Rio de Janeiro
Por

Agentes de segurança do Rio receberam nesse fim de ano um vale natalino de R$ 500 para ajudar a custear a ceia. Chamou a atenção dos beneficiados, no entanto, os locais onde ele pode e não pode ser usado. Na rede credenciada, não estão listadas grandes redes de supermercado. Por outro lado, o benefício pode ser usado livremente... num motel! O estabelecimento fica localizado em São João de Meriti, na Rodovia Presidente Dutra.

Policiais militares e civis reclamam também da demora para receber o benefício, distribuído somente nessa segunda-feira (23), a dois dias do Natal. Nos anos anteriores, o cartão pôde ser retirado bem antes das festas. Por causa disso, muitos agentes sequer conseguiram buscar o benefício.

Vale natalino de agentes de segurança do Rio inclui motel, mas exclui grandes mercados — Foto: Reprodução

Apesar da ausência de grandes supermercados, a rede conveniada é extensa: estão listados mercadinhos de bairro, onde os produtos costumam ser mais caros, farmácias, lanchonetes, pizzarias, e barracas de rua, conhecidas popularmente como 'podrões'. Até a conhecida batata de Marechal Hermes entrou na lista.

E tem outros lugares onde certamente ninguém vai comprar bacalhau, peru de Natal ou espumante: lojas de roupas, de ferragem, de telefonia celular, informática e até de material elétrico.

A presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio, Márcia Bezerra, afirmou que a demora no recebimento do benefício e as limitações da rede credenciada frustraram os agentes:

'Qual o produto vai ter o melhor preço? Num mercadinho de bairro ou no mercado de ampla rede? Você vai ver pizzaria, você vai ver açougue, você vai ver bar, lanchonete, loja de material de informática, você vê até um motel da Via Dutra. Isso aí é um escárnio ao policial civil. Se tem um policial que estava aguardando para ir comprar o bacalhau, ou o peru, ou qualquer outra coisa, esquece'.

A empresa contratada pelo governo do estado nesse ano é a RC Card. No site da empresa, existe uma ampla lista de prefeituras e governos estaduais classificados como 'parceiros': além do governo do Rio, estão os estados do Paraná, Tocantins e Goiás. Também são listadas as prefeituras de Goiânia, Palmas, Porto Alegre, Teresina e Natal, além de outras cidades menores.

De acordo com Márcia Bezerra, policiais que já conseguiram retirar o cartão também relatam que tentaram usá-lo em estabelecimentos credenciados, mas não conseguiram. Na plataforma Reclame Aqui, várias reclamações nesse sentido foram registradas, inclusive nas últimas horas. A nota média recebida é de 4,2. e a RC Card é classificada como 'não recomendada'.

O Corpo de Bombeiros foi responsável pela licitação que escolheu a empresa e que teve adesão de outros órgãos. A corporação afirmou, em nota, que a contratação seguiu todas as regras e legislações aplicadas às licitações, pontuou que a empresa escolhida é aceita em mais de 8 mil estabelecimentos e que o cartão pode ser usado para além do período natalino, até o fim de janeiro. O órgão acrescentou que 'os estabelecimentos citados que não têm a natureza adequada ao cartão fornecido certamente são comércios previamente credenciados' pela empresa fornecedora.

Mais recente Próxima Metrô já vendeu mais de 36 mil passagens para réveillon de Copacabana, 30% mais que em 2023
Mais da CBN

Juliana Rangel, de 26 anos, foi atingida por um disparo na cabeça e está internada em estado gravíssimo.

PF vai investigar agentes da PRF envolvidos no caso da jovem baleada; envolvidos prestam depoimento nesta quarta (25)

O número foi atualizado nesta quarta-feira pela Defesa Civil Estadual.

Sobe para seis o número de mortes por chuvas em Minas Gerais

Testemunhas afirmaram que o veículo da família foi atingido por vários disparos, que teriam partido de agentes da PRF.

'Liguei a seta pra encostar e foram metendo bala', diz pai de jovem baleada por agentes da PRF

O acidente ocorreu no final da tarde do último domingo (22/12), quando diversos veículos, incluindo caminhões-tanque carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, caíram no rio.

PF abre investigação para apurar responsabilidades de queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

O Ministério de Emergências do país informou que há sobreviventes.

Avião fabricado pela Embraer cai com 67 pessoas no Cazaquistão; ao menos 30 pessoas morreram

Viviane Brandão, superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), diz que análise da ANA indica que rio Tocantins não ficou contaminado após queda de ponte.

'Não há risco à saúde, mas é preciso atenção', diz superintendente da ANA sobre rio Tocantins após desabamento de ponte

O professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Rafael Alcadipani explica que o decreto é importante principalmente em estados que não têm protocolo de uso de força

'O óbvio, no Brasil, precisa ser dito', diz especialista sobre decreto que restringe uso de força por policiais

O acerto com o jogador havia acontecido ainda no sábado, mas o anuncio acontece na tarde desta terça (24) de uma forma pouco usual.

Oscar deixa Shangai Port e retorna ao São Paulo, clube que o revelou

O ex-deputado voltou à prisão por desrespeitar condições estabelecidos para a liberdade condicional, como permanecer em casa durante o período noturno.

Após audiência de custódia, Moraes mantém pena em regime fechado para Daniel Silveira

O episódio foi registrado em 2022, após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais.

Advogada de MG é condenada a pagar R$ 20 mil após vídeo com comentários xenofóbicos contra nordestinos