Presidente Prudente segue liderando as conquistas da região na 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos. A cidade chegou a 15 medalhas e fez o número de pódios do Oeste Paulista saltar de 20 para 22 (veja a lista completa abaixo). As comemoração desta terça-feira (20) ocorreram no atletismo e no caratê. Além disso, o sétimo dia de disputas ficou marcado por classificação na bocha e três derrotas de equipes da região para um mesmo município: Araraquara.
Na estreia do caratê, Prudente conquistou uma medalha de ouro com Rafael Nascimento. Ele foi campeã no shiai kumite -60kg. O outro pódio do dia saiu com Willian Santos, prata nos 400m rasos, com o tempo de 48s83.
A delegação prudentina ainda foi representada em outros dois esportes, nos quais terminou em quarto lugar. No tênis de mesa, na disputa do bronze pela categoria livre da segunda divisão, no torneio por equipes, a cidade perdeu por 3 a 0 para Araraquara (vítima número 1 dos araraquarenses).
Já no basquete 3x3 – modalidade que pela primeira vez é disputada nos Abertos, mas não vale pontos para a classificação geral –, o município superou Campinas nas quartas de final, mas parou em Piracicaba nas semis.
– Foi legal, joguei com dois atletas que ajudei a formar, o Pedro Aguilar e o Pedro Paulo, que eram do time sub-16 de Prudente. E o Diego Miranda também esteve presente. Tivemos um desempenho acima da média, batemos times favoritos, como Campinas. Foi bastante positivo – avaliou o mais experiente da turma, David Teles.
Vitórias e classificação
Taciba mandou bem novamente na bocha e está na fase eliminatória. A equipe se classificou com a vitória por 2 a 1 sobre Barretos, pela primeira divisão. O próximo adversário é Bauru. Outro resultado positivo do dia veio com o xadrez. Dracena superou Itararé por 2,5 a 1,5, na disputa masculina, sub-20, da primeira divisão.
Derrotas e eliminação
O handebol masculino de Álvares Machado disse adeus às disputas. A equipe perdeu o seu segundo e último compromisso por 29 a 18 para Araraquara (vítima 2), no sub-20 da primeira divisão. Na mesma modalidade, as mulheres machadenses também não tiveram uma terça-feira para comemorar. Foram superadas por Praia Grande, por 17 a 7, no sub-20 da segunda divisão.
Osvaldo Cruz foi outro município que conheceu duas derrotas em São Carlos. Perdeu no vôlei feminino para... Adivinha? Sim, Araraquara, por 2 sets a 0, no sub-20 da primeira divisão. Nas damas, quem não deu chances para o município foi Pratânia, que venceu por 8 a 2, no torneio sub-20 da primeira divisão.
Balanço das conquistas regionais
A região possui agora oito ouros, nove pratas e cinco bronzes:
- Prudente – 15 medalhas (seis ouros, sete pratas e dois bronzes), sendo quatro na natação ACD, três no atletismo regular, duas no atletismo ACD, uma no caratê, duas no badminton masculino individual, uma no badminton masculino em duplas, uma no badminton masculino por equipes e outra no boxe;
- Dracena – quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze) no atletismo ACD;
- Adamantina – um bronze no biribol;
- Presidente Venceslau – um bronze na natação ACD;
- Rancharia – um ouro no atletismo ACD.
Veja também