Após 10 dias, a edição de número 82 dos Jogos Abertos do Interior, realizada em São Carlos, chegou ao fim neste sábado (24). Com a atualização final da classificação geral por cidades, Osvaldo Cruz e Martinópolis aparecem como as melhores colocadas entre as representantes do Oeste Paulista, ao terminarem nas 88ª e 89ª posições, respectivamente, com nove pontos. Presidente Prudente, a maior cidade e maior delegação da região, terminou apenas na terceira posição, a 101ª no geral, com sete pontos.
Outras três cidades do Oeste Paulista aparecem entre as pontuadoras. Adamantina é a 106ª com seis pontos. Taciba ficou na 134ª com três pontos. Dracena é a sexta melhor da região, a 148ª no geral, com um ponto.
Mais sobre o resultado geral
São José dos Campos foi a campeã dos Jogos, somando 260 pontos. São Bernardo do Campo terminou no segundo lugar, somando 204 e seguida de Santos, que fechou com 186. São Carlos, a sede, terminou na nona posição, fechando com 118 pontos.
Campeã da 62ª edição dos Jogos Regionais, em julho, que reuniu representantes da região de Prudente e Marília, os representantes marilienses terminaram na 16ª posição, com 83 pontos. Assis, vice-campeã deste ano nos Regionais, foi a 40ª colocada nos Abertos, com 28 pontos. Ourinhos, que nos Jogos disputados em Marília terminou na quarta posição, atrás de Prudente, foi a 50ª colocada nos Abertos, somando 19 pontos.
A edição deste ano das "Olímpiadas Caipiras", a maior competição amadora do estado, teve 217 cidades paulistas inscritas, mas 208 participantes compareceram. Cerca de 15 mil pessoas, entre atletas (que competiram em 32 modalidades), comissões técnicas e equipes de apoio, passaram por São Carlos nesses 10 dias. Os Jogos foram organizados pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (Selj), em parceria com a cidade sede.
Balanço das conquistas regionais
Assim, a região de Prudente fechou sua participação em São Carlos com 24 medalhas, sendo oito ouros, 10 pratas e seis bronzes:
- Prudente – 16 medalhas (seis ouros, sete pratas e três bronzes), sendo quatro na natação ACD, três no atletismo regular, duas no atletismo ACD, uma no caratê, duas no badminton masculino individual, uma no badminton masculino em duplas, uma no badminton masculino por equipes, uma na ginástica artística e outra no boxe;
- Dracena – cinco medalhas (um ouro, três pratas e um bronze) no atletismo ACD (quatro delas) e uma prata no caratê;
- Adamantina – um bronze no biribol;
- Presidente Venceslau – um bronze na natação ACD;
- Rancharia – um ouro no atletismo ACD.
Veja também