Previsão do tempo
Por — São Paulo

Os próximos dias devem ser de chuvas intensas na maior parte do país, com alertas para várias regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas que devem atingir várias regiões do Brasil até as 10 horas de quinta-feira (26/12).

Leia mais

O aviso abrange o centro-sul do Pará, o centro-norte de Mato Grosso do Sul, passando por áreas do oeste do Maranhão, Tocantins, leste do Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Triângulo Mineiro e Mato Grosso.

Veja quais estados brasileiros estão sob alerta de chuvas fortes — Foto: Inmet
Veja quais estados brasileiros estão sob alerta de chuvas fortes — Foto: Inmet


De acordo com o INMET, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, com ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h. Esses fenômenos meteorológicos trazem risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Além disso, o INMET emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas entre a quinta e a sexta-feira (26 e 27/12), abrangendo uma área que vai do Amapá a Santa Catarina, passando por diversos estados, como Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Centro-Oeste de Minas Gerais, Oeste da Bahia, Mato Grosso do Sul, Sul do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de intensidade moderada, entre 40 e 60 km/h, e baixo risco de danos significativos.

O órgão recomenda cuidados especiais em caso de rajadas de vento, como evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é indicado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Sempre que possível, deve-se desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para prevenir danos. A população pode obter mais informações com a Defesa Civil através do telefone 199 e o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.

No Estado de São Paulo, a nova frente fria que chega ao litoral paulista favorece a organização de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que deve trazer períodos de chuva intensa para a Região Metropolitana de São Paulo. A previsão é de grandes acumulados de chuva, especialmente no final da semana, com chuvas fortes intercaladas com períodos de intensidade variável, aponta o portal Climatempo.

Baixa umidade

Por outro lado, o sul cearense, centro-oeste pernambucano, oeste de Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas têm alerta de risco potencial do INMET para baixa umidade, variando entre 30 e 20%. O Instituto orienta que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais secas e quentes do dia.

Mais recente Próxima Natal 2024: chuva forte liga alerta para possíveis transtornos no Brasil
Mais do Globo Rural

Preparo é ideal para aproveitar as sobras da ceia natalina

Receita: o pernil que sobrou do Natal vem acompanhado de um dadinho de tapioca

Empresa está localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, região do interior paulista que concentra produção de arroz, e atraiu interesse dos chineses

São João Alimentos busca ampliar mercados

Em 2025, consumo de biocombustível deve crescer, mas produção tende à estabilidade

Teor de etanol anidro na gasolina deve subir a 30% e elevar preços

Subsidiária da Sumitomo lança marca própria de semente de algodão com meta de vendas de 7 mil sacas em 2024/25

Agro Amazônia estreia em sementes de algodão com marca própria

País colheu 6,164 milhões de toneladas da pluma neste ano

China amplia colheita de algodão em 2024 em 9,7%

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia ainda abrange o Distrito Federal

Brasil tem 16 estados sob alerta de chuvas intensas; veja quais

Apesar da alta, o mercado sente dificuldade para a vender a fruta, um reflexo da procura enfraquecida e oferta contrastante em outras regiões

Fim de ano gerou melhora nos preços da manga no Brasil

Entretanto, a comercialização está mais lenta e ainda não interfere nas cotações

Preços das uvas seguem em alta em meio à proximidade do ano novo

Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras treze

Agência analisa qualidade da água no Rio Tocantins após acidente com ácido e pesticidas

A informação é de um estudo realizado pela C.Lab, laboratório de pesquisas da Nestlé Brasil

Mais da metade dos brasileiros não abre mão do arroz com uva-passa