24/10/2015 13h33 - Atualizado em 24/10/2015 19h32

Sem documento com foto, candidata perde a prova e chora em Cuiabá

Júlia Prado estava apenas com título de eleitor e não conseguiu fazer prova.
Outra candidata atrasada diz que saiu cedo, mas trânsito atrapalhou.

Lislaine dos AnjosDo G1 MT

  •  
Júlia Prado chorou após ficar do lado de fora (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)Júlia Prado chorou após ficar do lado de fora (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)

A estudante Júlia Prado, de 18 anos, não conseguiu fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (24), em Cuiabá, por falta de documento de identificação. Ela chegou a entrar no local do exame, mas teve que sair porque estava sem um documento com foto, apenas com o título de eleitor.

SIGA O ENEM 2015 EM TEMPO REAL

Do lado de fora, aguardou um parente levar, mas a pessoa não chegou a tempo. Quando a documento finalmente chegou, o portão já havia sido fechado.

"Eu esqueci o documento. Estava só com o título e achei que podia fazer a prova. Cheguei no horário, mas lá dentro me falaram que precisava ser documento com foto e eu tive que sair. O documento chegou, mas o portão fechou. Eu não podia fazer nada mais", contou.

Não foi só ela que chegou atrasada e perdeu a prova, não. No mesmo local, a servidora pública Tuca Bonfim, de 43 anos, já formada em gestão de pessoas, ficou do lado de fora. Ela contou que estava de carro e que, por causa do congestionamento na região da faculdade, não conseguiu chegar a tempo da prova.

Na porta do Centro Universitário de Cuiabá, onde faria a prova, ela se disse frustrada. "A gente chora mesmo, pela frustração, indignação. Não é falta de organização. Saí de casa às 10h50, mas o trânsito estava horrível. Tem acidente, congestionamento", reclamou. Ela pretendia concorrer a uma vaga de psicologia.

  •  
Tuca Bonfim também perdeu o horário da prova (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)Tuca Bonfim também perdeu o horário da prova (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)
Candidata chegou minutos depois do portão ter sido fechado (Foto: Carlos Palmeira/ G1)Candidata chegou minutos depois do portão ter sido fechado (Foto: Carlos Palmeira/ G1)

Na Escola Estadual Presidente Médici, na Avenida Mato Grosso, em Cuiabá, uma candidata também chegou atrasada e não conseguiu entrar para fazer o exame.

  •  
Candidata se abaixou para conseguir entrar no local de prova (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)Candidata se abaixou para conseguir entrar no local de prova (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)

Perfil
Em Mato Grosso, um total de 149,5 mil candidatos estão inscritos no exame, sendo que a maioria, 57% são mulheres (86,6 mil pessoas). A maioria dos inscritos definiu sua cor de pele como parda (51%), enquanto que 29% se declararam brancas e 14% negras.

A faixa etária predominante é de pessoas com até 20 anos de idade (51,8%), seguida pelas pessoas que têm de 21 a 30 anos (31%) e acima de 30 anos (17%). Duas pessoas se declararam como travestis e transexuais.

Candidato corre para entrar em faculdade (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)Candidato corre para entrar em faculdade (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)

Mais da metade dos candidatos mato-grossenses já concluíram o Ensino Médio (59,3%) e 19,4% concluirão o Ensino Médio ainda em 2015.

As provas
Neste sábado (24), as provas com questões de ciências humanas e ciências da natureza terão duração máxima de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia (domingo (25), o tempo de duração é de 5 horas e 30 minutos para serem respondidas questões de  linguagens, matemática e redação. O candidato só pode sair do local das provas após duas horas do início do exame. Os candidatos que quiserem levar o caderno de questões para casa tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova.