24/10/2015 12h17 - Atualizado em 24/10/2015 12h17

Filha leva vendedora de salgados a local de prova em MT 'para dar sorte'

Joelma Aparecida fará o Enem pela segunda vez por insistência dos filhos.
A filha dela a acompanhou até escola onde ela fará a prova neste ano.

Joelma Aparecida da Silva, de 37 anos, chegou ao local da prova com a filha (Foto: Carlos Palmeira/ G1)Joelma Aparecida da Silva, de 37 anos, chegou ao local da prova com a filha (Foto: Carlos Palmeira/ G1)

A vendedora de salgados Joelma Aparecida da Silva, de 37 anos, fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela segunda vez por insistência dos filhos. "Não estava nem aqui. Estava de férias em Nova Olimpia [cidade a 207 km de Cuiabá] e minha filha me ligou lembrando da prova", contou, antes de fazer a prova na Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.

SIGA O ENEM 2015 EM TEMPO REAL

A filha da salgadeira, Keila Cristina da Silva, foi com a mãe para dar força à ela. "Não quis prestar vestibular neste ano, mas pretendo fazer no ano que vem para tentar uma vaga de psicologia. Vim para dar sorte à minha mãe", afirma.

Joelma conta que não se preparou muito para o Enem e que fará qualquer curso que conseguir. "Não estudei muito, não. Mas pretendo ir bem. Se não der certo, tento de novo no ano que vem para gastronomia em uma faculdade particular, já que não conseguirei esse ano por causa da mensalidade que está cara e meu salário não dá", relata.

Jurandir Bueno faz a prova pela quinta vez e quer fazer pedagogia (Foto: Carlos Palmeira/ G1)Jurandir Bueno faz a prova pela quinta vez e quer fazer pedagogia (Foto: Carlos Palmeira/ G1)

Já Jurandir Bueno, de 46 anos, fará a prova pela quinta vez e pretende cursar pedagogia. "Faço a prova todos os anos para testar meu conhecimento. Mas, desta vez, quero tentar o curso de pedagogia. É uma área que tem bastante emprego", afirma.

 

Jurandir, que trabalha com serviços urbanos no município, afirma que vai bem em disciplinas de humanas. Já as exatas são o ponto fraco do candidato. "Acho português, filosofia, história e geografia mais fácil. Tenho dificuldades em física e matemática. No ano passado até que fui bem na prova, só em matemática que fui bem mal", relata.

Ele afirma que, se não conseguir passar neste ano, deve pagar uma faculdade no ano que vem. "O estudo não pode parar. Sempre farei a prova, mesmo que não passe, só para testar meus conhecimentos", argumenta.

As provas
Neste sábado (24), as provas com questões de ciências humanas e ciências da natureza terão duração máxima de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia (domingo (25), o tempo de duração é de 5 horas e 30 minutos para serem respondidas questões de  linguagens, matemática e redação. O candidato só pode sair do local das provas após duas horas do início do exame. Os candidatos que quiserem levar o caderno de questões para casa tem que esperar até 30 minutos antes do término da prova.

 

Abertura dos portões
A realização do exame segue o horário de Brasília. Às 11h do horário de Mato Grosso, os portões se abriram e os alunos terão até as 12h para entrar. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antedecência e que visitem o local de realização da prova dias antes para que o candidato não perca o caminho.

Alimentação
Água e comida não são proibidas. O candidato deve se preocupar com sua própria alimentação durante a prova.

Punição para faltas no Enem
Quem for liberado da taxa e faltar nos dois dias do exame em 2015 terá obrigatoriamente que pagar a inscrição em 2016.

Funções do Enem
O Enem é usado como critério de entrada em diversos programas federais. A prova substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. Também são exigidas as notas do Enem para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni, para quem quer uma vaga gratuita no ensino técnico pelo Sisutec ou para quem vai tentar financiamento estudantil pelo Fies.

Quem tem mais de 18 anos pode usar o exame nacional para obter o diploma do ensino médio. E quem já está na faculdade precisa de boas notas no Enem para concorrer a bolsas de estudos no exterior pelo Ciência sem Fronteiras.

Baixe o G1 Enem, jogo com perguntas, desafio e dicas em vídeo

tópicos:
veja também