TIMES

Por Paulo Taroco — São Carlos, SP


O final de semana que marcou o encerramento do quinto dia de disputas da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos, deu ao Oeste Paulista o primeiro título geral por equipes, com a conquista do badminton masculino de Presidente Prudente na categoria livre da segunda divisão. Porém, o pódio coletivo não foi o único da região nas últimas horas. Neste domingo (18), Prudente somou mais um ouro, desta vez, no atletismo para atletas regulares. E, neste sábado (17), foram quatro medalhas no atletismo para atletas com deficiência (ACD), sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Prudentinos do badminton foram campeões em equipe, pela categoria livre da 2ª divisão — Foto: Semepp/Cedida

Após as vitórias individuais no sábado, o feito do badminton prudentino ocorreu no domingo, com uma vitória sobre São José do Rio Preto por 2 a 1. Até então, a melhor colocação do Oeste Paulista por equipes era o terceiro lugar do biribol de Adamantina, conquistado também no sábado.

José Eduardo de Abreu foi o velocista prudentino responsável pelo ouro no atletismo regular. Também neste domingo, ele venceu os 100m com o tempo de 10seg37. Fechando o sexto dia, Dracena perdeu no xadrez feminino, por 2,5 a 1,5, diante de Coroados, pelo sub-20 da primeira divisão. A equipe masculina também perdeu, por 3 a 1, para Sertãozinho, na categoria livre da segunda divisão. Ainda nos tabuleiros, Osvaldo Cruz ficou no 5 a 5 com Rio Claro, na damas sub-20 da primeira divisão.

Thierb da Costa conquistou duas pratas em São Carlos — Foto: Semepp/Cedida

As outras quatro medalhas de sábado no atletismo ACD vieram com Tiago Parra, de Dracena, terceiro colocado no arremesso de peso (F37). Eric Gustavo, de Rancharia, foi o vencedor dos 800m (T46). Thierb da Costa, de Prudente, levou duas pratas, uma nos 200m e 400m (T12). Com os resultados dessa modalidade finalizados, no feminino por equipes, Dracena foi a 46ª colocada, com cinco pontos. No masculino, os draceneses foram os 33º, com 37 pontos. Prudente foi a 58ª, com 14 pontos, e Rancharia a 64ª colocada, com nove pontos.

A região possui agora sete ouros, sete pratas e cinco bronzes:

  • Prudente – 12 medalhas (cinco ouros, cinco pratas e dois bronzes), sendo quatro na natação ACD, uma no atletismo regular, duas no atletismo ACD, duas no badminton masculino individual, uma no badminton masculino em duplas, uma no badminton masculino por equipes e outra no boxe;
  • Dracena – quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze) no atletismo ACD;
  • Adamantina – um bronze no biribol;
  • Presidente Venceslau – um bronze na natação ACD.
  • Rancharia – um ouro no atletismo ACD.

Agenda

Nesta segunda-feira (19), sexto dia dos Jogos, Martinópolis inicia sua trajetória por uma medalha no vôlei. Pela categoria feminina livre, primeira divisão, o time da região enfrenta Franca, às 10h30. O time masculino encara Santana do Parnaíba, às 18h, também pela categoria livre da primeira divisão. Osvaldo Cruz tem compromisso no tênis de mesa e na damas, e Dracena volta volta a competir no xadrez. Prudente estreia no handebol e segue na disputa no tênis de mesa, e Taciba compete na bocha.

José Eduardo (ao centro) foi ouro nos 100m para atletas regulares — Foto: Semepp/Cedida

Veja também

Mais do ge