A menos de uma hora para o fechamento dos portões, os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Centro Universitário de Cuiabá, na Avenida Beira Rio, na capital, fizeram uma paródia de uma música do cantor sertanejo Michel Teló, na tentativa de aliviar a tensão pré-prova, neste sábado (24), primeiro dia do exame.
SIGA O ENEM 2015 EM TEMPO REAL
Aglomerados na frente da faculdade, um grupo começou a cantar uma paródia de 'Fugidinha' e o restante dos candidatos também se juntaram ao coro.
Em Mato Grosso, um total de 149,5 mil candidatos estão inscritos no exame, sendo que a maioria, 57% são mulheres (86,6 mil pessoas). A maioria dos inscritos definiu sua cor de pele como parda (51%), enquanto que 29% se declararam brancas e 14% negras.
A faixa etária predominante é de pessoas com até 20 anos de idade (51,8%), seguida pelas pessoas que têm de 21 a 30 anos (31%) e acima de 30 anos (17%). Duas pessoas se declararam como travestis e transexuais.
Mais da metade dos candidatos mato-grossenses já concluíram o Ensino Médio (59,3%) e 19,4% concluirão o Ensino Médio ainda em 2015.
As provas
Neste sábado (24), as provas com questões de ciências humanas e ciências da natureza terão duração máxima de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia (domingo (25), o tempo de duração é de 5 horas e 30 minutos para serem respondidas questões de linguagens, matemática e redação. O candidato só pode sair do local das provas após duas horas do início do exame. Os candidatos que quiserem levar o caderno de questões para casa tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova.
Abertura dos portões
A realização do exame segue o horário de Brasília. Às 11h os portões irão se abrir no horário de Mato Grosso e os alunos terão até as 12h para entrar. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antedecência e que visitem o local de realização da prova dias antes para que o candidato não perca o caminho.