Política
Por

A oposição tentará derrubar, após o recesso parlamentar, a resolução aprovada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que regulamenta o aborto legal para crianças e adolescentes. O texto passou mesmo com os votos contrários dos representantes do governo no colegiado. Os 15 representantes da sociedade civil que fazem parte do Conanda votaram favoráveis, derrotando a tese dos 13 integrantes do governo que defendiam que a regulamentação fosse feita por lei aprovada no Congresso. A aprovação gerou críticas, especialmente de parlamentares da direita.

O documento busca regulamentar o atendimento às vítimas de estupro que possuem direito ao aborto conforme a lei brasileira. O texto aprovado estabelece que, quando há a vontade da menor de idade interromper a gravidez decorrente de um estupro, a criança ou a adolescente serão encaminhados a um serviço de saúde e que a manifestação da vontade da gestante deve ser priorizada, mesmo diante de divergência com os pais. Também não há a imposição de um limite gestacional para a realização do aborto.

A medida estabelece ainda que, nos casos em que os responsáveis estiverem presentes e divergirem, a prioridade é o desejo manifestado pela menor de idade, com orientação ainda de acionar assistência jurídica da Defensoria Pública e do Ministério Público para a menor.

Direita e esquerda criticam medida

A aprovação do texto gerou reações de deputados da direita. O deputado federal Carlos Jordy, do PL, informou que a oposição vai protocolar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar a resolução. Os parlamentares querem ainda que ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, rejeite a resolução, já que o Conanda é vinculado à pasta.

A justificativa do governo para votar contra o texto é que a medida extrapola as competências do Conanda. Segundo o conselheiro Danyel Iório, subsecretário de programas sociais do Ministério do Planejamento, alguns dispositivos colocados no texto são ilegais.

'Disposições dessa resolução são ilegais, como não cabe ao Conanda estabelecer deveres de resolução para estados e municípios, não cabe ao Conanda estabelecer termos que são somente dispostos por lei, como definição de objeção de consciência, definição de aborto legal, enfim, é uma resolução eivada de muitas ilegalidades, então não só pela questão do regimento interno que não foi respeitado, mas também pelas disposições internas da resolução que não devem prosperar juridicamente.'

Em nota, o ministério dos Direitos Humanos disse que durante a discussão da proposta, o governo federal questionou insistentemente os termos da Resolução, por trazer definições que só poderiam ser dispostas em Leis - a serem aprovadas pelo Congresso Nacional.

A pasta afirma ainda que segue em consonância com a legislação que resguarda a prioridade absoluta de crianças e adolescentes, reafirmando estar aberto ao amplo debate com a sociedade e todos os poderes.

Mais recente Próxima PF instaura inquérito para investigar liberação de R$ 4,2 bilhões em emendas
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo