Por Memória Globo

Márcio de Souza/Globo

Antes do início das gravações de Eterna Magia, elenco e equipe participaram de um workshop sobre temas relacionados com o enredo da novela. Durante o encontro, o irlandês Peter O’Neill falou sobre as ligações entre Brasil e Irlanda. O pesquisador Ilan Brenman contou histórias sobre lendas celtas, druidas, mitologia, magia e deuses. O workshop contou ainda com a apresentação da banda irlandesa Anam Glas. Paula Salotti, astróloga e especialista em pedras, também falou sobre a magia e o poder das pedras, estabelecendo uma correlação entre elas e cada personagem. O workshop terminou com uma apresentação de danças típicas irlandesas do grupo Banana Broadway.

Alguns atores, como Maria Flor (Nina), Thiago Lacerda (Conrado), Cauã Reymond (Lucas) e Daniel Erthal (Nicolau), também participaram da apresentação.

Cauã Reymond, Thiago Lacerda e Maria Flor no workshop da novela Eterna Magia, 2007 — Foto: Márcio de Souza/Globo

No decorrer da novela, optou-se por reduzir o número de imagens com efeitos especiais, assim como as sequências de cenas à noite. Além disso, a vilã da trama, Zilda, vivida por Cassia Kis, teve seu tom suavizado.

Cassia Kis em Eterna Magia, 2007 — Foto: Leo Lemo/Globo

Rebeca Molina interpretou a personagem Eva quando criança. Nina Sullivan foi interpretada, aos 12 anos, por Victoria Pereira. Fabio Lenhaioli viveu Conrado O’Neill aos 14 anos. Já Carol aos 10 anos foi interpretada por Rafaela Victor; Gina, aos 5 anos, por Rayana Franca; e Teca, aos 8 anos, foi vivida por Flavia Coppola. Rodolfo Valente viveu o personagem Miguel aos 13 anos. Bruno aos 7 anos foi interpretado por Michael Nix; Celinha aos 10 anos, por Beatriz Rossetti; e Bento aos 9, por Gabriel Scheer.

O escritor Paulo Coelho fez uma participação especial em Eterna Magia, como o Mago Simon.

Paulo Coelho em Eterna Magia, 2007 — Foto: Márcio de Souza/Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)