e ajuda o pai na confeitaria. Embora seja apaixonada por Miguel (Marco Pigossi), não deixa transparecer sua paixão pelo rapaz, porque ele e Carol formam um casal inseparável. Rebela-se contra a rigidez com que é criada pelo pai.

BENTO (Marc Franken) – Filho mais novo de Carlão (Carl Schumacher) e de Flora (Lívia Falcão), tem 16 anos e é amigo da turma do casarão de Joaquim (Osmar Prado). Sofre nas mãos do pai, que o adora, mas o leva com rédea curta.

TIA EDMÉIA (Beatriz Tragtenberg) – Velha tia de Carlão (Carl Schumacher). Acompanhada da irmã Neném (Miryam Thereza), decide ir morar na casa do sobrinho, em Serranias, depois que as duas ficam arruinadas e não têm para quem apelar. Tia Edméia é engraçada e vive às turras com a irmã mais velha, que a chama de “desfrutável”.

TIA NENÉM (Miryam Thereza) – Irmã mais velha de Edméia (Beatriz Tragtenberg), de quem abomina as “modernices”. É ranzinza, mal-humorada e cheia de preconceitos.

Paulo Coelho em Eterna Magia, 2007 — Foto: Márcio de Souza/Globo

MAGO SIMON (Paulo Coelho) – Forma humana do Grande Dagda, que, na mitologia celta, é o Grande Senhor, deus da magia e da terra. Adquire forma humana sempre que uma de suas valentinas está em perigo.

OUTROS PERSONAGENS

GONZAGA (Eduardo Mancini) – Ajudante de Zequinha (Isaac Bardavid). É uma excelente pessoa, sensível, apaixonado por Matilde (Rita Guedes), mas sem a menor esperança de ser correspondido, já que não tem muitos atrativos físicos.

BERNARDO (Pedro Garcia Netto) – Trabalha na mina de pedras preciosas de Max Sullivan (Werner Schünemann).

ANTÔNIO (Rogério Faria) – Trabalha na mina de pedras preciosas de Max Sullivan (Werner Schünemann).

OSCAR (Caetano O’Maihlan) – Trabalha na mina de pedras preciosas de Max Sullivan (Werner Schünemann).

JONATHAN (Rodrigo Guimarães) – Trabalha na mina de pedras preciosas de Max Sullivan (Werner Schünemann).

BERTA (Bel Kutner) – Enfermeira de origem alemã que trabalha com o médico Rafael (Luís Melo). Faz as vezes de espiã de Zilda (Cassia Kis) no consultório do médico, relatando para ela tudo o que acontece lá. Até certo ponto da história, só ela sabe que Zilda é uma bruxa.

RITA (Maria Clara Mattos) – Arrumadeira da casa dos Sullivans. É meio trapalhona e vive levando bronca de Inácia (Aracy Balabanian), porque adora fazer fofocas.  É muito amiga de Suzana (Daniela Fontan) e de Matilde (Rita Guedes).

SUZANA (Daniela Fontan) – Empregada da casa de Zilda (Cassia Kis) e Rafael (Luís Melo). Detesta a patroa e não sabe como o patrão, homem tão bondoso, suporta a mulher.

EGLANTINA (Chris Couto) – Secretária de Max (Werner Schünemann) na empresa de mineração e extração de pedras preciosas. É muito eficiente, crédula e boa pessoa. É bastante apaixonada por Carlão (Carl Schumacher), que nem desconfia dos seus sentimentos.

EVELYN (Bia Sion) – Ajudante de Zilda (Cassia Kis) no museu. Não se sabe de onde veio, mas está sempre observando as atitudes da malvada.

BRASIL (Nizo Netto) – Dono do Pub O’Brasil, que, até certo momento, é o ponto de encontro dos homens de Serranias. É um dos fundadores do Centro de Tradições Irlandesas, com Carlão (Carl Shumacher) e Zequinha (Isaac Bardavid).

NORA (Marcela Rosis) – Trabalha no Centro de Tradições Irlandesas.

JOYCE (Marcella Valente) – Trabalha no Centro de Tradições Irlandesas.

MOLLY (Vivian Pimentel) – Trabalha no Centro de Tradições Irlandesas.

NICOLAU (Daniel Erthal) – Trabalha na mina de pedras preciosas de Max Sullivan (Werner Schünemann).

WILLIAM (Cláudio Andrade) – Trabalha na mina de pedras preciosas de Max Sullivan (Werner Schünemann).

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)