TIMES

Por João Paulo Tilio — São Carlos, SP


A região de Presidente Prudente chegou a 13 medalhas conquistadas na 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos. Os pódios mais recentes foram alcançados por Dracena, Presidente Prudente e Adamantina no atletismo para atletas com deficiência (ACD), badminton e biribol, respectivamente, neste sábado (17) – quarto dia de disputas.

Davi Martins de Almeida Ramalho conquistou três medalhas nos Abertos — Foto: Secretaria de Esportes de Dracena / Cedida

No lançamento de dardo, Davi Martins de Almeida Ramalho ficou com o ouro ao atingir a marca de 22,45m. Ele ainda levou a prata no arremesso de peso e no lançamento de disco. Foram as primeiras medalhas da delegação de Dracena em São Carlos. A região pode ter alcançado mais pódios no atletismo ACD, uma vez que o balanço do dia ainda seria fechado.

Já no badminton, Enzo Anzai faturou o ouro e, Pedro Henrique Oliveira, a prata, na categoria individual, livre, da segunda divisão, em uma final totalmente prudentina. Antes deles, no terceiro dia de disputas, o boxeador Renan Ojeda perdeu para Julio Maia Saab, de Ribeirão Preto, e fechou a primeira participação da cidade na história da modalidade nos Abertos com o bronze.

A exemplo de Dracena, quem também desencantou foi Adamantina. O time de biribol perdeu a chance de ir para a final ao ser derrotado por Santos, por 2 sets a 1, mas assegurou o bronze ao vencer São José dos Campos, pelo mesmo placar, na primeira divisão.

Enzo Anzai e Pedro Henrique Oliveira fizeram final prudentina no badminton — Foto: Semepp / Divulgação

A região possui agora quatro ouros, cinco pratas e quatro bronzes:

Tão perto e tão longe

A região já tem a 14ª medalha garantida. Isso porque o badminton masculino de Prudente está na final da disputa livre, por equipes, da segunda divisão. Duas vitórias neste quarto dia (2 a 1 sobre Jacareí e 2 a 0 diante de São Caetano do Sul), em fases eliminatórias, levaram o time à decisão.

O tênis de mesa masculino prudentino ganhou de Lençóis Paulista por 3 a 1, chegou à terceira vitória seguida e se classificou para a semifinal do torneio por equipes. O próximo adversário será Indaiatuba, pela disputa livre da segunda divisão. Na mesma modalidade, Prudente parou nas quartas de final da disputa masculina em duplas.

Ainda no tênis de mesa, por equipes, Osvaldo Cruz chegou perto de alcançar pelo menos um bronze, mas não teve o mesmo sucesso dos prudentinos. Perdeu por 3 a 1 para Poá, pelas quartas de final do sub-20 da segunda divisão, e deu adeus à competição.

Osvaldo Cruz perdeu para Poá no tênis de mesa — Foto: Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Osvaldo Cruz / Divulgação

Outra derrota dos mesatenistas osvaldo-cruzenzes ocorreu na disputa feminina: 3 a 0 para Francisco Morato. Foi o segundo tropeço da equipe em dois compromissos. Como são apenas quatro cidades na disputa da modalidade sub-20 da segunda divisão, todos jogam contra todos em turno único.

Na última sexta-feira (16), o xadrez de Dracena amargou duas derrotas: 2,5 a 1,5 para Pindamonhangaba (masculino, livre, segunda divisão) e 3 a 1 para Araraquara (feminino, sub-20, primeira divisão). As duas equipes seguem na parte de baixo da tabela de classificação, após três rodadas.

Também no terceiro dia foi a despedida das disputas da natação convencional. E Prudente voltou para casa sem pódios. Oito nadadores caíram na água, e os melhores resultados foram alcançados por Giovanna Ribelatto Monteiro, sétima colocada nos 400m nado livre e oitava nos 200m livre.

Veja também

Mais do ge