Júnior Santos desabafa sobre a própria trajetória e narra o gol que definiu a final da Conmebol Libertadores
Se Júnior Santos alcançou uma ascensão digna de roteiro de cinema nos últimos sete anos, o clube que o revelou seguiu o caminho contrário. O Osvaldo Cruz não entra em campo há cerca de dois anos e meio, e o palco das primeiras partidas profissionais do atacante do Botafogo está em reta final de reforma exigida por sentença judicial.
Artilheiro da Conmebol Libertadores de 2024 e autor do gol do título no último sábado, Júnior Santos recebeu, em 2017, a primeira chance em uma equipe profissional. Sem ter passado pelas categorias de base, ele se mudou da Bahia ao interior paulista para tentar a sorte aos 22 anos.
Osvaldo Cruz fica a mais de 1 mil km do Rio de Janeiro, perto da divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. Nas temporadas 2023 e 2024, a cidade de aproximadamente 31 mil habitantes não teve o seu representante nos gramados.
O gol do título do Botafogo
A última partida foi disputada no dia 25 de junho de 2022, no encerramento da primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual quinto patamar estadual). Foi justamente esta a competição encarada há sete anos pelo atacante, conhecido inicialmente como Júnior Berimbau.
Naquela edição, o campeonato passou a ser totalmente sub-23 e ainda significava o quarto degrau do estado. Ele fez cinco gols na campanha até as quartas de final. O Azulão (apelido do clube do interior paulista) voltou a se aproximar do acesso em 2020 e parou na mesma fase. Júnior Santos estava no futebol japonês.
Com duas décadas, o Osvaldo Cruz teve como principais momentos de sua história os dois acessos para a Série A2 do Paulista, em 2006 e 2009.
Na temporada que significou a última aparição no cenário profissional, o Azulão sofreu com a questão dos mandos de campo, pois se afunilaram as exigências e prazos estipulados pela competência fiscalizadora de alguns órgãos públicos. Os problemas relacionados a laudos vinham de anos.
Por fim, uma sentença judicial levou a Prefeitura, responsável pelo Estádio Breno Ribeiro do Val, o Brenão, a fechar a praça esportiva para cumprir a ampla reforma. As determinações incluíram as partes de segurança e estrutural.
Antes disso, a cidade chegou também a ser sede de edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior e receber, por exemplo, o Internacional e o Santos. Diante da determinação final, o poder público municipal precisou refazer alambrados, retirar arquibancadas metálicas, ampliar portões e vestiários.
Agora, a expectativa fica voltada à entrada do Azulão na quinta divisão paulista. Passado o período eleitoral, a prefeita reeleita, Vera Lúcia Alves, a Vera Morena, confirmou que o planejamento é entregar o estádio de forma adequada até o fim do ano. Nesta segunda-feira (2), por meio da assessoria, a Prefeitura voltou a assegurar os planos (veja a nota completa abaixo).
Hoje à frente do Conselho Deliberativo do clube, Rubens Romanini chegou à presidência em 2016 e foi peça importante no aval para a contratação de Júnior Santos. Ele falou sobre o que impede o Azulão de voltar aos gramados.
– Estamos de mãos atadas ainda. Conforme a Prefeitura já disse até em entrevista, há essa previsão de entrega para este mês. Por isso, vamos esperar para depois sentar e conversar. Ainda não temos uma data definida para isso.
– Sim, o campeonato [quinta divisão de São Paulo] deve começar entre o fim de abril, começo de maio. Mas não é só isso. Existem os prazos para deixarmos os laudos em dia, e isso não é possível ter início antes do término da reforma. É difícil também falar até quando seria o prazo máximo para isso, sem conhecermos o calendário, as definições do primeiro arbitral. Acredito que alguns documentos já estejam acompanhando o próprio projeto, então teríamos o mês de janeiro para definir. Não costumam ser procedimentos demorados.
Assista a gols de Júnior Santos em 2017
Nota da Prefeitura de Osvaldo Cruz:
A Prefeitura de Osvaldo Cruz informa que as etapas de obras de adequação do Estádio Municipal Breno Ribeiro do Val, determinadas por sentença judicial, têm previsão de conclusão e entrega no mês de dezembro deste ano.
Cumprindo o cronograma estabelecido, a administração municipal reforça seu compromisso em atender às exigências judiciais.
Após a conclusão das obras, o relatório final será apresentado junto ao processo em trâmite para cumprimento das obrigações para anuência do Ministério Público.
Assim, antes do término do cumprimento da sentença não é possível, ainda, enfrentar as questões referentes aos laudos técnicos necessários para o funcionamento pleno do estádio serão avaliadas e tratadas pela equipe responsável no tempo oportuno e dentro das exigências previstas em lei [sic].
Veja também