TIMES

Por Redação do ge — Barcelona, Espanha


Qual o segredo para o ótimo início de temporada do Barcelona? A gestão "mão de ferro" do técnico Hansi Flick, aparentemente. O treinador alemão completou nesta sexta-feira 100 dias no comando do time espanhol, e tem conseguido, até agora, misturar serenidade e autoritarismo.

Hansi Flick tem gerido o elenco do Barcelona com "mão de ferro" — Foto: Getty Images

O Barcelona lidera o Campeonato Espanhol, com 24 pontos. Venceu oito dos nove jogos disputados, marcou 28 gols — disparado o melhor ataque — e sofreu apenas nove. O Barça, aliás, é também a equipe que mais fez gols até agora na temporada 2024/25, entre representantes das principais ligas da Europa: 34 no total, em 11 partidas.

Pessoas que frequentam o vestiário do Barcelona define Hansi Flick como alguém que "transmite autoridade", segundo informações do jornal "As". Isso acontece sem ações abruptas ou inflamadas. Ele também não reclamou quando o elenco foi acometido por muitas lesões e não pôde fazer contratações, logo no início de seu trabalho.

O Barça volta a campo neste domingo, para enfrentar o Sevilla. Acompanhe em Tempo Real no ge.

O técnico alemão de 59 anos presta atenção "em todos os detalhes" da Ciutat Esportiva, o centro de treinamento do Barcelona. Flick descartou punições com multas aos jogadores, por um lado, e também prêmios ou desafios, por outro.

Abaixo, você confere os "mandamentos" estabelecidos por Hansi Flick para ter um ambiente profissional no Barcelona, e assim alcançar o sucesso na temporada, segundo informações do "As".

Bom começo de temporada no Barcelona inspira Raphinha na Seleção

Bom começo de temporada no Barcelona inspira Raphinha na Seleção

  1. Pontualidade: Os jogadores devem se apresentar para os treinos uma hora e meia antes do início das atividades. O mesmo vale para a comissão técnica. Muitas vezes Flick é o primeiro a chegar na Ciutat Esportiva. Ele aproveita esse tempo para conversar com os auxiliares sobre o treino, checar o estado médico e a carga de trabalho.
  2. Controle diário de peso: Os jogadores precisam passar por balança todos os dias, sem exceção, antes do início dos treinos. Os dados são anotados e avaliados semanalmente.
  3. Hábitos de nutrição: O elenco come no refeitório do CT, sem exceções ou reservas. Os jgoadores são obrigados a passar pelo bufê elaborado pela nutricionista Slvia Tremoleda.
  4. Ativação em dia de jogo: O time do Barcelona vai a campo na manhã dos jogos, para uma sessão de ativação. Flick considera isso imprescindível. Isso também acontecia com Xavi, mas os atletas se queixaram e as sessões acabaram. Voltaram com o novo técnico.
  5. Concentração em dia do jogo: Após essa sessão de ativação, os jogadores se concentram juntos em um hotel, mesmo que a partida seja em casa. A intenção de Flick com isso é evitar qualquer incidente.
  6. Descanso pós-jogo: O Barcelona não viaja mais de volta durante a madrugada. Quando joga fora de casa, e o voo tende a durar mais de uma hora e meia, o time dorme na cidade.
  7. Treinos longos e intensos: A disciplina é grande nos treinos do Barcelona, em especial na preparação física. Os jogadores passam por vários métodos de medição de desempenho e costumam ficar até cinco horas no centro de treinamento.
  8. Fim das sanções econômicas: Flick não vê sentido em penalizações ou motivações financeiras. Os jogadores são profissionais e responsáveis por si mesmos. Isso não significa que atos de indisciplina não têm consequência.
  9. Limitação dos feriados e folgas: Hansi Flick não gosta de dar muitos dias de descanso ao grupo, no máximo um por semana. Ele acaba flexibilizando isso quando há data Fifa, mais por necessidade.
  10. Relação profissional: O técnico não tem aquele estilo "paizão" ou "amigo" dos jogadores. Procura dar retorno aos atletas sobre seus desempenhos constantemente. Deixa as portas abertas de seu escritório para quem quiser conversar com ele. Tenta ser justo em suas decisões e não aceita interferências.

Jornal "As" revela métodos e regras implementados por Hansi Flick no Barcelona — Foto: Getty Images

Veja também

Mais do ge