acompanhada do marido (Foto: Denise Soares/ G1)
Na 42ª semana de gestação, a estudante Raquel Lara de Almeida, de 19 anos, que, neste sábado (24) teve de se agachar para entrar no Centro Universitário de Cuiabá, para fazer a prova, chegou ao local neste segundo dia quase duas horas antes da abertura dos portões.
Acompanhada do marido, ela disse que é a segunda vez que ela presta o Enem.
SIGA O ENEM 2015 EM TEMPO REAL
No primeiro dia do exame, ela contou que sentiu dores, mas disse que não abre mão de fazer a prova.
"Ontem senti dores durante a prova, até achei que poderia ser o bebê. Mas a dor passou. Hoje, depois da prova, irei ao hospital", disse. Ela disse ter o sonho de ser médica e que estudou sozinha em casa para a prova.
Com base na prova aplicada neste sábado, ela disse que achou mais fácil em relação a 2014.
- Mascote' de família acompanha estudante a local de prova do Enem
- Mãe e filho fazem Enem juntos pela 2ª vez em Cuiabá: 'Receio de matemática'
- 'Mais difícil do que em 2014', dizem candidatos sobre Enem em Cuiabá
- Candidata ao Enem é expulsa da sala por caneta preta de tubo amarelo
- Com terço na mão, tia faz oração para sobrinho em frente a local de prova
- Sem documento com foto, candidata perde a prova e chora em Cuiabá
- Família inteira faz o Enem para dar força a adolescente em Cuiabá
- Candidatos cantam música sertaneja para aliviar tensão em MT, veja vídeo
- Filha leva vendedora de salgados a local de prova em MT 'para dar sorte'
- Estudante que perdeu prova em 2014 por atraso chega 2 horas antes em MT
A prova em Cuiabá
No primeiro dia de prova em Cuiabá, houve congestionamento em alguns locais de prova. Os candidatos enfrentaram trânsito e calor. Alguns perderam a prova, pois não conseguiram chegar antes do fechamento dos portões, às 12h [horário de Mato Grosso e 13h no horário de Brasília].
Perfil
Em Mato Grosso, um total de 149,5 mil candidatos estão inscritos no exame, sendo que a maioria, 57% são mulheres (86,6 mil pessoas). A maioria dos inscritos definiu sua cor de pele como parda (51%), enquanto que 29% se declararam brancas e 14% negras.
A faixa etária predominante é de pessoas com até 20 anos de idade (51,8%), seguida pelas pessoas que têm de 21 a 30 anos (31%) e acima de 30 anos (17%). Duas pessoas se declararam como travestis e transexuais.
Mais da metade dos candidatos mato-grossenses já concluíram o Ensino Médio (59,3%) e 19,4% concluirão o Ensino Médio ainda em 2015.
Comentários e correção
Após o fim das provas, os estúdios do G1 em São Paulo e Rio de Janeiro iniciam um programa em vídeo, ao vivo, com professores e estudantes que fizeram o Enem.
Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que foram abordados no exame. Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.
Resolução das questões
O G1 trará ainda a resolução das questões de sábado e domingo preparadas pelos professores do Cursinho da Poli. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (28). Internautas também podem participar da cobertura enviando fotos e informações ao VC no G1.
Baixe o G1 Enem, jogo com perguntas, desafio e dicas em vídeo