Agricultura
Por — Florianópolis

Presente em festas, churrascos e outras celebrações, a cerveja faz parte da cultura dos brasileiros. São inúmeras marcas e rótulos espalhados pelos quatro cantos do país. Em 2024, as cervejarias inovaram nas produções, o que rendeu prêmios nacionais e internacionais.

Leia também

Confira abaixo a lista com dez rótulos que foram destaque em competições importantes para o setor cervejeiro:

Alma Mater

Alma Mater — Foto: Divulgação/Stannis
Alma Mater — Foto: Divulgação/Stannis

Um dos produtos da Cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC), a bebida recebeu a medalha de ouro no Best of Show da 4ª Copa Cerveja Brasil, concurso promovido pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) ao se destacar entre mais de 1 mil amostras. Além disso, foi premiada nas etapas da região Sul e nacional.

Ela tem coloração clara, fermentação mista, notas frutadas, acidez equilibrada e maturação de seis meses em barril de carvalho.

Ashby British Strong Ale

Ashby British Strong Ale — Foto: Divulgação/Cervejaria Ashby
Ashby British Strong Ale — Foto: Divulgação/Cervejaria Ashby

O rótulo criado em Amparo (SP) pela Cervejaria Ashby foi eleito o melhor do mundo na categoria estilo amargo do European Beer Star (EBS), um dos maiores concursos do mundo, e na Copa Sul-Americana de Cerveja em 2024.

Conforme a marca, a bebida brasileira, mas ‘tipicamente inglesa’, é produzida com quatro tipos de malte e lúpulos aromáticos e possui perfil maltado e aroma com notas de amêndoas e caramelo.

Alagoas Funky Wild

Alagoas Funky Wild — Foto: Divulgação/Untappd
Alagoas Funky Wild — Foto: Divulgação/Untappd

O Brasil Beer Cup elegeu a cerveja artesanal da Cervejaria Caatinga Rocks, de Alagoas, como a melhor no estilo Brazilian Beer em 2024. Entre as mais de 2,5 mil inscrições de nove países do Continente Americano – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá, Uruguai e Peru –, a bebida feita com mandioca e desenvolvida no projeto ‘Manipueira’ conquistou os jurados.

Brewine Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc

Brewine Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc — Foto: Divulgação/Grupo Famiglia Valduga
Brewine Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc — Foto: Divulgação/Grupo Famiglia Valduga

Com notas de frutas frescas e alecrim entre os ingredientes, a cerveja é feita com uva da variedade sauvignon blanc pela Brewine Leopoldina, uma das marcas do Grupo Famiglia Valduga, de Garibaldi (RS), e possui 8% de teor alcoólico.

Goiaba e maracujá também estão presentes na composição da bebida eleita a melhor no 12º Concurso Brasileiro de Cervejas. A harmonização é indicada para pratos com massas, frutos do mar e carnes brancas.

Brewine Leopoldina Italian Grape Gewurztraminer

Brewine Leopoldina Italian Grape Gewurztraminer — Foto: Divulgação/Grupo Famiglia Valduga
Brewine Leopoldina Italian Grape Gewurztraminer — Foto: Divulgação/Grupo Famiglia Valduga

Mais um produto da Brewine Leopoldina na lista, a cerveja produzida com a uva gewurztraminer da Casa Valduga faturou três prêmios no World Beer Awards 2024: medalha de ouro, melhor do Brasil e melhor Italian Grape Ale do mundo. De coloração amarela e levemente turva, notas cítricas florais, refrescância e 9,5% de teor alcoólico, tem o consumo indicado entre 8ºC e 12ºC.

Goddess Calíope

Goddess Calíope — Foto: Divulgação/Stannis
Goddess Calíope — Foto: Divulgação/Stannis

Criada pela Stannis, de Santa Catarina, ela ganhou o título de melhor cerveja estilo Sour & Wild Beer Lambic no World Beer Awards 2024 entre os rótulos de fermentação espontânea. Segundo a marca, a bebida é maturada por dois anos em barril de carvalho tcheco e tem notas frutadas e toque de acidez equilibrado.

Para harmonizar, a dica é ceviche, queijos maturados, cheesecake de frutas vermelhas e panna cotta.

Red Sönja

Red Sönja — Foto: Divulgação/Stannis
Red Sönja — Foto: Divulgação/Stannis

Mais uma catarinense na lista, a bebida da Cervejaria Stannis conquistou a medalha dourada na categoria Irish Red Ale do Brussels Beer Challenge, na Bélgica. O rótulo foi o primeiro produzido pela empresa e carrega outro reconhecimento internacional: o ouro no World Beer Awards 2022.

Aroma maltado, dulçor inicial, corpo avermelhado, 5% de teor alcoólico e lúpulo tcheco saaz são as principais características da Red Sönja, que harmoniza bem com carnes e massas.

Catharina Sour Caju & Pitanga

Catharina Sour Caju & Pitanga — Foto: Divulgação/Untappd
Catharina Sour Caju & Pitanga — Foto: Divulgação/Untappd

A bebida da Cervejaria Unika, de Rancho Queimado (SC), foi eleita a melhor do mundo na categoria Catharina Sour da etapa internacional do World Beer Awards, em Londres, na Inglaterra, e recebeu ainda três medalhas de ouro neste ano: etapa nacional da mesma competição, Festival Sul-Americano de Cerveja, em Bento Gonçalves (RS), e South Beer Cup, em Buenos Aires, na Argentina. Como o nome sugere, leva caju e pitanga entre os ingredientes.

Verano

Verano — Foto: Divulgação/Cervejaria Wäls
Verano — Foto: Divulgação/Cervejaria Wäls

Com água, malte de cevada, lúpulo e levedura na lista de ingredientes, a bebida da Cervejaria Wäls, de Belo Horizonte, ganhou o ouro como melhor Brazilian Pale Ale do World Beer Awards. A cerveja tem cor cobre, aroma marcante que vai do cítrico ao floral, 5% de teor alcoólico e é indicada pela marca mineira para harmonizar com hambúrguer, carne de porco, pizzas e peru.

Albanos Session IPA

Albanos Session IPA — Foto: Reprodução/@cervejariaalbanos
Albanos Session IPA — Foto: Reprodução/@cervejariaalbanos

Também localizada em Minas Gerais, a Cervejaria Albanos, de Nova Lima, criou a Session Ipa, premiada com medalha de ouro na categoria Indian Pale Ale (Ipa) do World Beer Awards. A bebida é “sequinha, de corpo muito leve, teor alcoólico baixo (4%) e coloração amarela bem clara”, segundo os fabricantes. A harmonização é com queijo canastra de baixa maturação, carpaccio e ceviche.

Mais recente Próxima Mais de 100 mil litros de azeite fraudado foram apreendidos no Brasil em 2024
Mais do Globo Rural

País colheu 6,164 milhões de toneladas da pluma neste ano

China amplia colheita de algodão em 2024 em 9,7%

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia ainda abrange o Distrito Federal

Brasil tem 16 estados sob alerta de chuvas intensas; veja quais

Apesar da alta, o mercado sente dificuldade para a vender a fruta, um reflexo da procura enfraquecida e oferta contrastante em outras regiões

Fim de ano gerou melhora nos preços da manga no Brasil

Entretanto, a comercialização está mais lenta e ainda não interfere nas cotações

Preços das uvas seguem em alta em meio à proximidade do ano novo

Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras treze

Agência analisa qualidade da água no Rio Tocantins após acidente com ácido e pesticidas

A informação é de um estudo realizado pela C.Lab, laboratório de pesquisas da Nestlé Brasil

Mais da metade dos brasileiros não abre mão do arroz com uva-passa

Estado é maior produtor de leite dos EUA e está em situação de emergência

Gripe aviária atinge mais de dois terços de fazendas leiteiras da Califórnia

Cultivo de arroz, hortaliças, frutas e reflorestamento são algumas das atividades que poderão ajudar a converter pastos no Brasil

Governo quer que programa de conversão de pastagens estimule fruticultura e reflorestamento

Agricultores familiares têm contrato com a Grano Alimentos, a maior empresa de vegetais congelados do Brasil, sediada em Serafina Corrêa (RS

Brócolis para empresa de vegetais congelados garante renda no Sul

O plano tem potencial para fomentar a produção sustentável e promover a inclusão socioeconômica da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais

Plano Safra, COP30 e o fortalecimento                                            da sociobioeconomia brasileira