Parceira Oficial de Tecnologia da Formula 1®, a Lenovo, além de levar inovações que elevam a velocidade e a eficiência aos megaeventos esportivos, se destaca também no apoio às suas metas de sustentabilidade. A marca vem ajudando na estratégia de sustentabilidade mais ampla da F1 por meio do seu Serviço de Recuperação de Ativos. A medida ajuda a Formula 1 a atingir seu objetivo de ser mais sustentável e também promove as metas de sustentabilidade da organização, reciclando a tecnologia de maneira mais social e ambientalmente responsável.
A recuperação de ativos garante a reciclagem de hardwares aposentados. Só para se ter ideia da efetividade da iniciativa, desde o início da parceria entre Lenovo e F1, foram descartados 95% de hardwares obsoletos de forma sustentável, reduzindo assim custos e mitigando riscos de segurança com a destruição confiável de dados.
"Acreditamos que a inovação deve servir ao propósito de uma vida melhor para a humanidade – mais inclusiva, mais ecológica e em constante mudança para sempre”, destaca o CEO da Lenovo, Yang Yuanqing.
Para isso, a empresa de tecnologia estabeleceu os seguintes focos de atuação:
Embalagem inovadora
As embalagens da marca são produzidas com materiais reciclados, eliminando o plástico. Elas possuem uma base 100% renovável e biodegradável. Por serem mais leves, também reduzem as emissões durante o transporte.
Redução de emissões
Por meio de parceria com provedores de serviços certificados e com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Lenovo compensa as emissões de CO2 na produção e remessa, bem como ao longo de um ciclo de vida típico de cinco anos de seus produtos.
Para zerar a emissão de gases até 2050, a companhia estabeleceu suas metas baseadas na ciência. Até 2025, o objetivo é que 90% de suas operações globais sejam abastecidas por eletricidade proveniente de fontes renováveis.
Ainda no próximo ano, a empresa espera eliminar um milhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa da cadeia de suprimentos.
Materiais reciclados
Materiais reciclados fazem parte dos produtos e das embalagens da Lenovo. Só em 2021, a empresa usou mais de 13,5 milhões de quilos de plástico reciclado na composição de seus equipamentos. Até 2025, a ideia é que 100% dos PCs – como computadores e notebooks – contenham conteúdo reciclado pós-consumo.
Economia circular
A Lenovo adota um modelo circular baseado na redução, reutilização e reciclagem por meio de sua cadeia de suprimentos, design de produtos, materiais e serviços.
Seus equipamentos são projetados para que possam ser reparados no local quando necessário. Porém, quando chega a hora de atualizar seus dispositivos por novos, Lenovo recupera o hardware para extrair ainda mais valor dos materiais componentes, maximizar seu uso e minimizar o desperdício.
Impacto social
Para uma tecnologia mais inclusiva, especialistas em design da Lenovo têm como missão garantir que os equipamentos da marca funcionem para todos.
No paralelo, a Fundação Lenovo capacita comunidades em todo o mundo com acesso à tecnologia e à educação, impactando milhões com investimentos estratégicos, voluntariado e resposta a desastres.
Como faz com a Formula 1, a Lenovo pode ajudar as empresas a atingirem suas metas ambientais oferecendo serviços mais inteligentes.
Acesse aqui e saiba mais sobre as soluções da Lenovo para a Formula 1 .
E acompanhe tudo o que rola nesse megaevento esportivo no ge!
#VaiDeLenovo #LenovoF1
Veja também