Brasil
Por — Salvador

Nessa segunda (23), a BYD anunciou a rescisão do contrato com a construtora Jinjiang Construction Brazil Ltda, empresa terceirizada chinesa denunciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego por trabalho análogo à escravidão. O caso ocorreu em Camaçari, na Bahia, onde a empresa havia contratado a terceirizada para atuar nas obras da fábrica adquirida pelo grupo. A BYD Alto do Brasil declarou que não tolera nenhum desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana.

A ação foi tomada após uma força-tarefa formada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), que resgatou 163 trabalhadores da Jinjiang em condições análogas à escravidão nas obras do complexo.

A BYD informou que os funcionários da terceirizada não serão prejudicados pela decisão, pois vai garantir que todos os seus direitos sejam respeitados. A companhia determinou que os 163 trabalhadores da construtora sejam transferidos para hotéis da região.

A empresa de carros elétricos também divulgou que já vinha realizando, nas últimas semanas, uma revisão detalhada das condições de trabalho e moradia de todos os funcionários das construtoras terceirizadas responsáveis pela obra, notificando-as e promovendo os ajustes necessários sempre que identificado.

Via nota, a BYD reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação, especialmente no que diz respeito à proteção dos direitos dos trabalhadores, afirmando ainda que a companhia atua no Brasil há 10 anos, sempre seguindo rigorosamente a legislação local e mantendo seu compromisso com a ética e o respeito aos trabalhadores.

Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento da BYD — Foto: Divulgação

Mais recente Próxima Motorista de caminhão suspeito de causar acidente na BR-116 é liberado em Minas Gerais
Mais da CBN

O caso aconteceu na véspera de Natal, quando Juliana e a família se encaminhavam para casa de parentes em Belford Roxo para a ceia.

MPF vai investigar conduta de agentes da PRF em caso de jovem baleada com tiro de fuzil

A estimativa é que o piso vá ficar em R$ 1.518.

Governo deverá publicar, nos próximos dias, decreto reajustando salário mínimo com nova regra

Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.

Lula e Janja visitam Granja do Torto para conferir estado dos animais

O documento federal determina que o uso de armas de fogo pelas forças de segurança seja feito apenas como último recurso, proibindo disparos contra pessoas desarmadas ou veículos que desrespeitem bloqueios, exceto quando houver risco à vida de terceiros ou dos próprios agentes.

RJ: Castro diz que decreto de Lula que restringe armas é 'uma vergonha' e não faz menção a jovem baleada pela PRF

Quem opta por essa medida tem uma redução no importo a pagar, mas só vale para quem faz a declaração completa. O limite é de até 6% para pessoas físicas e 4% para empresas. No exercício de 2023, estudo mostrou que apenas 11 mil dos mais de 16 milhões de contribuintes fizeram o aporte.

Encerra nesta quinta-feira prazo para quem quiser destinar parte do IR para Lei Rouanet

Para trocar presentes, é importante ficar atento aos prazos, porque algumas lojas estipulam de 7 até 30 dias para isso.

Troca de presentes: Fecomércio estima que 260 mil procurem lojas para mudar presentes recebidos

O modelo Embraer 190 era operado pela Azerbaijan Airlines e caiu a cerca de 3 quilômetros de Aktau, cidade próxima ao Mar Cáspio.

Embraer diz estar pronta para ajudar em investigações sobre queda de avião no Cazaquistão

Na publicação, Ludmilla ressaltou que seus advogados já estão trabalhando para reverter a decisão e que ela não pretende desistir da luta contra o racismo.

Ludmilla diz que vai recorrer de decisão que absolveu apresentador em processo por racismo