TIMES

Por Caíque Andrade

Repórter e redator de Futebol Internacional do ge

Rio de Janeiro


Trabalho de Flick deve gerar otimismo no Barcelona? Veja debate no Gringolândia

Trabalho de Flick deve gerar otimismo no Barcelona? Veja debate no Gringolândia

Líder isolado do Campeonato Espanhol e depois de uma enorme vitória por 4 a 1 sobre o Bayern, o Barcelona chega ao clássico contra o Real Madrid, neste sábado, como favorito, algo que não acontecia há um bom tempo. O time catalão perdeu os três duelos contra o maior rival na temporada passada, com direito a goleada e hat-trick de Vini Jr na Supercopa da Espanha.

A bola rola para o clássico às 16h (de Brasília) deste sábado, no Santiago Bernabéu, e o ge acompanha em tempo real.

Claro que se trata de um jogo que envolve muita rivalidade, o Real Madrid tem craques que podem decidir a qualquer momento e a partida acontecerá no Santiago Bernabéu, o que equilibra ainda mais o duelo. Mas o time que melhor joga futebol na Espanha hoje é o Barcelona. E isso se deve, principalmente, ao técnico Hansi Flick, que em pouquíssimo tempo transformou a equipe com algumas mudanças importantes.

Novo estilo de jogo

Sem resultados com Xavi Hernández, ex-jogador e grande ídolo do clube, o Barça contratou para o seu lugar o alemão Hansi Flick, que vinha de passagens pela seleção alemã e pelo Bayern. Enquanto Xavi era símbolo da filosofia do clube, que privilegia a posse de bola, Flick é de uma escola de futebol com mais velocidade.

A vitória por 4 a 1 sobre o Bayern de Munique, tendo apenas 40% da posse de bola, demonstra isso. Apesar de o Barça ainda ter a bola na maior parte do tempo em jogos do Campeonato Espanhol, o time de Hansi Flick não foca prioritariamente em ficar com bola em seu domínio, mas sim em pressionar o adversário e agredir sempre que possível.

Números de Barcelona 4 x 1 Bayern de Munique

Barcelona Bayern de Munique
Posse de bola 40% 60%
Passes 377 565
Chances claras de gol 4 2
Finalizações 12 11

Com meio-campistas e zagueiros de muita capacidade técnica, o Barcelona tem frequentemente utilizado de lançamentos longos, explorando a velocidade de Raphinha e Lamine Yamal pelos lados do campo. A forma de jogar foi aprovada por Carlo Ancelotti, adversário deste sábado.

— O Barcelona mudou um pouco a sua filosofia. É uma equipe que joga de uma forma diferente, é muito mais direta. Uma ideia de jogo muito clara, que tem sido acompanhada por um bom futebol. Tudo correu muito bem, eles estão jogando muito bem e são uma equipe muito corajosa — elogiou o técnico do Real Madrid, em entrevista coletiva.

Vini Jr e Raphinha chegam como protagonistas para o clássico Real Madrid x Barcelona

Vini Jr e Raphinha chegam como protagonistas para o clássico Real Madrid x Barcelona

Nomes importantes recuperados

Hansi Flick foi o técnico que comandou Robert Lewandowski em sua temporada mais artilheira, 2019/20, quando o polonês fez 55 gols. Em seus dois primeiros anos de Barcelona, o centroavante teve momentos de altos e baixos, dando a impressão de que já não tinha mais a capacidade de antes.

É de impressionar o recente crescimento do jogador, aos 36 anos. Após médias de 0,71% gol por jogo em 2022/23 e 0,53% em 2023/24, Lewa começa 2024/25 com 15 gols em 13 partidas, com uma média de 1,15% na equipe de Hansi Flick.

Algo muito semelhante aconteceu com Raphinha. O técnico foi preponderante para que o brasileiro finalmente deslanchasse em Barcelona. Nas duas temporadas sob o comando de Xavi, o atleta nunca teve uma grande sequência de titular como na atual. Perdia a posição em alguns momentos para Dembelé e, mais recentemente, Lamine Yamal.

"Raphinha sobe um degrau no Barcelona com o hat-trick", analisa Gringolândia

"Raphinha sobe um degrau no Barcelona com o hat-trick", analisa Gringolândia

Hansi Flick teve o grande mérito de enxergar a importância de Raphinha para a equipe e dar confiança para o jogador, que tem sido decisivo.

Seja atuando centralizado ou pela esquerda, o brasileiro é fundamental na nova forma de jogar da equipe, com muita movimentação no campo de ataque e sempre entrando na área adversária, conseguindo até aqui nove gols e seis assistências em 13 jogos.

Recorrer à base

Mesmo em meio a grande crise financeira, o Barcelona foi ao mercado e investiu 55 milhões de euros (R$ 338 milhões) em Dani Olmo, jogador produzido nas categorias de base do clube, que atuava pelo RB Leipzig.

Com o alto valor gasto, o clube precisou se desfazer de muitos nomes relevantes do elenco para se enquadrar nas regras do fair play financeiro da LaLiga. Jogadores como Gündogan, João Félix, João Cancelo, Sergi Roberto, Marcos Alonso, Oriol Romeu e Vitor Roque deixaram o Barça na última janela de transferências.

Já que o elenco diminuiu e o dinheiro para reforços não existia, o Barcelona passou a dar ainda mais espaço para jogadores de suas "canteiras". E Hansi Flick certamente teve participação em todo este processo de rejuvenescimento do elenco, já que foi contratado em maio, antes de a janela abrir.

No jogo contra o Bayern de Munique, o time titular do Barça teve seis jogadores revelados na base (Iñaki Peña, Pau Cubarsí, Alejandro Baldé, Marc Casadó, Fermín López e Lamine Yamal). Outros três entraram no decorrer da partida (Dani Olmo, Ansu Fati e Gavi).

Hansi Flick em Barcelona x Bayern de Munique — Foto: Getty Images

O futebol é imprevisível, principalmente se tratando de grandes clássicos e equipes que contam com craques. Tudo pode acontecer dentro das quatro linhas. Apesar disso, os méritos de Hansi Flick citados acima fazem o Barça ser o time a ser batido na Espanha antes do primeiro "El Clasico" da temporada 2024/25.

Veja também

Mais do ge

Série A tem grande equilíbrio e equipes atuando em alto nível. Se você tem a impressão de que não vale a pena assistir à briga pelo Scudetto, é recomendável repensar

Cinco motivos para acompanhar o Campeonato Italiano, o melhor da Europa em 2024/25

Equipe de Hansi Flick tem estratégia perfeita para conter Mbappé e Vini Jr, e conta com brilho de Lewandowski, Raphinha e Yamal no primeiro El Clasico da temporada

Barcelona dá aula de ousadia e organização para golear Real Madrid no Bernabéu - Programa: ge highlights

Treinador implementa novo estilo de jogo, recupera jogadores em baixa, aproveita a base e faz o Barça voltar a ser favorito no "El Clasico"

Veja como Hansi Flick transformou o Barcelona antes de clássico com Real Madrid

Nomes como De Bruyne e Mbappé, por preocupações físicas, pediram dispensa do atual período de seleções, já esvaziado com outros importantes atletas lesionados ou aposentados

Calendário cheio e risco de lesões fazem atletas evitarem Data Fifa

Principal ameaça a Vini Jr. na Bola de Ouro, volante é o cérebro da equipe, e grave lesão se torna principal desafio recente do treinador. Aproveitamento do City sem o atleta cai drasticamente; veja

Pep Guardiola terá de reinventar o Manchester City sem Rodri

Atacante do Palmeiras deve encontrar no ano que vem um clube ainda fortemente marcado pela instabilidade para jogadores, dos mais jovens aos mais veteranos; tomara que mude

Opinião: bagunça do Chelsea causa preocupação sobre futuro de Estêvão

Lobby espanhol por premiação ao volante soa a uma tentativa final de diminuir (outra vez) o protagonismo de Vinícius Júnior

Opinião: Rodri não foi sequer o melhor da Espanha na Euro para almejar a Bola de Ouro

Meio-campista da Alemanha deixa legado de amor ao futebol acima de tudo, consistência e profissionalismo no mais alto nível e humildade entre grandes estrelas

Kroos é o craque em que todo jogador brasileiro deveria se espelhar

Com astro de 39 anos no ataque, seleção portuguesa condiciona criação ofensiva a cruzamentos na área. Elenco tem qualidade para muito mais, e Roberto Martínez deveria rever forma de jogar

Como a Euro mostra que Portugal virou refém de Cristiano Ronaldo

Ex-treinador do São Paulo e da seleção olímpica diz que desejo é escrever história no tradicional clube e relembra "aposta" no futebol mexicano para elevar carreira

André Jardine leva América a bicampeonato no México e projeta: "Vamos conseguir mais" - Programa: Cortes podcasts ge