Política
Por — Brasília

O ex-deputado Daniel Silveira foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (24), no Rio de Janeiro, depois de descumprir determinações judiciais do Supremo Tribunal Federal.

Silveira havia sido liberado da cadeia pelo ministro Alexandre de Moraes na última sexta-feira, mas precisava cumprir uma série de restrições, como o uso de tornozeleira eletrônica. Além disso, estava proibido de usar as redes sociais, andar armado e manter contato com mais de 40 pessoas, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros indiciados no inquérito da tentativa de golpe de Estado.

Na decisão, Moraes explica que Silveira descumpriu o horário de recolhimento. Ele precisava estar em casa no período da noite como uma das restrições impostas pela Justiça, não podendo deixar a residência das 22h até as 6h.

No entanto, logo no primeiro dia da liberdade condicional, ele voltou para casa às 2h10. A defesa alegou que ele precisou ir a um hospital após passar mal. Ainda assim a liberação do ex-deputado da unidade de saúde ocorreu 00h34, tendo demorado ainda cerca de uma hora e meia até Silveira voltar para casa.

O ministro Alexandre de Moraes avaliou que não houve autorização judicial para o comparecimento à unidade hospitalar, não houve qualquer demonstração de urgência e disse ainda que o documento juntado pela defesa de Daniel Silveira é apenas uma tentativa de justificar o injustificável, ou seja, um flagrante desrespeito às condições judiciais impostas para a liberdade condicional.

O ministro Alexandre de Moraes determinou ainda que a Polícia Federal apure a veracidade da informação da defesa, sobre a suposta internação de Daniel Silveira na noite do dia 21 de dezembro, e pediu que a PF colha o depoimento dos médicos e enfermeiros de plantão no hospital indicado pela defesa.

O ex-deputado federal foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por ameaças ao Estado Democrático de Direito e incitação à violência contra os ministros do Supremo. Ele estava preso desde fevereiro de 2023.

Mais recente Próxima Militares presos por tentativa de golpe receberão jantar especial na noite de natal
Mais da CBN

O número foi atualizado nesta quarta-feira pela Defesa Civil Estadual.

Sobe para seis o número de mortes por chuvas em Minas Gerais

Testemunhas afirmaram que o veículo da família foi atingido por vários disparos, que teriam partido de agentes da PRF.

'Liguei a seta pra encostar e foram metendo bala', diz pai de jovem baleada por agentes da PRF

O acidente ocorreu no final da tarde do último domingo (22/12), quando diversos veículos, incluindo caminhões-tanque carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, caíram no rio.

PF abre investigação para apurar responsabilidades de queda de ponte entre Tocantins e Maranhão

O Ministério de Emergências do país informou que há sobreviventes.

Avião fabricado pela Embraer cai com 67 pessoas no Cazaquistão; ao menos 30 pessoas morreram

Viviane Brandão, superintendente de Fiscalização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), diz que análise da ANA indica que rio Tocantins não ficou contaminado após queda de ponte.

'Não há risco à saúde, mas é preciso atenção', diz superintendente da ANA sobre rio Tocantins após desabamento de ponte

O professor da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Rafael Alcadipani explica que o decreto é importante principalmente em estados que não têm protocolo de uso de força

'O óbvio, no Brasil, precisa ser dito', diz especialista sobre decreto que restringe uso de força por policiais

O acerto com o jogador havia acontecido ainda no sábado, mas o anuncio acontece na tarde desta terça (24) de uma forma pouco usual.

Oscar deixa Shangai Port e retorna ao São Paulo, clube que o revelou

O ex-deputado voltou à prisão por desrespeitar condições estabelecidos para a liberdade condicional, como permanecer em casa durante o período noturno.

Após audiência de custódia, Moraes mantém pena em regime fechado para Daniel Silveira

O episódio foi registrado em 2022, após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais.

Advogada de MG é condenada a pagar R$ 20 mil após vídeo com comentários xenofóbicos contra nordestinos

O texto foi aprovado, mesmo com voto contrário de todos os representantes do governo Lula no colegiado, sem restrição de tempo para interromper a gravidez.

Após recesso, oposição quer derrubar resolução do Conanda que regulamenta aborto legal para crianças e adolescentes