TIMES

Por Caíque Andrade

Repórter e redator de Futebol Internacional do ge

Rio de Janeiro


O principal torneio nacional da Europa, com maiores investimentos e índices de audiência é a Premier League. Mas o Campeonato Italiano é o melhor para se acompanhar na atual temporada. Grandes jogadores, ótimos treinadores, equipes praticando bom futebol de forma consistente e boas partidas são alguns dos pontos que chamam atenção.

A Série A da Itália, que já teve as principais equipes e os grandes craques do futebol mundial, sobretudo entre as décadas de 80 e 2000, é deixado de lado por muitos fãs do futebol internacional no Brasil e no mundo. Este texto tem como objetivo te fazer repensar se não vale a pena assistir ao Italiano.

Confira os gols mais bonitos do Campeonato Italiano em novembro

Confira os gols mais bonitos do Campeonato Italiano em novembro

1. Equilíbrio em alto nível

Nesta sexta-feira, apenas três pontos separam a líder Atalanta (34) da quinta colocada Lazio (31) no Campeonato Italiano. O torneio tem quatro equipes acima dos 70% de aproveitamento e um quinto lugar com 68%, com uma média de 72% de aproveitamento de pontos dos cinco primeiros da tabela. Este número é superior ao das outras principais ligas da Europa, indicando uma briga por título mais acirrada e de nível mais alto.

Aproveitamento de pontos dos 5 primeiros colocados:

  • Série A italiana - 72%
  • LaLiga - 68%
  • Ligue 1 - 67,6%
  • Bundesliga - 66,6%
  • Premier League - 66%

Não são apenas números. Se trata de equilíbrio em alto nível, algo que não temos acompanhado tanto nas outras principais ligas europeias, já que PSG e Bayern disparam em seus países, Barcelona e Real Madrid acumulam tropeços na LaLiga e o Liverpool é soberano na Premier (depois de um tetracampeonato seguido do City). A ideia não é criticar os outros campeonatos, mas sim valorizar a imprevisibilidade de uma briga entre várias equipes que vivem grande fase.

2. Astros em destaque

O Campeonato Italiano está recheado de bons e ótimos jogadores, o que torna os jogos mais atrativos. A Atalanta tem Ademola Lookman, primeiro jogador a fazer três gols numa final europeia, como grande nome, além de outros destaques, como o centroavante Mateo Retegui, que soma 14 gols na temporada e aparece como esperança para a seleção italiana.

Outro que vive grande fase é Moise Kean, com 13 gols em 2024/25. O ex-Juventus brilha na Fiorentina, que também tem contado com atuações de altíssimo nível de David De Gea, aos 34 anos, para se intrometer na briga pelas primeiras posições. O Napoli mantém base campeã de 2022/23, com destaque para Kvaratskhelia voltando a ser decisivo, mas tem reforços importantes, como Lukaku e McTominay.

A Inter de Milão também manteve a equipe campeã da campanha passada, com Lautaro Martínez como grande craque, mas agora contando com um Marcos Thuram mais artilheiro: já são 11 gols em 19 jogos, enquanto na temporada passada balançou as redes 15 vezes em 46 partidas. Fora nomes importantes que brilham na liga, como Rafael Leão, do Milan, Dybala, da Roma, Vlahovic, da Juventus, entre outros.

Lookman e Kvaratskhelia brilham e conduzem Atalanta e Napoli na briga pelo título italiano — Foto: Getty Images

O investimento geral da liga pode não ser o mesmo da Premier League, mas a Série A da Itália já se consolida como o segundo torneio da Europa que mais gasta dinheiro em contratações. De acordo com levantamento do site Transfermarkt, os times do Campeonato Italiano já investiram quase o dobro das equipes da LaLiga em reforços desde 2022/23.

Ligas com maior investimento nas últimas três temporadas

  1. Premier League - 8,43 bilhões de euros
  2. Série A italiana - 2,99 bilhões de euros
  3. Campeonato Francês - 2,62 bilhões de euros
  4. Bundesliga - 2,03 bilhões de euros
  5. LaLiga - 1,67 bilhões de euros

3. Bons treinadores

A Itália tem uma escola muito forte e consagrada de treinadores, de nomes históricos como Arrigo Sacchi, Carlo Ancelotti, Fabio Capello, entre outros. Alguns dos técnicos mais importantes da atual geração italiana estão na briga pelo topo do torneio atual: Gian Piero Gasperini (Atalanta), Antonio Conte (Napoli) e Simone Inzaghi (Inter de Milão).

Outros personagens mais recentes no mercado de treinadores despontam de maneira inesperada, como Raffaele Palladino, que se destacou no Monza e hoje surpreende na Fiorentina, e Marco Barone, que coloca a Lazio na parte alta da tabela.

O brasileiro Thiago Motta, que conduziu o Bologna à Champions League em 2023/24, de forma histórica, hoje comanda reformulação na Juventus. O torneio é repleto de grandes treinadores, que implementam suas ideias de maneira eficiente e fazem boas apresentações, garantindo ótimos jogos de futebol.

Gian Piero Gasperini e Antonio Conte se cumprimentam em Atalanta x Napoli — Foto: Getty Images

4. Brasileiros com protagonismo

O Campeonato Italiano aos poucos volta a ter brasileiros como protagonistas. Além do já citado Thiago Motta, comandante da Juventus, alguns atletas nascidos no Brasil brilham dentro de campo. Na Juve, Bremer vinha sendo um dos melhores zagueiros do futebol italiano, com atuações impressionantes e convocações para a Seleção, até se lesionar gravemente.

Dodô (Fiorentina) e Éderson (Atalanta) são outros dois nomes recentemente convocados por Dorival Júnior que merecem olhares atentos. Os dois já se destacam há algumas temporadas no futebol italiano e são importantes para suas equipes. David Neres foi um dos reforços do Napoli na temporada e, apesar de não ser titular absoluto, tem tido ótimas apresentações.

Danilo e Douglas Luiz (Juventus), Emerson Royal (Milan), Carlos Augusto (Inter de Milão), Juan Jesus (Napoli), Brenner (Udinese), Junior Messias (Genoa), Gabriel Strefezza e Felipe Jack (Como), Hernani (Parma) e Paulo Azzi (Cagliari) são outros brasucas jogando na Série A italiana.

5. Grandes correndo riscos

Se equipes surpreendentes, fazendo grandes campanhas mesmo sem grandes investimentos, trazem grande atratividade para o torneio, o contrário também atrai olhares. Gigantes como Juventus e Milan, neste momento, foram deixados para trás pelo pelotão de frente e oscilam na temporada.

Inicialmente favoritos ao título, junto da Inter de Milão, Juve e Milan ocupam sexta e sétima posições, respectivamente, e tropeços recentes já fazem crescer a pressão.

A tradicional Roma tem péssimo início de campeonato, na 11ª posição, e já tem seu terceiro treinador da temporada, Claudio Ranieri, após demitir Daniele De Rossi e Ivan Juric. Mesmo mantendo Dybala, que teve proposta da Arábia Saudita, e contratando dois finalistas da Bola de Ouro 2024 (Dovbyk e Hummels), a equipe da capital tem grande dificuldade de conseguir os resultados.

Claudio Ranieri tem a missão de recolocar a Roma entre os principais times da Itália — Foto: Getty Images

A Atalanta é a atual campeã da Liga Europa, faz ótima campanha na Champions League e vai em busca do título italiano. A líder do torneio enfrenta o Cagliari neste sábado. No mesmo dia, o vice-líder Napoli visita a Udinese. Lazio x Inter de Milão, na próxima segunda-feira, promete ser um dos grandes jogos da 16ª rodada, que começa já nesta sexta.

Veja também

Mais do ge

Série A tem grande equilíbrio e equipes atuando em alto nível. Se você tem a impressão de que não vale a pena assistir à briga pelo Scudetto, é recomendável repensar

Cinco motivos para acompanhar o Campeonato Italiano, o melhor da Europa em 2024/25

Equipe de Hansi Flick tem estratégia perfeita para conter Mbappé e Vini Jr, e conta com brilho de Lewandowski, Raphinha e Yamal no primeiro El Clasico da temporada

Barcelona dá aula de ousadia e organização para golear Real Madrid no Bernabéu - Programa: ge highlights

Treinador implementa novo estilo de jogo, recupera jogadores em baixa, aproveita a base e faz o Barça voltar a ser favorito no "El Clasico"

Veja como Hansi Flick transformou o Barcelona antes de clássico com Real Madrid

Nomes como De Bruyne e Mbappé, por preocupações físicas, pediram dispensa do atual período de seleções, já esvaziado com outros importantes atletas lesionados ou aposentados

Calendário cheio e risco de lesões fazem atletas evitarem Data Fifa

Principal ameaça a Vini Jr. na Bola de Ouro, volante é o cérebro da equipe, e grave lesão se torna principal desafio recente do treinador. Aproveitamento do City sem o atleta cai drasticamente; veja

Pep Guardiola terá de reinventar o Manchester City sem Rodri

Atacante do Palmeiras deve encontrar no ano que vem um clube ainda fortemente marcado pela instabilidade para jogadores, dos mais jovens aos mais veteranos; tomara que mude

Opinião: bagunça do Chelsea causa preocupação sobre futuro de Estêvão

Lobby espanhol por premiação ao volante soa a uma tentativa final de diminuir (outra vez) o protagonismo de Vinícius Júnior

Opinião: Rodri não foi sequer o melhor da Espanha na Euro para almejar a Bola de Ouro

Meio-campista da Alemanha deixa legado de amor ao futebol acima de tudo, consistência e profissionalismo no mais alto nível e humildade entre grandes estrelas

Kroos é o craque em que todo jogador brasileiro deveria se espelhar

Com astro de 39 anos no ataque, seleção portuguesa condiciona criação ofensiva a cruzamentos na área. Elenco tem qualidade para muito mais, e Roberto Martínez deveria rever forma de jogar

Como a Euro mostra que Portugal virou refém de Cristiano Ronaldo

Ex-treinador do São Paulo e da seleção olímpica diz que desejo é escrever história no tradicional clube e relembra "aposta" no futebol mexicano para elevar carreira

André Jardine leva América a bicampeonato no México e projeta: "Vamos conseguir mais" - Programa: Cortes podcasts ge