A aposentada Thelma Maria Silveira, de 59 anos, se diz mais nervosa que o sobrinho que está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (24), na Escola Estadual Presidente Médici, na Avenida Mato Grosso, em Cuiabá. Ela está em frente à unidade aguardando a saíde dele.
SIGA O ENEM 2015 EM TEMPO REAL
Enquanto isso,ela faz oração. "Sempre fico mais ansiosa que ele. Estou sofrendo já fazem alguns meses, quando percebi que o vestibular estava chegando", conta.
- Sem documento com foto, candidata perde a prova e chora em Cuiabá
- Família inteira faz o Enem para dar força a adolescente em Cuiabá
- Candidatos cantam música sertaneja para aliviar tensão em MT, veja vídeo
- Filha leva vendedora de salgados a local de prova em MT 'para dar sorte'
- Ambulantes aproveitam para faturar com venda de água, canetas e doces
- Estudante que perdeu prova em 2014 por atraso chega 2 horas antes em MT
Ela afirma que vai esperar o sobrinho, João Antônio Rezende, de 17 anos, até o final da prova. Com dois terços na mão, ela quer mandar energias positivas ao jovem. "Ficarei aqui o tempo que precisar. Tenho certeza que ele está preparado, mas com a minha reza tenho certeza que ele se sairá bem melhor", diz.
Thelma relata que o sobrinho está no 3º ano do ensino médio e já conseguiu ingresso no curso de ciências da computação na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), no ano passado, quando prestou o Enem só para treinar. Segundo, ela o caso está na Justiça e, enquanto aguarda uma definição para poder se matricular, ele tentará mais um vez.
"Dessa vez, é pra valer. Ele vai tentar ciência da computação, de novo, ou engenharia civil. Mesmo que ele passe para outra cidade, eu irei junto. Ele é meu tudo", relata, emocionada.
Programa ao vivo
Após o fim das provas, os estúdios do G1 em São Paulo e no Rio darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z e estudantes que fizeram o Enem.
Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. No sábado, as provas serão de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, o Enem terá provas de linguagens, matemática e redação.
Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.
Resolução das questões
O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de sábado e as 90 questões de domingo preparadas pelos professores do Cursinho da Poli. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (28).
Provas do sábado
No primeiro dia do Enem, os candidatos terão que responder a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 são da prova de ciências humanas, e 45 são da prova de ciências da natureza. Os portões abrem às 12h fecham às 13h no horário de Brasília (veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões em cada estado), e as provas terão início às 13h30. A duração da prova deste sábado é de quatro horas e meia.
Os candidatos só poderão fazer a prova usando caneta transparente na cor preta, e precisam de um documento oficial com foto. Veja essa e outras regras no checklist do Enem.