Agricultura
Por — Florianópolis

A melhor cerveja do Brasil é de Santa Catarina. Depois de cinco etapas regionais promovidas pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e 1.060 amostras avaliadas, a Alma Mater, da Cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC), foi premiada com a medalha de ouro no Best of Show da 4ª Copa Cerveja Brasil.

Segundo a empresa catarinense, a cerveja clara e de fermentação mista combina a base de uma Blond Ale fermentada com levedura convencional e brettanomyces, levedura que oferece características selvagens e complexas.

No processo de fabricação, foi maturada por seis meses em barril de carvalho e tem notas frutadas e acidez equilibrada. A marca define a bebida como ideal para os amantes de cervejas ácidas e ‘diferentonas’.

“Estamos construindo nossa história em um mercado extremamente profissional e competitivo como o Brasil, que abriga algumas das melhores e maiores cervejarias do mundo”, afirma Denis Torizani, CEO e sócio-fundador da Stannis.

Para celebrar ainda mais a conquista, a cervejaria anunciou a pré-venda de um lote do estoque da bebida que agradou os 90 jurados do concurso. Serão 400 garrafas vendidas a R$ 79,80 cada.

“Estamos comprometidos em oferecer produtos impecáveis. No momento, essa cerveja era apenas comercializada em barril direto de nossas torneiras do bar da fábrica. Vamos criar um rótulo e embalagem exclusivos do jeito que nossa Alma Mater merece”, diz o comunicado no site.

Com a indicação de consumo entre 4ºC a 7ºC, ela é indicada para harmonizar com ceviche de peixe branco, queijos maturados e azuis, ostras frescas, carpaccio com azeite trufado, pato ao molho de frutas vermelhas, cheesecake de frutas vermelhas, torta de limão e sorbet de manga ou maracujá.

Outros destaques

O segundo lugar no Best of Show ficou com a Canoa Quebrada, da 277 Craft Beer, de Foz do Iguaçu (PR). A receita, de acordo com a marca, foi inspirada no estilo alemão com a adição de um ingrediente muito brasileiro: o caju. Além disso, possui malte de trigo, baixo teor de amargor e é considerada ácida, leve, refrescante e com final salgado.

A Walfänger Doppelbock, da Walfänger, de Ribeirão Preto (SP), garantiu o pódio com a medalha de bronze na mesma categoria e uma cerveja com estilo alemão e baixa fermentação.

“O nível do concurso foi altíssimo. As cervejas medalhistas refletem a qualidade e a diversidade que compõe a cerveja artesanal brasileira”, diz Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva.

Mais recente Próxima Apesar da seca, produtores aceleraram plantio e expectativa é positiva para 2025
Mais do Globo Rural

País colheu 6,164 milhões de toneladas da pluma neste ano

China amplia colheita de algodão em 2024 em 9,7%

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia ainda abrange o Distrito Federal

Brasil tem 16 estados sob alerta de chuvas intensas; veja quais

Apesar da alta, o mercado sente dificuldade para a vender a fruta, um reflexo da procura enfraquecida e oferta contrastante em outras regiões

Fim de ano gerou melhora nos preços da manga no Brasil

Entretanto, a comercialização está mais lenta e ainda não interfere nas cotações

Preços das uvas seguem em alta em meio à proximidade do ano novo

Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras treze

Agência analisa qualidade da água no Rio Tocantins após acidente com ácido e pesticidas

A informação é de um estudo realizado pela C.Lab, laboratório de pesquisas da Nestlé Brasil

Mais da metade dos brasileiros não abre mão do arroz com uva-passa

Estado é maior produtor de leite dos EUA e está em situação de emergência

Gripe aviária atinge mais de dois terços de fazendas leiteiras da Califórnia

Cultivo de arroz, hortaliças, frutas e reflorestamento são algumas das atividades que poderão ajudar a converter pastos no Brasil

Governo quer que programa de conversão de pastagens estimule fruticultura e reflorestamento

Agricultores familiares têm contrato com a Grano Alimentos, a maior empresa de vegetais congelados do Brasil, sediada em Serafina Corrêa (RS

Brócolis para empresa de vegetais congelados garante renda no Sul

O plano tem potencial para fomentar a produção sustentável e promover a inclusão socioeconômica da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais

Plano Safra, COP30 e o fortalecimento                                            da sociobioeconomia brasileira