Política
Por

Foi aprovada em segundo turno a PEC que faz parte do pacote do corte de gastos por 348 votos a 146, ou seja, com uma com uma margem maior do que no primeiro turno, com quatro votos a mais. O governo e a oposição discutem também os destaques a esse projeto.

Esta PEC trata do acesso ao benefício do abono salarial. Conforme o texto do relator, se mantém os valores para quem ganha até dois salários mínimos -- o abono é de um salário por ano funcionando como um 14 salário -- e a ideia é restringir, nos próximos anos, até um salário mínimo e meio. A medida também altera repasses do Fundeb (Fundo da Educação Básica), e também tenta limitar os supersalários no funcionalismo público.

O relator desse projeto de lei, Isnaldo Bulhões, falou na tribuna e fez a defesa do projeto, dizendo que é enxuto, mas que colabora para a contenção de gastos. Ele afirmou que não haverá qualquer prejuízo para os beneficiários do BPC e acabou reduzindo muito as restrições ao acesso a esse benefício.

O líder do governo, José Guimarães, afirmou que os ajustes feitos preservam a espinha dorsal do projeto:

"Nós estamos fazendo como sempre o presidente Lula nos disse, a matéria quando o executivo manda para esta casa, ela é aperfeiçoada, as pequenas mudanças, os ajustes que nós fizemos preservam a espinha dorsal do ajuste fiscal que o governo está fazendo. Mantivemos coisas muito importantes, sempre com a preocupação de fortalecer o novo arcabouço fiscal, as novas metas ficais do Brasil, portanto, eu penso que esse momento é muito forte para o Brasil, é uma demonstração de que a Câmara está dando uma contribuição muito grande para o Brasil e evidentemente para o nosso governo."

Sobre a alta do dólar, o deputado diz que vê especulação e que é "nociva" para o país:

"Eu não sei por que o mercado especula tanto. A gente faz tudo e eu não sei, sinceramente, eu não sei, eu queria entender por que essa especulação tão grande. O governo está fazendo a responsabilidade fiscal, crescimento econômico, inflação dentro do centro da meta mais ou menos ali, eu não sei porque fica essa especulação toda, isso é ruim para o país, é nocivo ao interesse do Brasil."

Mais recente Próxima Câmara aprova em 1º turno o texto-base da PEC do pacote fiscal
Mais da CBN

Nove pessoas seguem desaparecidas após o rompimento da ponte que liga Tocantins ao Maranhão

Sobe para 8 número de mortos após   desabamento de ponte no Tocantins; Marinha detalha buscas por desaparecidos

Conforme dados de geolocalização obtidos pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio, Silveira esteve até em um shopping

Moraes cobra explicações de Daniel Silveira sobre violação das regras da liberdade condicional

Até ano passado, a via fechava às cinco da tarde. A prefeitura divulgou um esquema especial de trânsito e segurança para a festa, que promete atrair 2 milhões e meio de pessoas. Neste ano, serão 12 minutos de fogos.

Réveillon em Copacabana: avenida Atlântica terá fechamento total a partir das 8h da manhã do dia 31

Número representa aumento em relação aos óbitos registrados no mesmo período de 2023, quando 90 pessoas morreram.

PRF registra 165 mortes em rodovias federais na semana do Natal

Moraes tinha dado prazo de 48h para a resposta do Exército Ministro ainda decidiu manter presos Braga Netto e Mário Fernandes.

Exército responde ao STF sobre visitas diárias e esclarece que apenas um militar recebeu autorização excepcional

Cerca 6 milhões de passageiros circulam por dia no sistema formado por Metrô e de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e trens metropolitanos privatizados.

Tarifa de metrô e trens sobe para R$ 5,20 a partir do dia 6 de janeiro na Grande SP

A OpenAI admitiu que está enfrentando um problema com altas taxas de erro e que é causado por um provedor.

'O silêncio responde a tudo': ChatGPT fora do ar? IA apresenta instabilidade e usuários relatam erros

Liderando por quatro anos consecutivos, o nome Miguel, em 2024, ficou em segundo lugar no ranking.

'Helena' foi o nome mais registrado em 2024 no Brasil